INFORMAÇÕES GERAIS
A sistemática e a biogeografia são áreas que cada vez mais se tornam necessárias na formação do profissional em Ciências Biológicas, pois agregam o conhecimento de ponta do que vem sendo desenvolvido em Biologia.
Assim sendo, pretende-se que ao final deste componente curricular o aluno tenha uma noção desta área e possa visualizar melhor os conceitos evolutivos e de relação de grupos, os quais são fundamentais para a atuação do profissional de Ciências Biológicas.
Os conteúdos deste componente curricular fazem pontes interdisciplinares com Paleontologia e Geologia, além de carregar diversas menções a componentes antigos do curso, entre eles Botânica, Zoologia, Diversidade Biológica, História da Ciência e da Tecnologia e Biologia Evolutiva.
Os links a seguir direcionam você ao currículo Lattes do Prof. Fernando, ao grupo de whatsapp criado especificamente para este componente curricular, à homepage do Prof. Fernando e ao contato via e-mail com o docente. Acesse as opções que desejar, a seguir.
Currículo Lattes do Prof. Fernando:
Acesse clicando aqui
Link do grupo de whatsapp:
Clique aqui e entre no grupo
Página acadêmico-profissional do Prof. Fernando:
Clique aqui para acessar essa página
E-mail do Prof. Fernando:
fernandoss@ifsp.edu.br
OBJETIVOS DE SISB7
Este componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é inteiramente multidisciplinar e, de certa forma, resgata os conhecimentos adquiridos nos semestres anteriores, correlacionando-os.
São pretendidos os seguintes objetivos:
- Correlacionar conhecimentos de diversos componentes curriculares e outros conhecimentos com a organização da diversidade biológica e sua evolução no tempo e no espaço;
- Discutir a importância da Sistemática como um conjunto de conhecimentos, habilidades e competências essenciais para o pensamento biológico;
- Associar a Biogeografia ao pensamento evolutivo, cerne de todas as teorias das Ciências Biológicas.
EMENTA DA DISCIPLINA DE ACORDO COM O PPC DE LCB
As imagens abaixo foram retiradas do PPC do curso de LCB. O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.
CONTEÚDO, AVALIAÇÃO E PROGRAMA DE AULAS
Os assuntos abaixo são apenas tentativos, uma vez que há flexibilidade de acordo com a ementa proposta. Todas as alterações que porventura ocorrerem serão sempre comunicadas com antecedência, durante a aula corrente e, também, por mensagem no grupo de whatsapp.
Estão planejadas 19 semanas de aulas (38 aulas).
Recomenda-se fortemente que os estudantes leiam os materiais de cada semana antes das respectivas aulas. Isso aumenta a qualidade das aulas e a eficiência do aprendizado.
O sistema avaliativo será composto pelas seguintes atividades, todas com valor máximo de 10,0 pontos:
Atividade em dupla em sala - 1 [peso 1,0]
Atividade em dupla em sala - 2 [peso 1,0]
Construção de cladogramas: "Corrida dos clados" [peso 1,5]
Análise de material didático do PNLD [peso 1,5]
Seminário: Acesse os critérios aqui [peso 2,0]
Atividade individual final on-line [peso 2,0]
Autoavaliação [peso 1,0]
A seguir, o planejamento do semestre letivo.
Clique no ícone correspondente à semana que deseja acessar. Uma nova página será aberta.