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IFSP câmpus São Roque - Laboratório de Botânica
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Este portal foi criado com o objetivo de reunir informações referentes às minhas atividades acadêmico-profissionais.
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Conheça as atividades do prof. Fernando nos mais diversos setores acadêmicos e profissionais.
Atualmente, o prof. Fernando desenvolve projetos nas áreas de pesquisa em ensino de ciências e biologia, particularmente botânica, evolução e sistemática filogenética.
Além destas atividades, o prof. Fernando também coordena o curso de pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza, o Laboratório de Botânica do IFSP câmpus São Roque e suas diversas coleções, tais como as coleções didáticas do LEB (Laboratório de Ensino de Botânica), o herbário IFSR, a micoteca e a carpoteca do herbário.
A seguir, os ícones que direcionam às diversas páginas de seu interesse sobre o prof. Fernando:
Currículo Lattes:

Formação de Graduação (turma de 1989):

Correspondência por e-mail:

Associações ou entidades de que faz parte:

Liderança de grupos de pesquisa do CNPq:

Organização científica:

Identificação em entidades científicas internacionais:

Redes sociais:

Experiência internacional:

Parceria Portugal-Brasil (quinquênio 2024-2029):

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Este espaço foi criado para permitir o acesso rápido a diversos tipos de serviços acadêmico-profissionais realizados pelo prof. Fernando Santiago dos Santos: materiais de aulas, pesquisas, publicações e resultados de trabalhos de orientação de iniciação científica e de conclusão de curso.
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Todos os materiais disponibilizados neste Portal são de uso gratuito. Pede-se, porém, que sempre sejam citadas as fontes de consulta. Para todos os efeitos, a citação deste Portal e de seus conteúdos é:
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Os links abaixo relacionam-se a disciplinas obrigatórias e optativas da grade curricular do curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.
Disciplinas ofertadas como formação continuada também são listadas, tais como as disciplinas optativas e outras relacionadas a cursos de extensão.

Clique aqui para conhecer a produção do prof. Fernando por componente curricular ministrado
Clique aqui para acessar a planta baixa do câmpus São Roque do IFSP


Especialização lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática



Licenciatura em Ciências Biológicas

  • 1o semestre

  • 2o semestre

  • 4o semestre

  • 5o semestre

  • 6o semestre

  • 7o semestre



    Optativas


  • Formação Continuada

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    Diversos materiais relacionados ao ensino e aprendizagem de botânica estão disponibilizados nos links abaixo. Muitos materiais são oriundos de pesquisas de literatura especializada, e outras são resultados de pesquisas próprias desenvolvidas no laboratório de botânica do IFSP-São Roque.
    Disciplinas obrigatórias e optativas ministradas pelo prof. Fernando utilizam muitos dos materiais desta seção.

    1. O ensino da botânica no nível fundamental:
      Um enfoque nos procedimentos metodológicos

    2. Guia de samambaias e licófitas:
      REBIO Uatuma

    3. Escola de botânica:
      Biólogos criam escola de botânica para democratizar conhecimento sobre plantas

    4. "Briófitas" da Mata da Câmara:
      E-book completo

    5. Frutos e sementes da Mata da Câmara:
      Guia fotográfico

    6. Bibliografia interessante:
      Ensino de botânica

    7. Fitogeografia de São Paulo:
      Projeto Fitogeografia de São Paulo

    8. Material didático baseado em espécies botânicas:
      Espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no cerrado de Bauru – SP

    9. Um caminho para a ciência:
      A trajetória da botânica Leda Dau

    10. Jardim botânico e comunidade:
      Texto aqui

    11. Professor, aluno e conteúdo:
      Ensino de botânica

    12. Diversidad vegetal:
      De los mapuches a la enseñanza formal chilena

    13. Concepção de flor para educandos:
      Estudo em uma escola estadual de educação básica em Porto Alegre, RS

    14. Material para ensino de botânica:
      Material aqui

    15. Aprendizagem significativa:
      Aprendizagem Significativa no ensino de Botânica

    16. Botânica no ensino médio:
      Iniciativas para o aprendizado de botânica no ensino médio

    17. Caça ao tesouro:
      Uma aprendizagem pela descoberta

    18. Concepções de estudantes:
      Concepções de estudantes do ensino fundamental sobre as plantas

    19. Projeto de ensino "Flora Fanerogâmica":
      Formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas

    20. Livros de botânica e ecologia:
      Download de livros em PDF

    21. Higher Education Biology Students:
      Conceptions on Botany Teaching: A Brazil – Portugal Case Study

    22. Relato de experiência em Cubatão, SP:
      Ensinando botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do Parque Ecológico Cotia Pará (Cubatão-SP)

    23. Material botânico como instrumento de ensino de biologia:
      Articulação entre ensino de graduação e extensão universitária

    24. Ensino de botânica e material didático:
      Quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque

    25. Fungos liquenizados:
      Estudo da diversidade de espécies de fungos liquenizados do Estado de São Paulo

    26. Etnobotânica e terreiros:
      Um olhar etnobotânico para os usos dos recursos vegetais dos terreiros de uma comunidade remanescente de quilombos do Vale do Ribeira, SP

    27. Frutas autóctones:
      Quais frutas são originais do Brasil?

    28. Espécies de Campinas, SP:
      Espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas do Parque Taquaral (Campinas, SP)

    29. Professores e ensino de botânica:
      Concepções dos professores de botânica sobre ensino e formação de professores

    30. Proposta para o ensino de botânica:
      Curso para atualização de professores da rede pública de ensino

    31. Texto interessante sobre importância dos estudos em botânica:
      “Mas de que te serve saber botânica?”

    32. Paracelso e a botânica:
      Plantas mágicas de Paracelso

    33. Etnobotânica das plantas populares:
      Estratégia didática para o ensino de botânica utilizando plantas da medicina popular

    34. Conceitos de flores e frutos:
      Aprendizado dos conceitos de flor e fruto e sua utilização por alunos de Ciências Biológicas

    35. Botânica e educação básica:
      O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos

    36. Programa educativo sustentável:
      Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

    37. Curso de taxonomia de campo:
      Modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo

    38. PPG (site oficial):
      PPG - Pteridophyte Phylogeny Group

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    Trabalhar com materiais atualizados, contextualizados e atentos às mudanças nas pesquisas recentes na área de Biologia (e, por extensão, Ciências) é fundamental para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
    Partindo-se desta premissa, os links desta seção apresentam diversos materiais de interesse para quem aprende e ensina ciências (para o ensino fundamental II) e biologia (para o ensino médio).

