PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA — TEIA DO SABER
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I
E II
CURSO
“METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA,
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”
Emails de contato dos participantes do Módulo I (inicial)
Fernando Santiago (facilitador) |
|
Isis |
|
Carmen (Santa) |
|
Miriam |
|
Márcia
Gonçalves |
|
Márcia Simões |
|
Paula Vieira |
|
Eliane |
|
Cinthia |
|
Denise |
|
? |
|
Itamar |
|
Luiz Alberto |
|
Cleide |
|
Maria Otilia |
|
Rosemeire
(Rose) |
|
Julio Cesar |
|
Nicolau |
|
Claudio |
|
Renata |
|
Getulio |
|
Hermelinda |
|
Maria Teresa |
|
Antonia |
|
Ana Paula |
|
Mônica |
|
Edna |
|
Marilene |
|
Edith |
Diretrizes do curso (temas)
1.
Apresentação do Curso / PCN / Planejamento e plano de
aula
2.
Inteligências Múltiplas / Competências e Habilidades
do educador do século XXI
3.
Assimilação do “novo” / Paradigmas / Biologia: vida,
evolução e ação
4.
Projetos / Elaboração de Projetos
5.
Novas tecnologias e informática / Pesquisa
bibliográfica na Internet
6.
Biologia: Parte teórica e parte experimental
7.
Física: Parte teórica e parte experimental
8.
Química: Parte teórica e parte experimental
9.
Visita à Estação Ciência
10.
Apresentação dos projetos realizados / Encerramento
do Curso
Bibliografia recomendada
ALMEIDA, M. E. Como se trabalha com projetos. TV Escola,
2001.
BARCELOS, V. H. L. A temática ambiental e a formação de
professores. Ministério da Educação e do Desporto/UFSM. Caderno de Extensão,
1997.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida.
São Paulo: Ed. Cultrix, 1997.
CARVALHO, L. M. A temática ambiental e a escola de 1º grau.
São Paulo, 1989.
FONSECA, D. A. Informática: avaliação de um software
educacional.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Ed. Paz e
Terra, 1992.
GENTILE, P. & BENCINI, R. Para
aprender (e desenvolver) competências. Revista Nova Escola, 2002.
HELENE, M. E. M. & BICUDO, M. B. Cenário mundial:
sociedades sustentáveis. São Paulo: Ed. Scipione,
1994.
HERNANDEZ, F. & MONTSERRAT, V. A organização do
currículo por projetos de trabalho. 5.ed. Porto
Alegre: Ed. Artmed, 1998.
MELLO, G. N. Afinal, o que é competência? Revista Nova
Escola, março 1993.
PERRENOUD, P. Dez novas competências do educador do século
XXI. Revista Pátio, n. 17, julho 2001.
SANTOS, K. C. Avaliação de
um projeto de educação ambiental desenvolvido em escolas públicas do estado de
São Paulo. São Carlos, Dissertação de Mestrado. UFSCar, 1999.
O´NEIL LUKE, A.
J. & MURPHY, M. P. O que é vida? 50 anos depois, especulações sobre o
futuro da biologia. Unesp, Editora da Unesp, 1997, p. 13-33.