Inteligências
Múltiplas
Howard
Gardner
http://www.plug-in.com.br/~bandrade/gardner.htm
A inteligência é algo difícil de mensurar; temos inteligências diversificadas,
e umas mais evidenciadas do que outras. Nossa cultura porém, valoriza por
demais a inteligência lógico-matemática e ser inteligente geralmente esta
associada a um desempenho muito bom em áreas ligadas a este tipo de
inteligência. Porém o fato de não termos habilidades em uma determinada área
não significa que não sejamos inteligentes.
A teoria das inteligências múltiplas foi elaborada a partir dos anos 80 por
pesquisadores da universidade norte-americana de Harvard, liderados pelo
psicólogo Howard Gardner. Sua origem é interessante. Acompanhando o desempenho
profissional de pessoas que haviam sido alunos fracos, Gardner se surpreendeu
com o sucesso obtido por vários deles.
O pesquisador passou então a questionar a avaliação escolar, cujos critérios
não incluem a análise de capacidades que, no entanto, são importantes na vida
das pessoas. Conclui que as formas convencionais de avaliação apenas traduzem a
concepção de inteligência vigente na escola, limitada à valorização da
competência lógico-matemática e da lingüística.
Gardner demonstrou, porém, que as demais faculdades também são produto de
processos mentais e que não há motivo para diferenciá-las do que geralmente se
considera inteligência. Desta forma, ampliou o conceito de inteligência, que em
sua opinião pode ser definida como "a capacidade de resolver problemas
ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitário".
O psicólogo estabeleceu vários critérios para que uma inteligência seja
considerada como tal, desde sua possível manifestação em todos os grupos
culturais até a localização de sua área no cérebro. Ele próprio identificou
sete inteligências, mas não considera este número definitivo. Atualmente
defende-se a classificação da habilidade de desenhar como uma oitava
inteligência.
Tipos de Inteligências
Lógico-matemática: é a
inteligência que determina a habilidade para raciocínio dedutivo, além da
capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos
matemáticos. É a competência mais diretamente associada ao pensamento
cientifico, portanto, à idéias tradicional de inteligência.
Pictórica: é a faculdade de reproduzir, pelo
desenho, objetivos e situações reais ou mentais. E também de organizar
elementos visuais de forma harmônica, estabelecendo relações estéticas entre
elas. Trata-se de uma inteligência que se destaca em pintores, artistas
plásticos, ilustradores e chargistas.
Musical:é a inteligência que permite a
alguém organizar sons de maneira criativa, a partir da discriminação de
elementos como tons, timbres e temas. As pessoas dotadas desse tipo de
inteligência geralmente não precisam de aprendizado formal para exercê-la, como
é o caso de muitos famosos da música popular brasileira.
Intrapessoal: é a competência de uma pessoa para
conhecer-se e estar bem consigo mesma. Administrando seus sentimentos e emoções
a favor de seus projetos. Enfim, é a capacidade de formar um modelo real de si
e utilizá-lo para se conduzir proveitosamente na vida, característica dos
indivíduos "bem resolvidos", como se diz na linguagem popular.
Interpessoal:é a capacidade de uma pessoa dar-se
bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como
satisfazer suas expectativas emocionais. Esse tipo de inteligência ressalta nos
indivíduos de fácil relacionamento pessoal, como lideres de grupos, políticos,
terapeutas, professores e animadores de espetáculos.
Espacial: é a capacidade de formar um modelo
mental preciso de um situação espacial e utilizar esse modelo para orientar-se
entre objetos ou transformar as características de um determinado espaço. Ela é
especialmente desenvolvida, por exemplo, em arquitetos, navegadores, pilotos,
cirurgiões, engenheiros e escultores.
Lingüística: manifesta-se na habilidade para
lidar criativamente com as palavras nos diferentes níveis da linguagem
(semântica, sintaxe), tanto na formal como na escrita, no caso de sociedades
letradas. Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida
também por oradores, jornalistas, publicitários e vendedores, por exemplo.
Corporal-cinestésica:é a
inteligência que se revela como uma especial habilidade para utilizar o
próprios corpo de diversas maneiras. envolve tanto o autocontrole corporal
quanto a destreza para manipular objetos (cinestesia é o sentido pelo qual percebemos
os movimentos musculares, o peso e aposição dos membros). Atletas, dançarinos,
malabaristas e mímicos têm essa inteligência desenvolvida.
Sempre envolvemos mais de uma habilidade na solução de
problemas, embora existam predominâncias. Portanto as inteligências se
integram.
Nessas relações complementares entre as inteligências é que está a
possibilidade de se explorar uma em favor da outra. É o uso da chamada rota
secundária para se alcançar a rota principal de uma determinada inteligência.
Por exemplo: se uma criança tem dificuldade para memorizar números, mas é
musical, pode-se usar a música como rota secundária para ajudá-la na
memorização matemática.
Segundo Gardner, excetuando-se os casos de lesões, todos nascem com o potencial
das várias inteligências. A partir das relações como o ambiente, incluindo os
estímulos culturais, desenvolvemos mais algumas e deixamos de aprimorar outras.
Isso dá a cada pessoa um perfil particular de inteligências, o "espectro".
Por isso a nossa teoria da inteligência
renega a possibilidade de medi-la pelos métodos convencionais, principalmente
com os famosos testes de Q.I. (quociente de inteligência). É que eles mediram
apenas as manifestações das competências lógico-matemático e lingüística, não
dando conta de avaliar todo o espectro da inteligência. Diversificando as
atividades para integrar as inteligências, você dá oportunidade ao aluno de
olhar várias vezes uma mesma idéia.