PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA — TEIA DO SABER 

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO

MÓDULOS I E II

CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA

 

Emails de contato dos participantes do Módulo I (inicial)

           

Fernando Santiago (facilitador)

santi@ccbeunet.br / santi_rppn@yahoo.com.br

homepage: http://www.fernandosantiago.tecnetinfo.com

Isis

isisbio@ig.com.br

Carmen (Santa)

cd.candella@uol.com.br

Miriam

miracoli@globo.com

Márcia Gonçalves

marcia63bio@hotmail.com

Márcia Simões

mfigor@uol.com.br

Paula Vieira

paulavieira.mat@bol.com.br

Eliane

elianeape@bol.com.r

Cinthia

kukacinthia@hotmail.com

Denise

denise.pires@ig.com.br

?

isabellains@bol.com.br

Itamar

tribiolli@uol.com.br

Luiz Alberto

luizalberto.tavares@gmail.com

Cleide

c.sansao@terra.com.br

Maria Otilia

tilinhagodoi@yahoo.com.br

Rosemeire (Rose)

rosefmc@ig.com.br

Julio Cesar

jcfsouza@pop.com.br / jcfsouza1@itelefonica.com.br

Nicolau

nicolaumottola@hotmail.com

Claudio

cladgoy@uol.com.br

Renata

remourao@ig.com.br

Getulio

getulioalves@bancocacique.com.br

profisgetulio@ig.com.br

Hermelinda

hbs70@ig.com.br

Maria Teresa

mtrp@uol.com.br

Antonia

antoniaapfialho@yahoo.com.br

Ana Paula

anabiomedic@ig.com.br

Mônica

monica.gar@hotmail.com

Edna

ednabmoreira@yahoo.com.br

Marilene

marigieri@yahoo.com.br

Edith

edithrl139@yahoo.com.br

 

Diretrizes do curso (temas)

1.       Apresentação do Curso / PCN / Planejamento e plano de aula

2.       Inteligências Múltiplas / Competências e Habilidades do educador do século XXI

3.       Assimilação do “novo” / Paradigmas / Biologia: vida, evolução e ação

4.       Projetos / Elaboração de Projetos

5.       Novas tecnologias e informática / Pesquisa bibliográfica na Internet

6.       Biologia: Parte teórica e parte experimental

7.       Física: Parte teórica e parte experimental

8.       Química: Parte teórica e parte experimental

9.       Visita à Estação Ciência

10.   Apresentação dos projetos realizados / Encerramento do Curso

 

Bibliografia recomendada

ALMEIDA, M. E. Como se trabalha com projetos. TV Escola, 2001.

BARCELOS, V. H. L. A temática ambiental e a formação de professores. Ministério da Educação e do Desporto/UFSM. Caderno de Extensão, 1997.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Ed. Cultrix, 1997.

CARVALHO, L. M. A temática ambiental e a escola de 1º grau. São Paulo, 1989. 282f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, USP.

FONSECA, D. A. Informática: avaliação de um software educacional.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1992.

GENTILE, P. & BENCINI, R. Para aprender (e desenvolver) competências. Revista Nova Escola, 2002.

HELENE, M. E. M. & BICUDO, M. B. Cenário mundial: sociedades sustentáveis. São Paulo: Ed. Scipione, 1994.

HERNANDEZ, F. & MONTSERRAT, V. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5.ed. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.

MELLO, G. N. Afinal, o que é competência? Revista Nova Escola, março 1993.

PERRENOUD, P. Dez novas competências do educador do século XXI. Revista Pátio, n. 17, julho 2001.

SANTOS, K. C. Avaliação de um projeto de educação ambiental desenvolvido em escolas públicas do estado de São Paulo. São Carlos, Dissertação de Mestrado. UFSCar, 1999.

O´NEIL LUKE, A. J. & MURPHY, M. P. O que é vida? 50 anos depois, especulações sobre o futuro da biologia. Unesp, Editora da Unesp, 1997, p. 13-33.