    1. Universidade e Educação Básica:
      A Universidade e a educação básica: ensaios bosianos

    2. Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável:
      Anais XI Jornada de Produção Científica e Tecnológica e XIV Ciclo de Palestras Tecnológicas (CIPATEC)

    3. Ciências da Natureza:
      Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

    4. Alfabetização científica:
      Alfabetização científica

    5. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL):
      Concepções de professores de biologia, física e química sobre PBL

    6. Blended learning:
      Mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida

    7. Pesquisa em educação:
      Tensões, dilemas e dinâmicas de superação

    8. Mapas conceituais:
      Processo de inserção dos mapas conceituais, como recurso didático, no ensino de biologia

    9. História e biologia:
      Diálogos possíveis, distâncias necessárias

    10. Ecologia:
      Ecologia de Populações e Comunidades

    11. Documentário:
      A biografia de Charles Darwin

    12. Livro de Dawkins:
      "O gene egoísta", de Richard Dawkins

    13. Pesquisa em educação:
      Tensões, dilemas e dinâmicas de superação

    14. Construtivismo e ensino de ciências (1):
      Origens e modelos teóricos de desenvolvimento conceitual

    15. Conhecimento científico:
      Construindo conhecimento científico na sala de aula

    16. Jovens e ciências:
      Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do projeto ROSE aplicado no Brasil

    17. Ciências e seus problemas:
      Um problema no ensino de Ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos

    18. Ensino de ciências e matemática:
      Temas sobre a formação de conceitos

    19. Debates em educação científica:
      Debates em educação científica

    20. Atividades investigativas no ensino de ciências:
      Aspectos históricos e diferentes abordagens

    21. Formação de conceitos:
      Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências

    22. Construtivismo e ensino de ciências (2):
      Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação

    23. Analfabetismo científico:
      Analfabetismo científico nos EUA é alarmante

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    Conhecer os aspectos históricos de produção e evolução dos conhecimentos científicos é fundamental para a compreensão do desenvolvimento das sociedades e das criações tecnológicas.
    Mitos, anedotas, imprecisões e erros veiculados em muitos materiais, notadamente os didáticos, acabam por cristalizar, muitas vezes, ideias errôneas sobre a história da ciência e da tecnologia.
    Os links desta seção oferecem materiais de apoio para quem tem interesse em refletir sobre ciência, tecnologia e sua relação com as sociedades humanas.

    1. Ciências Naturais no Brasil do século XIX:
      Expedições de naturalistas pelo Brasil no século XIX

    2. Musas da Antiguidade Helênica:
      Nove Musas

    3. Filosofia e História da Biologia:
      Filosofia e História da Biologia, v. 14, n. 1, 2019

    4. História das Ciências e educação:
      A História das Ciências e seus usos na educação

    5. Ilustrações de materiais de botânica:
      Botânica de Seomara da Costa Primo

    6. Mulheres medievais:
      Atuação delas na música, história, ciência e religião

    7. Plantas nos séc. XVIII e XIX:
      Coleta, transporte e aclimatação de plantas no Império Luso-Brasileiro (1777-1822)

    8. História da ciência e sala de aula:
      Uma sequência didática sobre o conceito de inércia

    9. História cultural e gastronômica:
      Food: A Cultural Culinary History

    10. O que é hipótese?
      Discussão sobre a conceituação de hipótese

    11. Alquimia e química:
      Alquimia e química antiga de Isaac Newton (manuscritos em fonte primária)

    12. Pensamento medieval clássico:
      Trivium e quadrivium

    13. Mulheres e história das Ciências:
      Mulheres na História das Ciências [em inglês}

    14. Brasil e seus botânicos:
      Botânicos brasileiros famosos

    15. Gastronomia no séc. XVI:
      Revolução culinária durante o século XVI nas Américas

    16. Ciências e pseudociências:
      Ciência x pseudociência

    17. A Biologia e sua formação histórica:
      Linha do tempo da Biologia

    18. Wallace e o Brasil no séc. XIX:
      Peixe do rio Negro coletado por Alfred Wallace há 160 anos é finalmente descrito

    19. Grupo de História da Ciência:
      Fontes históricas das ciências físicas e biológicas

    20. Páginas variadas de interesse geral:
      Links com várias fontes

    21. Prof. Dr. Roberto de Andrade Martins:
      Portal de Pesquisas e Artigos de Roberto de Andrade Martins

    22. História da Biologia:
      Parte 1
      Parte 2

    23. Eureka, eureka realmente existiu?
      Arquimedes e a coroa do rei: problemas históricos

    24. Ciência e epistemologia:
      O que é a ciência, do ponto de vista da epistemologia?

    25. História da Química:
      Timeline: history of Chemistry

    26. Alemanha e tecnologia:
      Invenções da tecnologia alemã

    27. Filosofia e ensino de ciência:
      Filosofia da ciência e ensino da ciência: uma analogia

    28. A natureza das Ciências:
      A natureza da ciência na escola básica

    29. Thomas Kuhn:
      Kuhn e a metafísica

    30. Paleontologia histórica:
      Linha do tempo da paleontologia

    31. Livro da filosofia:
      O Livro da Filosofia (alguns extratos)

    32. Galileu e alguns problemas históricos:
      O mito de Galileu desconstruído

    33. Naturalistas dos séc. XVIII e XIX:
      Naturalistas viajantes

    34. Cientistas do futuro:
      The scientist of the future

    35. A natureza da ciência e a cidadania:
      The role of the nature of science in citizen's education

    36. Newton e alquimia?
      Sir Isaac Newton: O alquimista por trás do gênio

    37. Newton e as críticas de Hooke:
      A teoria das cores de Newton e as críticas de Hooke

    38. Aves em Plínio e Aristóteles:
      Descrições de aves: uma comparação entre Aristóteles e Plínio, o Velho

    39. O famoso "rinoceronte de Dürer":
      O rinoceronte de Dürer e suas lições para a historiografia da ciência

    40. Aristóteles em Tetrabilos:
      A influência de Aristóteles na obra astrológica de Ptolomeu

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    Se você tem interesse em estudar mais detalhadamente assuntos relacionados à biologia evolutiva e sistemática filogenética (SF), esta seção traz alguns materiais subsidiários importantes.
    Muitos materiais não estão em língua portuguesa, principalmente os voltados à SF, uma vez que boa parte das pesquisas dessa área é realizada por investigadores estrangeiros; mesmo os pesquisadores brasileiros que publicam sobre SF o fazem, em geral, em língua inglesa.
    Fique à vontade para acessar os materiais de cada um dos links.

    1. Descendo das árvores:
      Clima, hábitat, nicho e as origens da humanidade

    2. "Algas" não existem:
      As 'algas' e suas relações evolutivas

    3. Escalas e cladística:
      Como a escala pode influenciar no ensino de sistemática filogenética?

    4. Evolução e crenças pessoais:
      Análise da Controvérsia entre Evolução Biológica e Crenças Pessoais em Docentes de um Curso de Ciências Biológicas

    5. Teleologia aristotélica e Mayr:
      La teleologia nella comprensione dell’evoluzione: un’analisi da Aristotele alle categorie teleologiche di Mayr

    6. Teleologia aristotélica e Darwin:
      From Aristotle’s Teleology to Darwin’s Genealogy: The Stamp of Inutility

    7. Desconstrução de conceitos em evolução:
      Deconstructing Evolution Education:The Relationship Between Micro- and Macroevolution

    8. Estudantes e conceitos sobre evolução:
      Concepções alternativas de ingressantes em ciências biológicas sobre evolução: uma abordagem quantitativa e qualitativa

    9. Teleologia e biologia contemporânea:
      A teleologia na biologia contemporânea

    10. Mentes teleológicas:
      Teleological minds

    11. Conceitos de estudantes sobre evolução:
      Still More “Fancy” and “Myth” than “Fact” in Students’ Conceptions of Evolution

    12. Tirinhas de "Niquel Náusea" e evolução:
      Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Biologia: O caso Níquel Náusea no Ensino da Teoria Evolutiva

    13. Adaptação:
      Adaptation

    14. Pensamento filogenético (Tree Thinking):
      O pensamento filogenético no ensino de Biologia

    15. Erros conceituais sobre árvores filogenéticas:
      College Students’ Misconceptions About Evolutionary Trees

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    Nesta seção, você terá acesso aos trabalhos finais de iniciação científica (relatórios, guias, checklists etc.) e de conclusão de curso orientados e/ou coorientados pelo prof. Fernando.
    Os trabalhos de IC invariavelmente têm alguma aplicação imediata local, na comunidade do campus IFSP-São Roque, e os TCCs dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental versam sobre temas variados.

