Copyright. Todos os direitos reservados a Fernando Santiago dos Santos, 2004-2024.


Licenciatura em Ciências Biológicas
Tópicos avançados de Biologia 6 (TABB6)


Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos
Pós-Doutor em Ensino de Ciências (Universidade do Minho - Braga, Portugal).
Doutor em Educação - Ensino de Ciências (USP).
Mestre em História das Ciências (PUC-SP).
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (Unicamp).
Autor de livros didáticos de Ciências e Biologia selecionados para o PNLD 2012, 2015 e 2018.
Professor Colaborador e Orientador de Mestrado e Doutorado (PECIM - Unicamp).
Professor efetivo no IFSP câmpus São Roque desde 2010.




Apresentação
A Biologia é uma das áreas científicas que mais cresce atualmente. Em um incrível ritmo exponencial, os avanços biológicos têm sido notados em diversas áreas, destacando-se a genética, a nanotecnologia e a microbiologia.
Esta disciplina é a sexta de uma série de disciplinas que serão trabalhadas em todos os semestres do curso. As temáticas serão amplas e envolverão não somente os grandes avanços da Biologia, mas também suas inúmeras interfaces com o profissional biólogo e o futuro docente de Ciências e Biologia.

Neste semestre, TABB6 terá atividades interdisciplinares com a disciplina de Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Entre no grupo de whatsapp deste componente curricular



Ementa da disciplina de acordo com o PPC-LCB
As imagens abaixo foram retiradas do PPC do curso de LCB. O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.






Estrutura da disciplina: aulas
As 19 aulas previstas aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas. O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.
Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula.

Serão realizadas as atividades avaliativas a seguir, considerando-se que:

  • O trabalho consistirá no desenvolvimento de um Plano de Ação com um tema ambiental, escolhido pelo grupo.
  • O trabalho será desenvolvido sob orientação das duas disciplinas, com a mesma atribuição de notas.
  • O trabalho deverá ser feito em grupos de quatro a cinco alunos.
  • A produção do relato de experiência visa à publicação em eventos científicos.
  • Atribuição de notas
    Valor total de 0,0 a 10,0, dividido em:

  • Elaboração e apresentação do Plano de ação com ferramenta 5W2H [peso 2,5]
  • Execução e apresentação dos resultados do trabalho realizado [peso 4,5]
  • Relatório das atividades do grupo, em Word, enviado ao e-mail [peso 2,0]
  • Autoavaliação [peso 1,0]

  • Clique
    aqui para acessar o modelo do Plano de Ação



    AULA 1

  • Apresentação da disciplina, objetivos, sistema avaliativo, dinâmicas de aulas e ementa
  • Brainstorming sobre importância e aplicação de projetos versando sobre educação ambiental e sustentabilidade


    AULA 2
  • Aula expositiva dialogada com o tema 'Metodologia de projetos'
  • Ferramenta 5W2H
    1. Leitura 1: Projetos: visão geral
    2. Leitura 2: Projetos educacionais
    3. Leitura 3: 5W2H: é hora de tirar as dúvidas e colocar a produtividade no seu dia a dia
    4. Leitura 4: Artigo científico sobre a ferramenta 5W2H


    AULA 3
  • Falamos muito sobre interdisciplinaridade, sobre ações integradas, colaboração... Esses temas são extremamente importantes quando tratamos de educação ambiental. A ideia desta semana é que vocês sejam protagonistas desta história e opinem livremente sobre a seguinte pergunta: o que é, em sua opinião, interdisciplinaridade?. O vídeo abaixo serve como um pontapé para pensarmos sobre este conceito.


    AULA 4
  • Informação acerca dos integrantes do grupo e do tema do trabalho


    AULA 5
  • Semana destinada às dúvidas dos trabalhos e leitura de materiais com foco em Educação Ambiental
    1. Leitura: Educação ambiental crítica por meio de uma sequência didática com o tema resíduos sólidos em uma escola municipal de São Roque


    AULA 6
  • Semana destinada às dúvidas dos trabalhos e leitura de materiais com foco em Educação Ambiental
    1. Leitura: Redução do consumo de copos descartáveis no Colégio Aliança em Mairinque – SP


    AULA 7
  • Semana destinada às dúvidas dos trabalhos e leitura de materiais com foco em Educação Ambiental
    1. Leitura: A horta escolar como instrumento em um trabalho de educação ambiental


    AULA 8
  • Preparação do plano de ação
  • Dicas de como melhorar a escrita científica


    AULA 9
  • Discussão sobre o andamento dos projetos até o momento


    AULA 10
  • Discussão sobre o andamento dos projetos até o momento


    AULA 11
  • Nesta semana e nas próximas, estarão sendo disponibilizados materiais que têm como foco principal a educação ambiental aplicada a situações envolvendo aspectos biológicos
    1. Leitura: A importância da arborização urbana


    AULA 12
  • Nesta semana e nas próximas, estarão sendo disponibilizados materiais que têm como foco principal a educação ambiental aplicada a situações envolvendo aspectos biológicos
    1. Leitura: Conscientização acerca do descarte de e-lixo


    AULA 13
  • Nesta semana e nas próximas, estarão sendo disponibilizados materiais que têm como foco principal a educação ambiental aplicada a situações envolvendo aspectos biológicos
    1. Leitura: Propostas para redução da mortalidade por atropelamento da fauna silvestre na Av. Itavuvu, Sorocaba (SP)


    AULA 14
  • Nesta semana e nas próximas, estarão sendo disponibilizados materiais que têm como foco principal a educação ambiental aplicada a situações envolvendo aspectos biológicos
    1. Leitura: Diagnóstico e sugestões de monitoramento da trilha principal da Mata da Câmara


    AULA 15
  • Planejamento de acordo com orientações dos docentes


    AULA 16
  • A discussão desta semana é destinada a opinarmos sobre a importante tarefa (e, por vezes, complexa!) de avaliar trabalhos de outros colegas de sala, de outras equipes. Topa o desafio?


    AULA 17
  • Discussão geral


    AULA 18
  • Discussão geral


    AULA 19
  • Autoavaliação e avaliação global da interação EASB6-TABB6
  • Fechamento das notas e encerramento do semestre letivo
  • Café comunitário

    Autoavaliação do semestre letivo
    Clique no link a seguir para ter acesso à sua autoavaliação. Quando você entrar no formulário para responder à autoavaliação, todos os procedimentos e orientações estarão nele.
    Lembre-se: sinceridade é a pedra fundamental da autoavaliação. SEMPRE responda com sinceridade.

    Clique neste link para a acessar a autoavaliação