TESTE SEUS CONHECIMENTOS
Sistemática e biogeografia


PARTE 1 - AFIRMAÇÕES CURTAS
Avalie cada item abaixo com (C) Concordo, (D) Discordo ou (NS) Não sei.
Discuta as respostas com seus colegas.

  1. ( ) A sistemática é uma maneira objetiva de classificar os seres vivos por meio de diversos critérios, principalmente morfológicos.

  2. ( ) Desde a Antiguidade Clássica, naturalistas e filósofos têm tentado agrupar os seres vivos de acordo com seus graus de ancestralidade e parentesco.

  3. ( ) Lineu pode ser considerado o “Pai da Moderna Taxonomia” na medida em que consolidou todos os esforços para aprimorar sistemas objetivos de classificação, os quais são utilizados até os dias de hoje.

  4. ( ) Nenhum sistema de classificação dos seres vivos pode ser considerado adequado, já que não se sabe, ao certo, o número total de espécies viventes no mundo.

  5. ( ) O termo tubarão pode representar uma espécie no sentido de que agrupa características comuns a todos os peixes cartilaginosos do grupo dos elasmobrânquios.

  6. ( ) A evolução dos grupos biológicos só é possível quando ocorrem fenômenos de separação de populações, como os eventos de vicariância (surgimento de montanhas, movimento de continentes etc.).

  7. ( ) As mutações são os principais eventos que fornecem condições para a evolução dos grupos biológicos, em qualquer época.

  8. ( ) Na sistemática filogenética, clados são grupos que reúnem níveis taxonômicos amplos, tradicionalmente incluídos em ordens, famílias e gêneros.

  9. ( ) A sistemática atual vale-se de elementos de biotecnologia, tais como DNA barcoding e proteômica, para definir com precisão graus de parentesco entre todos os seres vivos.

  10. ( ) Apenas os fósseis são bons indicadores da origem de uma espécie em particular.

  11. ( ) Raposas, ursos, veados, capivaras, goiabas, uvas, melões e graviolas são exemplos de animais e plantas alóctones no Brasil.

  12. ( ) A seleção de plantas com potencial alimentício é uma atividade humana que remonta a muitos milhares de anos.

  13. ( ) Os biomas são, na verdade, agrupamentos de diversos ecossistemas que mantêm certa homogeneidade morfológica, ecológica e fisiológica em certa área geográfica.

  14. ( ) O talassociclo compreende ambientes com a maior diversidade de seres vivos conhecida. O limnociclo, por outro lado, abriga a menor biodiversidade de ambientes aquáticos.

  15. ( ) Frutas exóticas como a banana, a manga e a jaca aclimataram-se perfeitamente ao clima brasileiro, tornando-se espontâneas.

  16. ( ) Quilha e músculo peitoral potente são algumas das apomorfias das aves carinatas.


PARTE 2 - PARÁGRAFOS LONGOS
Discorra livremente sobre as afirmações abaixo, concordando ou discordando. Converse com seus colegas.

  1. A maior parte dos indivíduos vivos pode ser facilmente agrupada em unidades denominadas espécies, que exibem características similares entre si e que diferem de modo razoavelmente nítido de outros grupos. A definição de espécie tem mudado muito com os novos conhecimentos evolutivos.

  2. Lamarck foi contestado e criticado cerca de cem anos após as primeiras ideias terem sido publicadas; logo, sua teoria foi desacreditada: sabe-se que as características fenotípicas não alteram as genotípicas, não sendo hereditárias. Entretanto, até hoje ele é lembrado como o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução em um período onde todos acreditavam no fixismo e no criacionismo.

  3. Livros como o Gênesis (Antigo Testamento) e as mais diversas cosmogonias são fonte de informação de que se valeram filósofos e cientistas para criar hipóteses sobre a origem e a diversidade dos seres vivos da Terra.