    Destaque: Novas Normas da ABNT

    Trabalhos de Iniciação científica
    2012
    1. IC LCB-2012:
      Diego Octavio
      Natalia Cerrone Araujo

      Manutenção, catalogação e organização geral do Herbário IFSR

    2013

    1. IC LCB-2013:
      Bianca Roberta Catani Chagas
      Laminário de botânica para as aulas práticas de botânica I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - campus São Roque

    2. IC TGA-2013:
      Marlene Budemberg
      Implementação da carpoteca e micoteca do Herbário IFSP - Herbário do Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque

    3. IC LCB-2013/2014:
      Erik André de Oliveira
      Cristiane Zamperin Escanhoela
      Stephane Matias Valadão

      Registro fotográfico e descritivo da flora arbórea da região central do município da Estância Turística de São Roque

    4. IC LCB-2013:
      Guilherme Bastos Gomes
      Confecção de material didático de Ciências e Biologia

    2014

    1. IC Unicamp-2014:
      Marcela D'Ambrosio
      How to teach tree thinking to undergraduate students and dismiss the misleading idea of progress in evolution (coorientação com o prof. Dr. André Victor Lucci Freitas, Unicamp)

    2. IC LCB-2014:
      Leticia Caroline de Brito Correia
      Coleção viva de Bryophyta lato sensu e Pteridophyta lato sensu para as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque

    3. IC LCB-2014:
      Mayara Eufrasio de Souza
      Manutenção do Herbário IFSR

    2015

    1. IC LCB-2015:
      João Guedes Martins Junior
      Guia fotográfico e chave de identificação das criptógamas vasculares ocorrentes na trilha principal e suas adjacências na Mata da Câmara, São Roque, SP

    2. IC LCB-2015:
      Bruna Graziela Stravatti
      Catalogação e criação de micoteca dos cogumelos (Fungi, Basidiomycota) decompositores de madeira ocorrentes na trilha principal e suas adjacências na Mata da Câmara, São Roque, SP

    2016

    1. IC LCB-2016:
      Iohana Barbosa de Oliveira
      Implementação do Borboletário+Legal no IFSP câmpus São Roque: estudo das interações entre lepidópteros e plantas hospedeiras

    2. IC LCB-2016:
      Beatriz Teixeira
      Levantamento de espécies exóticas de angiospermas arbustivas ocorrentes na trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP): possíveis regiões de origem e interação com plantas autóctones

    3. IC LCB-2016:
      Ramon Fernandes Biacnhi de Campos
      Levantamento da avifauna da Mata da Câmara (São Roque, SP)

    2018

    1. IC LCB-2018:
      Paula Navajas
      Elen Cristiane Domingues

      Levantamento de Ascomycota e Basidiomycota no câmpus São Roque do IFSP

    2. IC LCB-2018:
      Gustavo Orlando Araujo
      Ilustrações científicas e fotografias de fungos basidiomicetos no câmpus São Roque do IFSP

    3. IC LCB-2018:
      Victor Yasunori Uehara
      Kamila Poliana Meira de Lima

      Chaves on-line de identificação de famílias de cogumelos do câmpus São Roque do IFSP

    2019

    1. IC LCB-2018/2019:
      Murilo Enrique de Góes Dias
      Levantamento da anurofauna no Parque Municipal Natural Mata da Câmara (São Roque, SP)

    2. IC LCB-2019/2020:
      Wesley Osvaldo Leme de Almeida da Cruz
      (interrompida em mar. 2019)
      Levantamento dos Basidiomicetos do Centro Educacional e Cultural Brasital

    2020

    1. IC LCB-2020:
      Johanna Maestrello Denzin
      Murilo Enrique de Góes Dias

      Análise da representação dos cientistas em coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II utilizados nas redes municipal e privada de São Roque, SP

    2. IC LCB-2020:
      Denise Gomes Rodrigues
      O desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de História das Ciências no Ensino Fundamental II e Ensino Médio: revisão bibliográfica e sugestões de aplicabilidade

    3. IC LCB-2020:
      Aurelio Vieira Domingues
      (interrompida em abr. 2020)
      Levantamento da micobiota de basidiomicetos da região rural de Paiol Grande (Ibiúna, SP)

    2021

    1. IC LCB-2021/2022:
      Gabriel Vasquinho Ferrari
      Gustavo Alves Machado

      Site: Catalogação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no município de São Roque, SP: divulgação de conhecimentos científicos por meio de e-book
      Apresentação de trabalho durante a VII Semana da Biologia: Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC): conhecendo um pouco mais sobre a tendência alimentar que está ganhando espaço no Brasil
      Publicação dos resultados na X Jornada de Produção Científica e Tecnológica

    2022

    1. IC LCB-2022:
      Natalia Rodrigues de Oliveira Pinto
      Filmes de ficção científica como recursos didáticos para ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia

    2023

    1. IC LCB-2022/2023:
      Sarah Sette Saad
      Bioconstruções: Uma alternativa sustentável para habitação utilizando materiais disponíveis na cidade de São Roque - SP
      Melhor trabalho (menção honrosa)

    2024

    1. IC LCB-2024:
      Igor Alves da Silva
      Paleoartes: subsídios para ensino e aprendizagem de paleontologia

    2. IC LCB-2024:
      Luca Nalini Bortolato Dalessandro
      Testagem de diferentes substratos para crescimento de Pleurotus ostreatus (Jacq.) Kummer (Fungi, Basidiomycota, Pleurotaceae)
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    Trabalhos de Conclusão de Curso e Monografias de Pós-Graduação lato sensu


    LINK DIRETO PARA OS TCC: Clique aqui

    2013

    1. TCC-LCB 2013:
      Ramiéri Moraes
      Extratos naturais: Materiais alternativos para o ensino do equilíbrio ácido-base

    2. TCC-TGA 2013:
      Magali Barreto Silva de Mendonça Cruz
      Usos e costumes das plantas medicinais pela população do município de São Roque, SP

    3. TCC-TGA 2013:
      Sandra Aparecida Reis
      Plano de ações mitigadoras e de monitoramento ambiental na trilha 'Caminho das Águas' no complexo da Brasital, São Roque, SP

    2014

    1. TCC-LCB 2014:
      Carina Czerencha Genebra
      Thais alves do Amaral

      Criação de protocolo para extração de DNA de Fungos Basideomicetos presentes na Mata da Câmara, São Roque/SP

    2. TCC-LCB 2014:
      Cristiane Zamperin Escanhoela
      Impactos Ambientais causados por trilhas e/ou uso público em unidades de conservação

    3. TCC-LCB 2014:
      Beatriz Gonçalves Cazetta
      Daniel Januário da Silva

      Plantas medicinais: Tratamentos Fitoterápicos e Homeopáticos

    4. TCC-TGA 2014:
      Armando Palazzi Jr.
      Proposta de devolução das terras ao planeta após o uso via SAF: uma teoria com viabilidade econômica e ecológica para garantir o futuro

