Copyright. Todos os direitos reservados a Fernando Santiago dos Santos, 2004-2024.
Licenciatura em Ciências Biológicas
Tópicos avançados de Biologia 6 (TABB6)
Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos
Pós-Doutor em Ensino de Ciências (Universidade do Minho - Braga, Portugal). Doutor em Educação - Ensino de Ciências (USP). Mestre em História das Ciências (PUC-SP). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (Unicamp). Autor de livros didáticos de Ciências e Biologia selecionados para o PNLD 2012, 2015 e 2018. Professor Colaborador e Orientador de Mestrado e Doutorado (PECIM - Unicamp). Professor efetivo no IFSP câmpus São Roque desde 2010.
Apresentação
A Biologia é uma das áreas científicas que mais cresce atualmente. Em um incrível ritmo exponencial, os avanços biológicos têm sido notados em diversas áreas, destacando-se a genética, a nanotecnologia e a microbiologia.
Esta disciplina é a sexta de uma série de disciplinas que serão trabalhadas em todos os semestres do curso. As temáticas serão amplas e envolverão não somente os grandes avanços da Biologia, mas também suas inúmeras interfaces com o profissional biólogo e o futuro docente de Ciências e Biologia.
Neste semestre, TABB6 terá atividades interdisciplinares com a disciplina de Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Ementa da disciplina de acordo com o PPC-LCB
As imagens abaixo foram retiradas do PPC do curso de LCB. O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.
Estrutura da disciplina: aulas
As 19 aulas previstas aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas. O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.
Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula.
Serão realizadas as atividades avaliativas a seguir, considerando-se que:
O trabalho consistirá no desenvolvimento de um Plano de Ação com um tema ambiental, escolhido pelo grupo.
O trabalho será desenvolvido sob orientação das duas disciplinas, com a mesma atribuição de notas.
O trabalho deverá ser feito em grupos de quatro a cinco alunos.
A produção do relato de experiência visa à publicação em eventos científicos.
Atribuição de notas
Valor total de 0,0 a 10,0, dividido em:
Elaboração e apresentação do Plano de ação com ferramenta 5W2H [peso 2,5]
Execução e apresentação dos resultados do trabalho realizado [peso 4,5]
Relatório das atividades do grupo, em Word, enviado ao e-mail [peso 2,0]
Autoavaliação [peso 1,0]
Clique aqui para acessar o modelo do Plano de Ação
AULA 1
Apresentação da disciplina, objetivos, sistema avaliativo, dinâmicas de aulas e ementa
Brainstorming sobre importância e aplicação de projetos versando sobre educação ambiental e sustentabilidade
AULA 2
Aula expositiva dialogada com o tema 'Metodologia de projetos'
Falamos muito sobre interdisciplinaridade, sobre ações integradas, colaboração... Esses temas são extremamente importantes quando tratamos de educação ambiental. A ideia desta semana é que vocês sejam protagonistas desta história e opinem livremente sobre a seguinte pergunta: o que é, em sua opinião, interdisciplinaridade?. O vídeo abaixo serve como um pontapé para pensarmos sobre este conceito.
AULA 4
Informação acerca dos integrantes do grupo e do tema do trabalho AULA 5
Semana destinada às dúvidas dos trabalhos e leitura de materiais com foco em Educação Ambiental
Discussão sobre o andamento dos projetos até o momento
AULA 10
Discussão sobre o andamento dos projetos até o momento
AULA 11
Nesta semana e nas próximas, estarão sendo disponibilizados materiais que têm como foco principal a educação ambiental aplicada a situações envolvendo aspectos biológicos
Nesta semana e nas próximas, estarão sendo disponibilizados materiais que têm como foco principal a educação ambiental aplicada a situações envolvendo aspectos biológicos
Nesta semana e nas próximas, estarão sendo disponibilizados materiais que têm como foco principal a educação ambiental aplicada a situações envolvendo aspectos biológicos
Nesta semana e nas próximas, estarão sendo disponibilizados materiais que têm como foco principal a educação ambiental aplicada a situações envolvendo aspectos biológicos
Planejamento de acordo com orientações dos docentes
AULA 16
A discussão desta semana é destinada a opinarmos sobre a importante tarefa (e, por vezes, complexa!) de avaliar trabalhos de outros colegas de sala, de outras equipes. Topa o desafio?
AULA 17
Discussão geral
AULA 18
Discussão geral
AULA 19
Autoavaliação e avaliação global da interação EASB6-TABB6
Fechamento das notas e encerramento do semestre letivo
Café comunitário
Autoavaliação do semestre letivo
Clique no link a seguir para ter acesso à sua autoavaliação. Quando você entrar no formulário para responder à autoavaliação, todos os procedimentos e orientações estarão nele.
Lembre-se: sinceridade é a pedra fundamental da autoavaliação. SEMPRE responda com sinceridade.