    5. TCC-LCB 2014:
      Erik André de Oliveira
      Olivia Hessel Rocha

      Preservação de espécies do Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade: proposta para diminuição da mortalidade por atropelamento na avenida Itavuvu (Sorocaba, SP)

    6. TCC-LCB 2014:
      Gabriela Zominhani Santana
      Chave de identificação e um aplicativo de web com as espécies do arboreto do IFSP
      Adendo ao TCC: Chave on-line

    2015

    1. TCC-TGA 2015:
      Lucas Candido Estefani
      [TCC interrompido em jan. 2016]
      Compostagem de bitucas de cigarro: obtenção de adubo orgânico

    2. TCC-LCB 2015:
      Guilherme Bastos Gomes
      Filogenética: análise e proposta de material didático para o ensino fundamental II

    3. TCC-LCB 2015:
      Bruna Graziela Stravatti
      Levantamento dos fungos decompositores de madeira (Fungi, Basidiomycota) na Mata da Câmara, São Roque, SP

    4. TCC-LCB 2015:
      Mateus de Fraga Rodarte
      Ensino de sistemática filogenética para alunos do ensino fundamental II

    5. TCC-LCB 2015:
      Bianca Roberta Catani Chagas
      [TCC interrompido em jan. 2016]
      Uso de recursos fotográficos para o ensino de Botânica

    2016

    1. TCC-TGA 2016:
      Caio Gabriel Marques de Sousa
      A questão ambiental e o livro didático: análise de temas transversais a educação ambiental no ensino de geografia

    2. TCC-LCB 2016:
      Leticia Caroline de Brito Correia
      Levantamento de Bryophyta lato sensu na Mata da Câmara (São Roque, SP)

    3. TCC-TGA 2016:
      Susi Leme de Moura
      Confecção de sementoteca e carpoteca com material biológico da Mata da Câmara (São Roque, SP)

    4. TCC-LCB 2016:
      César Henrique Trindade
      A Sistemática Filogenética como ferramenta didática para o ensino de Botânica

    5. TCC-LCB 2016:
      Phelipe de Souza
      Celso Fernandes dos Santos

      Levantamento florístico de uma área contígua à Reserva do Morro Grande, em Cotia-SP

    6. TCC-LCB 2016:
      Ramon Bianchi Fernandes
      Biologia de Tyto furcata Temminck, 1827 em São Roque, SP

    2017

    1. TCC LCB-2017:
      João Victor Ferreira Lima
      [TCC interrompido em jan. 2018]
      Formação do professor de ciências e biologia: dos cursos de História Natural às Licenciaturas atuais

    2. TCC-LCB 2017:
      Angelica Manzini Santos
      Pollyanna Costa

      "Glossário ilustrado de botânica: subsídios para aplicação no ensino":
      TCC fracionado em partes: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5
      Publicação de e-book: Clique aqui

    3. TCC-LCB 2017:
      Iohana Barbosa Pereira
      Omine Rodrigo Soares dos Santos

      Lepidópteros e suas plantas hospedeiras: estudo preliminar da relação inseto-planta na trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP)

    4. TCC-LCB 2017:
      Mariana Aparecida Stravatti
      Levantamento florístico de Pteridophyta lato sensu em uma área particular no distrito de São João Novo (São Roque, SP)

    5. TCC-LCB 2017:
      Mayara Eufrasio de Souza
      Potencialidades do uso de jogos didáticos para apropriação de conhecimentos em Ciências

    6. TCC-LCB 2017:
      Samuel Elias Vasconcelos Menezes
      "Acidentes com animais peçonhentos em São Roque: subsídios para educação ambiental":
      TCC fracionado em partes: Parte 1 | Parte 2

    2018

    1. TCC-LCB 2018:
      Rafael Luccas
      Importância da metodologia democrática e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

    2. TCC-LCB 2018:
      Felipe Adriano Cavalcante Silva
      Andreia de Jesus Fernandes Rocha

      [TCC interrompido em jan. 2019]
      Dificuldades no ensino de Ciências: levantamento de hipóteses e propostas de trabalho

    3. Monografia de Especialização IFSP-2018:
      Luiz Fabio Dimov
      A importância da extensão universitária na formação contínua de professores da educação básica: Concepções, Motivações e Contribuições para a Prática Docente

    2019

    1. TCC-LCB 2019:
      Catarina Fantini Fernandes
      Potencial de Cactaceae do Brasil como PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais): Revisão bibliográfica

    2. TCC-LCB 2019:
      Cícero Patrício Feitosa
      Ilustrações científicas: técnicas que podem ser utilizadas para representar animais e plantas em descrições científicas

    3. TCC-LCB 2019:
      Elen Cristiane Domingues
      Paula Navajas

      Levantamento de Fungi (Basidiomycota) do IFSP câmpus São Roque e protocolos de extração de DNA

    4. TCC-LCB 2019:
      Matheus Rodrigues de Sousa
      A homossexualidade do ponto de vista genético: o que diz a sistemática filogenética a respeito?

    5. TCC-Técnico em Meio Ambiente IFSP-2019:
      Ana Laura de Souza Fachin Reis
      Karoline Roberta Carvalho da Rosa
      Marilia Soto Marcicano

      Bidens pilosa L. (Asteraceae): Aplicação de receita e consumo no IFSP Câmpus São Roque

    6. Monografia de Especialização 2019:
      Márcio Donizete Pereira
      Os jogos no Ensino de Ciências: Suas possibilidades de aplicações e suas limitações

    2020

    1. TCC-LCB 2020:
      Wesley Osvaldo Leme de Almeida da Cruz
      [TCC interrompido em abr. 2020]
      Levantamernto da flora espermatofítica do Centro Cultural e Histórico Brasital (São Roque, SP)

    2. TCC-LCB 2020:
      Johanna Maestrello Denzin
      Concepções sobre o termo 'cientista': análise de descrições de alunos da educação básica e do ensino superior

    2021

    1. TCC-TGA 2021/2022:
      Aline Teixeira Coelho
      Etnobotânica de plantas medicinais: um estudo no município de Cananéia/SP

    2. TCC-LCB 2021:
      Isabela de Lima
      [TCC interrompido em nov. 2021]
      Conhecimentos tradicionais e científicos a respeito da ayahuasca

    3. TCC-LCB 2021:
      Amanda Souza de Lima
      Leticia Ribeiro dos Santos

      Percepção e divulgação de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) no estado de São Paulo: Estudo de dados a partir de formulários eletrônicos

    2022

    1. Monografia de Especialização IFSP-2019/2022:
      Isadora de Carvalho
      Frutas brasileiras: ferramentas educacionais para a preservação ambiental e reconhecimento de espécies nativas

    2. TCC-LCB 2022:
      Aurélio Vieira Domingues
      Levantamento bibliográfico do conhecimento popular e científico acerca das plantas medicinais fitoterápicas mais comuns na região de Ibiúna-SP

    3. TCC-LCB 2022:
      Gabriel Vasquinho Ferrari
      Herbivoria de insetos no estrato herbáceo no Parque Natural Municipal Mata da Câmara (São Roque-SP)

    2023

    1. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Matheus Rodrigues de Sousa
      Uso de Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental: Possibilidades de aplicação em História das Ciências com enfoque na temática vacinação

    2. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Letícia da Silva Santos
      Paleontologia nas escolas de São Paulo: análise de livros didáticos de Biologia

    3. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Victor de Moura Lobo
      Proposta didática de jogo de tabuleiro/escape-room para auxílio no ensino de biologia evolutiva e estudo de costumes e curiosidades das populações antigas de hominídeos

    4. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Caroline de Lima Machado
      O uso das história em quadrinhos no ensino de ciências

    5. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Belisa de Moraes Lobo Eusébio
      Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) e Transposição Didática

    6. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Matheus Ribeiro Zambardino
      Lacunas formativas sobre avaliação: reflexos na prática docente
      Comprovante de envio ao Conict

    2024

    1. TCC-LCB 2023/2024:
      Marina Cordovil de Oliveira
      Arte e ilustração científica na Renascença: a arte como linguagem científica
      [TCC interrompido em abril de 2024]
      Artigo: Rumo ao "Homo aestheticus": os aspectos evolutivos do comportamento artístico
      Segundo melhor trabalho (menção honrosa)

    2. TCC-LCB 2023/2024:
      Ítalo Fazzani
      O primeiro povoamento sul-americano: As sociedades humanas na Pré-História da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, PI

    3. TCC-LCB 2024:
      Igor Alves da Silva
      Paleoartes: subsídios para ensino e aprendizagem de paleontologia

    4. Monografia de Especialização IFSP-2023/2024:
      Gabriel Vasquinho Ferrari
      Contextualizando o ensino de vírus por meio de um episódio histórico: um olhar sobre a varíola humana

    5. Monografia de Especialização IFSP-2023/2024:
      César Henrique Trindade
      Proposta de Modelos didáticos para o ensino de Ciências/Biologia

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    Esta seção lista as produções acadêmicas do prof. Fernando, em coautoria com outros colaboradores.
    Clique nos ícones coloridos a seguir para ter acesso ao conteúdo.
    Caso queira acessar outros materiais, clique
    neste link.
    No Domínio Público também podem ser acessados materiais.
    Divulgação de material em sites variados: Coletânea de textos.


    Publicações de livros e materiais didáticos
  • Autoria de material didático (vídeo promocional):
    Prof. Fernando fala sobre sala de aula e autoria de materiais didáticos

  • Ensino Fundamental II - Ciências
    Ensino Fundamental II - "Viver Juntos - Ciências" (1ª edição)
    Ensino Fundamental II - "Universos - Ciências" (1ª edição)
    Ensino Fundamental II - "Universos - Ciências" (2ª edição, PNLD-2017)

  • Ensino Médio - Biologia
    "Ser Protagonista - Biologia" (1ª edição, PNLD-2012)
    "Ser Protagonista - Biologia" (2ª edição, PNLD-2015)
    "Ser Protagonista - Biologia" (3ª edição, PNLD-2018)
    1. Livro 1 (3a edição)
    2. Livro 2 (3a edição)
    3. Livro 3 (3a edição)
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    Publicações da área de educação/ensino
  • Pós-doutorado
    Relatório de estágio de pós-doutoramento na Universidade do Minho (Portugal)
    Declaração de conclusão de estágio
    Aprovação no Comitê Científico da Universidade do Minho

  • Doutorado
    Parte 1
    Parte 2
    Errata

  • Ensino de Ciências
    1. Representação de cientistas:
      Análise da representação de cientistas em três coleções de livros didáticos do ensino fundamental II utilizadas na rede municipal de São Roque (SP) e região (Páginas 6 a 16)

    2. Ensino e pesquisa na educação básica:
      Research Learning With Two Sixth-Year Classes at Tetsu Chinone School in São Roque (Sao Paulo State, Brazil) (Páginas 109 a 118)

    3. Investigação por pesquisa:
      Investigação participativa no ensino por pesquisa com turmas de 6° ano da escola EMEF Tetsu Chinone em São Roque - SP (trabalho completo apresentado durante o Cecifop - 2017)

    4. Investigação participativa:
      Investigação participativa no ensino por pesquisa com turmas de 6o ano da Escola EMEF Tetsu Chinone em São Roque, SP (pôster apresentado durante o Eneci - 2017)

    5. Ciências no ensino fundamental:
      A disciplina ciências no ensino fundamental II: um estudo de caso com alunos de uma escola municipal de Cubatão, SP (Páginas 105 a 120)

    6. Atividades didáticas de genética:
      Revista Genética na escola: análise das propostas de atividades didáticas (2006-2015)
  • Ensino de Botânica
    1. Botânica e educação infantil:
      Botânica na Educação Infantil: relato de trabalho com árvores de uma escola municipal em Campinas (São Paulo, Brasil)

    2. Ensino de botânica e educação ambiental:
      "(Re)descobrindo as raízes" e "plantas do cotidiano": diálogos entre o ensino de botânica e a educação ambiental na formação inicial de docentes [Capítulo 6, p. 93 a 114]
      Comunicação oral

    3. Trabalho com botânica na educação infantil:
      As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na Educação Infantil

    4. Vídeo de lançamento do dossiê da Mata da Câmara:
      Biodiversidade da Mata da Câmara (vídeo de lançamento)

    5. Ensino de botânica e material didático:
      Ensino de botânica e materiais didáticos: quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque

    6. "Briófitas" e "Pteridófitas":
      Coleção viva de Bryophyta lato sensu e Pteridophyta lato sensu: materiais didáticos para o ensino de botânica

    7. Ensino de botânica em uma UC:
      Ensinando Botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do Parque Ecológico Cotia Pará, em Cubatão-SP (Páginas 5 a 6)

    8. Botânica em Portugal e no Brasil:
      Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001-2010)

    9. Ensino de botância com PBL:
      Enhancing botanical contents teaching and learning with Problem/Project-based Learning (PBL) approaches: a report of Brazilian experiences at a federal institution in Sao Paulo State

    10. Relato de experiência em aulas práticas de botânica:
      Relato de experiência: guia fotográfico de aulas práticas de botânica e laminário de botânica
  • Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
    1. Projeto educacional 1:
      Desenvolvimento do projeto "Motivação educacional" na EMEF Tetsu Chinone pelo PIBID-IFSP, subprojeto São Roque

    2. Projeto educacional 2:
      Desenvolvimento do projeto "Afetividade e sexualidade" na EMEF Tetsu Chinone (Pibid/IFSP)

    3. Atividades experimentais e sua importância:
      Importância das atividades experimentais implementadas durante o Pibid-Capes em uma unidade escolar de Ensino Fundamental II em São Roque, SP

    4. Projeto educacional 3:
      "Help, Pibid": análise de um dos subprojetos do Pibid-IFSP-Capes em São Roque, SP

    5. PIBID na visão dos agentes envolvidos 1:
      Análise do Pibid pela EMEF Barão de Piratininga, São Roque, SP: visão dos alunos, da professora supervisora e da equipe gestora da escola

    6. PIBID na visão dos agentes envolvidos 2:
      Análise qualitativa e quantitativa das ações do Pibid realizadas na EMEF Barão de Piratininga em São Roque (SP)

    7. PIBID na visão dos agentes envolvidos 3:
      Percepção da interferência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na opinião de alunos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque - SP

    8. Relato de experiência em aulas de ensino fundamental II:
      Aulas aplicadas nas turmas de sexto e sétimo anos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque – SP: relato de experiência (p. 21-27)
  • Ensino por meio de jogos
    1. Ciências e jogos:
      Didactic games and knowledge acquisition in Sciences: a case report (páginas 272 a 277)

    2. Jogo didático para ensino de ecologia:
      Potencialidades do jogo "Presa-Predador" para a aprendizagem em curto e longo prazo do tema 'Cadeia Alimentar' (Páginas 251 a 255)
  • Multidisciplinar e EaD
    1. Música e meio ambiente:
      Projeto Watu

    2. Histórias em quadrinhos e ensino de biologia:
      O uso de história em quadrinhos para o ensino de Ciências Biológicas

    3. Dez anos da revista Scientia Vitae:
      Celebração da Ciência e do Conhecimento: Dez anos da Revista Scientia Vitae

    4. Saberes docentes:
      Saberes docentes e sua aplicação na prática profissional: reflexões e considerações sobre o saber experiencial

    5. Histórias e lendas do folclore japonês:
      Algumas histórias e lendas do folclore do Japão

    6. Pandemia de Covid-19:
      Diagnóstico de estudantes do IFSP São Roque durante a pandemia do Covid-19 de 2020

    7. Música, arte e história - o relato de um curso de extensão?
      Música, arte e história: a experiência com um curso de extensão no Instituto Federal de São Paulo, câmpus São Roque

    8. Tradução de livro de informática:
      Windows 3.1 para Leigos (Tradução de material instrucional)

    9. O fórum livre em um curso em EAD:
      O fórum livre como recurso de melhoria da relação tutor-aluno no ambiente virtual: a experiência do "Bote a boca no trombone...!"

    10. O fórum livre em um curso em EAD (em inglês):
      The open forum as an improving tool between tutor and student within the virtual learning environment: a case study with two pedagogy classrooms in Santos, Brazil

    11. Aids e adolescentes:
      Escola, Aids e adolescentes

    12. Anais e resumos da Cipatec (2024-2016):
      Pesquisa, ensino e inovação: As bases do desenvolvimento acadêmico de qualidade

    13. Anais e resumos da Cipatec (2013):
      A produção pedagógica, científica e tecnológica do campus São Roque do IFSP

    14. Anais e resumos da Cipatec (2012):
      Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica do IFSP campus São Roque: construindo e divulgando o conhecimento técnico-científico para a sociedade
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    Publicações da área de ecologia/meio ambiente
  • Educação ambiental
    1. Museus do Aquecimento Global:
      Projeto educacional-ambiental realizado em 2008

    2. Bioconstruções: uma alternativa sustentável para habitação utilizando materiais disponíveis em São Roque, SP:
      Artigo
      Melhor trabalho (menção honrosa)

    3. Atividades de Educação Ambiental nas áreas verdes do Instituto Federal de São Roque, câmpus São Roque (IFSP-SRQ):
      Artigo
      Melhor trabalho (menção honrosa)

    4. Graduação e ensino de botânica:
      "(Re)descobrindo as raízes" e "plantas do cotidiano": diálogos entre o ensino de botânica e a educação ambiental na formação inicial de docentes [Capítulo 6, p. 93 a 114]
      As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na educação infantil

    5. Vertebrados da Mata da Câmara:
      Vertebrados da Mata da Câmara: guia visual e fotográfico

    6. Resíduos e descarte:
      Conscientização acerca do descarte de e-lixo com alunos do 1º ano de um curso técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

    7. Educação ambiental e aquaponia:
      Educação Ambiental por meio de um sistema de aquaponia em uma escola municipal de São Roque, SP

    8. Júri simulado e educação ambiental:
      A utilização do júri simulado para abordagem do desmatamento da Amazônia no 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

    9. Atropelamento de fauna silvestre:
      Propostas para redução da mortalidade por atropelamento da fauna silvestre na Avenida Itavuvu, Sorocaba - SP

    10. Trilha principal da Mata da Câmara:
      Diagnóstico e sugestões de monitoramento da trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP)

    11. Economia e meio ambiente:
      Economia para um mundo lotado de gente (Páginas 49 a 75)

    12. A dualidade homem x meio ambiente:
      O homem e o meio ambiente: a dualidade ser x estar

    13. Para que a gente tem educação ambiental?
      Educação ambiental... para quê?

    14. Desconstruindo o mundo global:
      (Des)construção do mundo global
  • Conservação/preservação
    1. Borboletas da Mata da Câmara:
      Principais famílias e representantes

    2. Vertebrados da Mata da Câmara:
      Vertebrados da Mata da Câmara: guia visual e fotográfico

    3. Aranhas da Mata da Câmara:
      Aranhas da Mata da Câmara: Guia de campo ilustrado

    4. Biodiversidade da Mata da Câmara:
      Biodiversidade da Mata da Câmara (vídeo de lançamento)
      Dossiê "Biodiversidade da Mata da Câmara"

    5. Anuros, aves e mamíferos da Mata da Câmara:
      Guia fotográfico das espécies de anuros, aves e mamíferos da Mata da Câmara (Escrito por Anna Laura dos Santos Lima, Julia Viola Franco e Kayane Maciel

    6. A importância da biodiversidade:
      A importância da biodiversidade

    7. III Congresso de Pesquisas Ambientais:
      Anais do III Congresso de Pesquisas Ambientais

    8. Coruja de igreja ou suindara em São Roque:
      Biologia de Tyto furcata Temminck, 1827: estudo de caso em São Roque, SP (Páginas 203 a 207)

    9. Lepidópteros e plantas na Mata da Câmara:
      Lepidópteros e suas plantas hospedeiras: estudo preliminar da relação inseto-planta na Mata da Câmara (Páginas 33 a 40)

    10. Consumo de taioba:
      Caracterização do consumo da folha de taioba (Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott) pela população da região pericentral do município de São Roque, SP

    11. Arborização urbana:
      Qual é a importância da arborização urbana?

    12. RPPN no litoral norte de São Paulo:
      RPPN Rizzieri - São Sebastião, SP (Páginas 56 a 59)

    13. Avifauna no IFSP campus São Roque:
      Guia fotográfico: avifauna no entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque

    14. RPPN da Mata Atlântica:
      Minha terra protegida: histórias das RPPN da Mata Atlântica (Páginas 224 a 231)

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    Publicações da área de botânica e micologia
  • Etnobotânica e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)
    1. Iniciativa Amazônia (Amazônia+10):
      Projeto pau-cravo

    2. PANC em São Roque:
      Levantamento de espécies de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) em São Roque - SP (Páginas 208 a 226, Capítulo 12)

    3. Comidas autóctones ou alóctones?
      Comida made in Brazil: será?

    4. Desenhos e ensino de botânica:
      (Re)descobrindo as raízes e plantas do cotidiano: memórias, desenhos e o ensino de botânica

    5. Terrários e ensino de educação ambiental:
      A utilização de terrários como instrumento no ensino de Educação Ambiental

    6. Relato de uma horta PANC:
      “Atitude PANC”: resultados preliminares e histórico de implantação de uma horta de plantas alimentícias não convencionais no câmpus São Roque
      Link direto para o trabalho completo: Páginas 117 a 122

    7. Picão preto:
      Bidens pilosa L. (Asteraceae): aplicação de receita e consumo no IFSP câmpus São Roque
      Link direto para o trabalho completo: Páginas 58 a 62
  • Botânica e livros didáticos/manuais escolares
    1. As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na Educação Infantil:
      Artigo completo
      Artigo na coletânea (p. 361-373)

    2. Botânica em material didático português:
      Botany in Portuguese textbooks: Analysis of seven Biology books for High School students
      Botany in Portuguese textbooks: Analysis of seven Biology books for High School students (texto completo, páginas 141 a 153)

    3. Botânica escolar em Portugal:
      A Botânica Escolar nos Ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo) no Último Século em Portugal: Análise de Manuais Escolares de Ciências da Natureza. Revista de Educação

    4. Botânica e seus problemas em material didático:
      Botany in basic education textbooks: conceptual issues regarding simplifications and complexifications in Brazil and Portugal
  • Micologia
    1. Basidiomicetos 1:
      Fungos basidiomicetos do IFSP campus São Roque: representação em desenhos científicos e identificação por meio de chaves dicotômicas

    2. Basidiomicetos 2:
      Basidiomicetos do IFSP câmpus São Roque: dados preliminares sobre chaves dicotômicas e ilustrações científicas

    3. Basidiomicetos 3:
      Levantamento de fungos (Fungi, Basidiomycota) do IFSP campus São Roque: checklist preliminar

    4. Basidiomicetos 4:
      Occurrence of Basidiomycete Fungi at a Brazilian southeastern semi-deciduous forest fragment in Sao Roque (Sao Paulo State, Brazil) (Página 53)
  • Levantamentos de flora, checklists e guias fotográficos
    1. "Pteridófitas" em São Roque:
      Criptógamas vasculares: licófitas e monilófitas terrestres e rupícolas ocorrentes em São Roque, SP

    2. Espermatófitas do campus São Roque:
      Guia fotográfico das espermatófitas do câmpus São Roque do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    3. Espécies arbóreas de angiospermas e chave com características vegetativas:
      Angiosperms tree species: use of identification keys based on vegetative features in an Android application and a website (Páginas 122 a 130)

    4. Árvores nativas e exóticas na região central de São Roque:
      Árvores nativas e exóticas plantadas na área pericentral da região urbana de São Roque, SP

    5. Biodiversidade arbórea urbana em São Roque:
      Levantamento preliminar da biodiversidade arbórea urbana da região central de São Roque, SP

    6. Formas liquênicas na Mata da Câmara:
      Levantamento quantitativo das formas liquênicas que ocorrem na Mata da Câmara, São Roque - SP, em três diferentes microambientes

    7. Checklist de espécies arbóreas no campus São Roque:
      Checklist of trees at the Sao Roque campus, Federal Institute of Sao Paulo

    8. Chave de identificação com base em características vegetativas:
      Chave de identificação com base em características vegetativas das espécies arbóreas do campus São Roque em aplicativos web e Android

    9. 66o Congresso Nacional de Botânica:
      Resumos publicados durante o 66º Congresso Nacional de Botânica (Páginas 357 e 937)

    10. Árvores de São Roque:
      Árvores de São Roque: catálogo das espécies da área urbana central do município

    11. Levantamento das espécies de Fabaceae no Morro do Japuí:
      Levantamento florístico de leguminosas arbustivas e arbóreas de um remanescente de Mata Atlântica em São Vicente, São Paulo (Texto em HTML)
      Levantamento Florístico de Leguminosas arbustivas e arbóreas de um remanescente de Mata Atlântica em São Vicente, São Paulo (Texto em PDF com digitalização do relatório FAPESP original)

    12. Espécies arbóreas da RPPN Rizzieri:
      Composição florística do estrato arbóreo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rizzieri, São Sebastião-SP
  • Coleções botânicas
    1. Herbário IFSR do IFSP campus São Roque:
      O Herbário IFSR e sua importância científica e educacional (Páginas 15 a 23)
      The scientific importance of the IFSR Herbarium and its associate collections (Página 50)
      Coleções biológicas e sua importância: exsicatas depositadas no Herbário IFSR (Herbário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)
  • Materiais instrucionais e mostras (feiras) botânicas
    1. Glossário ilustrado de botânica:
      Glossário ilustrado de botânica: subsídio para aplicação no ensino
      Confecção de glossário ilustrado como subsídio para aplicação no ensino de botânica (Páginas 261 a 264)

    2. Mostra "Botânica +Legal" da disciplina de Botânica Contextualizada:
      Mostra "Botânica+Legal": dos alunos, para os alunos (Páginas 265 a 268)

    3. Laminário de botânica:
      Laminário de botânica para as aulas práticas de botânica I e botânica II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque

    4. Ensinando botânica em uma UC em Cubatão:
      Ensinando botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do parque ecológico Cotia Pará (Cubatão, SP) (Páginas 95 a 105)

    5. Ensinando botânica por meio de metodologia democrática e colaborativa:
      Botany on the spot: collaborative production of didactic material for Elementary and High School students
      Metodologias de ensino democráticas e colaborativas no processo de ensino e aprendizagem de botânica na Educação Superior
      Teaching and learning Botany with a democratic and collaborative teaching approach: a report with Undergraduate students
      Enhancing botany teaching and learning with Problem/Project-based Learning (PBL) approaches at a federal institution in Sao Paulo State, Brazil: Texto simples | Artigo completo (pág. 103-108)
      Metodologia de ensino democrática e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem de botânica na educação superior (Capítulo 32, páginas 357 a 366)
      Teaching and learning of botany with a research investigation approach and collaborative production of didactic material

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    Publicações da área de evolução, sistemática filogenética e biogeografia
  • Evolução e teleologia
    1. Arte e ciência:
      Rumo ao "Homo aestheticus": os aspectos evolutivos do comportamento artístico:
      Artigo
      Segundo melhor trabalho (menção honrosa)

    2. Raças humanas existem?
      O Pensamento Eugênico e a Validade das “Raças Humanas” no Século XXI

    3. Dificuldades no ensino de evolução por conta da teleologia:
      Difficulties in teaching evolution due to the influence of teleology
      The influence of teleology in the comprehension of evolution and its consequences to education: an analysis from Aristotle to Mayr’s teleological categories
      A compreensão da evolução por estudantes de biologia
      Concepções alternativas de ingressantes em Ciências Biológicas sobre evolução: uma abordagem quantitativa e qualitativa
  • Sistemática filogenética
    1. "Caixa de Pandora":
      Uma ferramenta didático-pedagógica para o ensino e a aprendizagem de classificação biológica
      Segundo melhor trabalho (menção honrosa)
      A importância da cladística para o ensino de Biologia
      Anais e Resumos do 6o Compog (p. 261 a 269)

    2. Eugenia e raças humanas:
      O pensamento eugênico e a validade das "raças humanas" no século XXI
      Link direto para o trabalho completo: Páginas 137 a 145 (Trabalho premiado na categoria Biologia)

    3. Cladística e múltiplas sexualidades:
      A sistemática filogenética e as múltiplas sexualidades na teoria do polimorfismo do equilíbrio: uma breve revisão bibliográfica

    4. Evolução do comportamento homossexual:
      Comparação filogenética entre primatas antropoides
      Link direto para o trabalho completo: Páginas 123 a 128

    5. Ensino de cladística na região de São Roque:
      Algumas perspectivas de professores da região de São Roque (SP) quanto à sistemática filogenética e seu ensino (página 93).
      Documento também disponível no link: Anais do IX ENFOCO

    6. Investigating how undergraduate Biological Sciences students understand tree-thinking:
      Results from two Brazilian institutions: Texto simples
      Artigo completo (pág. 204-209)

    7. Cladística e ensino fundamental II:
      O pensamento filogenético no ensino fundamental II: relato de uma atividade lúdico-metafórica

    8. DNA barcode:
      DNA barcoding: técnicas e aplicações

    9. Cladística em livros didáticos:
      Análise de conteúdos de sistemática filogenética em livros didáticos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio

    10. Compreensão do tree thinking:
      Investigating how undergraduate Biological Sciences students understand tree-thinking: results from two Brazilian institutions

    11. Cladística e formação de professores:
      Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia (Páginas 73 a 83)

    12. Evolução e cladística entre Brasil e Itália:
      Um panorama do ensino de evolução e do pensamento filogenético na escola básica do Brasil e da Itália: uma análise comparativa de currículos e livros didáticos (Páginas 102 a 109)
  • Biogeografia
    1. Borboletas da Mata da Câmara:
      Principais famílias e representantes

    2. Biodiversidade na Mata da Câmara:
      Dossiê "Biodiversidade da Mata da Câmara"

    3. Avifauna no campus São Roque:
      Levantamento da avifauna no entorno do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)

    4. Quilópodes do Brasil:
      Breve síntese da situação taxonômica dos quilópodes (Myriapoda, Arthropoda) e identificação dos gêneros do Brasil

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    Publicações da área de história da ciência e da tecnologia
  • História das Ciências e livros didáticos/manuais escolares
    1. História da Ciência em Portugal:
      História da Ciência no Ensino Secundário em Portugal: análise de manuais escolares (2011 a 2018) (Páginas 134 a 143)
      Se quiser acessar o DOI do capítulo, clique aqui

    2. História da Ciência e jogo didático:
      O desenvolvimento de um jogo didático de História da Ciência para os Ensinos Fundamental II e Médio: revisão bibliográfica e sugestão de aplicabilidade (artigo em PDF)
      O desenvolvimento de um jogo didático de História da Ciência para os Ensinos Fundamental II e Médio: revisão bibliográfica e sugestão de aplicabilidade (vídeo)

    3. Botânica no ensino médio:
      A Botânica no ensino médio: será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas?

    4. Livros didáticos e história da ciência em Portugal:
      History of science in secondary education in Portugal: analysis of textbooks (2011-2018) (Página 181)
      Texto completo : acesse este link
      History of Science in secondary education in Portugal: analysis of textbooks (2011-2018) (abstract, páginas 181 a 182)

    5. Desenhos científicos e o samba de coco:
      Desenhos científicos e o samba de coco: ensinando botânica através da história das ciências e da cultura popular (Páginas 256 a 276)
      Historical scientific drawings and the 'Samba de Coco': teaching botany through the history of science and popular culture (Página 94)

    6. História da Botânica no livro didático:
      A história da Botânica e o ensino de Botânica no livro didático de Biologia do Ensino Médio no Brasil: é possível propor novas abordagens?
  • História das Ciências e filmografia
    1. Filme O Jardineiro Fiel:
      Cine y Ciencia: O Jardineiro Fiel

    2. Filme Contato:
      Contact: the scientific woman in the movies (Páginas 80 a 92)
      Contato (1997): a imaginação e o conhecimento científico
  • História das Ciências e aspectos filosófico-epistemológicos
    1. Natureza da Ciência e Características da Ciência:
      Inclusão de elementos filosóficos e históricos no ensino de ciências: entre NOS (nature of science) e FOS (features of science) (Páginas 40 a 57)
      Politics, Economy, Society, Philosophy and Science: Historical Correlations in the 1800s

    2. Os modelos da origem da vida na Terra:
      Los modelos del origen de la vida en la Tierra (Entrevista: páginas 81 a 86)

    3. Reflexões sobre a consciência e o tempo:
      Reflexiones en torno a la conciencia y el tiempo (Entrevista: páginas 54 a 68)
  • Triaga brasílica
    1. Defesa de mestrado:
      Nota máxima na dissertação e na defesa

    2. Receita jesuítica do Colégio da Bahia do séc. XVIII:
      As plantas brasileiras, os jesuítas e os indígenas do Brasil: história e ciência na Triaga Brasílica (séc. XVII-XVIII)
      Indigenous People, Jesuits & the Green Pharmacopoeia in Brazilian Lands: The Secrets of Triaga Brasilica
      As plantas medicinais da Triaga Brasilica: considerações preliminares

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    O prof. Fernando é professor visitante, pesquisador e colaborador junto ao
    PECIM desde novembro de 2015, lotado no DEPRAC-FE Unicamp com a matrícula 309205.
    Clique aqui para acessar a declaração de tempo de colaboração no PECIM.

    Orienta estudantes de mestrado e doutorado, além de participar como professor no módulo "Ciclos biogeoquímicos" da disciplina EC-300 - Ciclos.
    Participa, também, do grupo Formar.
    Clique aqui para acessar fotografia dos orientandos (março de 2017).

    Destaque: Novas Normas da ABNT

    Clique nos ícones coloridos a seguir para ter acesso às orientações.

    Orientações de Mestrado

    Em andamento:

    1. Edivania Fernandes Belote:
      Educação Infantil e ensino de Ciências: explorar e investigar a queda dos corpos
    Concluídas:

    1. Marcela D'Ambrosio:
      Teaching evolution at Brazilian and Italian Basic School: a comparative analysis of textbooks

    2. Mateus de Fraga Rodarte:
      Potentialities of continuing education with the theme of phylogenetic systematics for teachers of science and biology

    3. Aline Tatiana Ribeiro Venerando:
      As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na educação infantil (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)

    4. Thailine Aparecida de Lima:
      História das Ciências no Ensino de Ciências: plantas medicinais das expedições ao Império português (Séculos XVIII-XIX) como subsídios à Formação de Professores (co-orientador)

    5. Josane Batalha Sobreira da Silva:
      Potencial de aprendizagem docente em uma plataforma virtual para professores (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)

    Interrompida:

    1. Bruna Graziela Stravatti:
      Micologia no ensino de Ciências: abordagens contextualizadas dos fungos em livros didáticos de Ensino Fundamental II

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    Orientações de Doutorado


    Interrompida:

    1. Ivy Judensnaider:
      O uso de filmes de ficção como recurso didático para a discussão dos desenvolvimentos históricos e metodológicos da Ciência: uma proposta para o aperfeiçoamento da formação de professores de Ciências da Natureza (co-orientação da Prof. Dr. Sílvia Fernanda Mendonça Figueirôa e do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)

    2. Felipe Jardim Sampaio:
      O uso de jogos digitais para ensino e aprendizagem de imunologia no ensino de ciências em alunos do ensino médio (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
    Em andamento:
    1. Erica Cristina Frau:
      Os Itinerários Formativos de Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza no Currículo Paulista – reflexões sobre o novo Ensino Médio

    2. Aline Tatiana Ribeiro Venerando:
      A cegueira botânica: possibilidades de trabalhos intencionais na educação infantil (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)

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