IFSP câmpus São Roque - Laboratório de Botânica
Rod. Prefeito Quintino de Lima, 2100 - Paisagem Colonial - São Roque, SP - CEP: 18145-090
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Este portal foi criado com o objetivo de reunir informações referentes às minhas atividades acadêmico-profissionais.
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Conheça as atividades do prof. Fernando nos mais diversos setores acadêmicos e profissionais.
Atualmente, o prof. Fernando desenvolve projetos nas áreas de pesquisa em ensino de ciências e biologia, particularmente botânica, evolução e sistemática filogenética.
Além destas atividades, o prof. Fernando também coordena o curso de pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza, o Laboratório de Botânica do IFSP câmpus São Roque e suas diversas coleções, tais como as coleções didáticas do LEB (Laboratório de Ensino de Botânica), o herbário IFSR, a micoteca e a carpoteca do herbário.
A seguir, os ícones que direcionam às diversas páginas de seu interesse sobre o prof. Fernando:
Currículo Lattes e informações acadêmico-profissionais:
Formação de Graduação (turma de 1989):
Correspondência por e-mail:
Associações ou entidades de que faz parte:
Liderança de grupos de pesquisa do CNPq:

Organização científica:

Identificação em entidades científicas internacionais:
Redes sociais:
Experiência internacional:
Parceria Portugal-Brasil (quinquênio 2024-2029):
Dados acadêmicos no Portal da Unicamp e no Portal Integra do IFSP:

Este espaço foi criado para permitir o acesso rápido a diversos tipos de serviços acadêmico-profissionais realizados pelo prof. Fernando Santiago dos Santos: materiais de aulas, pesquisas, publicações e resultados de trabalhos de orientação de iniciação científica e de conclusão de curso.
Clique no link do índice de assuntos que for de seu interesse e navegue pelas páginas.
Todos os materiais disponibilizados neste Portal são de uso gratuito. Pede-se, porém, que sempre sejam citadas as fontes de consulta. Para todos os efeitos, a citação deste Portal e de seus conteúdos é:

Os links abaixo relacionam-se a disciplinas obrigatórias e optativas da grade curricular do curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas. Disciplinas ofertadas como formação continuada também são listadas, tais como as disciplinas optativas e outras relacionadas a cursos de extensão.
Clique aqui para conhecer a produção do prof. Fernando por componente curricular ministrado
Clique aqui para acessar a planta baixa do câmpus São Roque do IFSP
Clique aqui para ter acesso ao Diário Oficial da União de 2 de julho de 2010 (aprovação do Prof. Fernando Santiago em 1o lugar no Concurso Público para o IFSP campus São Roque)
Especialização lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática
Licenciatura em Ciências Biológicas
1o semestre
2o semestre
4o semestre
5o semestre
6o semestre
7o semestre
Optativas
Formação Continuada
Diversos materiais relacionados ao ensino e aprendizagem de botânica estão disponibilizados nos links abaixo. Muitos materiais são oriundos de pesquisas de literatura especializada, e outras são resultados de pesquisas próprias desenvolvidas no laboratório de botânica do IFSP-São Roque. Disciplinas obrigatórias e optativas ministradas pelo prof. Fernando utilizam muitos dos materiais desta seção.
- Zoochauvinismo e negligência botânica:
Pesquisa em livros didáticos
- Fungos comestíveis:
Mais de 400 espécies no Brasil
- Aqui tem mata:
Confira áreas, porcentagens e outros dados de cobertura vegetal em municípios brasileiros
- E a vida continua:
Vazios e esperanças no Ensino de Ciências e Biologia
- Fotossíntese:
Ensino de fotossíntese de forma crítica e significativa
- Ensino de botânica:
Um olhar acadêmico de Ciências Biológicas
- Impercepção botânica:
Substituição do termo 'cegueira botânica'
- Botânica na natureza:
As Crianças, a Cidade,
a Floresta, o Rio e o Mar
- Ensino de botânica no livro didático:
Análise de conteúdo [cap. 20, p. 317]
- O pau-cravo (Dicypellium caryophylaceum (Mart.) Nees), Lauraceae:
Tese de doutorado
- O ensino da botânica no nível fundamental:
Um enfoque nos procedimentos metodológicos
- Guia de samambaias e licófitas:
REBIO Uatuma
- Escola de botânica:
Biólogos criam escola de botânica para democratizar conhecimento sobre plantas
- "Briófitas" da Mata da Câmara:
E-book completo
- Frutos e sementes da Mata da Câmara:
Guia fotográfico
- Bibliografia interessante:
Ensino de botânica
- Fitogeografia de São Paulo:
Projeto Fitogeografia de São Paulo
- Material didático baseado em espécies botânicas:
Espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no cerrado de Bauru – SP
- Um caminho para a ciência:
A trajetória da botânica Leda Dau
- Jardim botânico e comunidade:
Texto aqui
- Professor, aluno e conteúdo:
Ensino de botânica
- Diversidad vegetal:
De los mapuches a la enseñanza formal chilena
- Concepção de flor para educandos:
Estudo em uma escola estadual de educação básica em Porto Alegre, RS
- Material para ensino de botânica:
Material aqui
- Aprendizagem significativa:
Aprendizagem Significativa no ensino de Botânica
- Botânica no ensino médio:
Iniciativas para o aprendizado de botânica no ensino médio
- Caça ao tesouro:
Uma aprendizagem pela descoberta
- Concepções de estudantes:
Concepções de estudantes do ensino fundamental sobre as plantas
- Projeto de ensino "Flora Fanerogâmica":
Formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
- Livros de botânica e ecologia:
Download de livros em PDF
- Higher Education Biology Students:
Conceptions on Botany Teaching: A Brazil – Portugal Case Study
- Relato de experiência em Cubatão, SP:
Ensinando botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do Parque Ecológico Cotia Pará (Cubatão-SP)
- Material botânico como instrumento de ensino de biologia:
Articulação entre ensino de graduação e extensão universitária
- Ensino de botânica e material didático:
Quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque
- Fungos liquenizados:
Estudo da diversidade de espécies de fungos liquenizados do Estado de São Paulo
- Etnobotânica e terreiros:
Um olhar etnobotânico para os usos dos recursos vegetais dos terreiros de uma comunidade remanescente de quilombos do Vale do Ribeira, SP
- Frutas autóctones:
Quais frutas são originais do Brasil?
- Espécies de Campinas, SP:
Espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas do Parque Taquaral (Campinas, SP)
- Professores e ensino de botânica:
Concepções dos professores de botânica sobre ensino e formação de professores
- Proposta para o ensino de botânica:
Curso para atualização de professores da rede pública de ensino
- Texto interessante sobre importância dos estudos em botânica:
“Mas de que te serve saber botânica?”
- Paracelso e a botânica:
Plantas mágicas de Paracelso
- Etnobotânica das plantas populares:
Estratégia didática para o ensino de botânica utilizando plantas da medicina popular
- Conceitos de flores e frutos:
Aprendizado dos conceitos de flor e fruto e sua utilização por alunos de Ciências Biológicas
- Botânica e educação básica:
O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
- Programa educativo sustentável:
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
- Curso de taxonomia de campo:
Modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo
- PPG (site oficial):
PPG - Pteridophyte Phylogeny Group
Trabalhar com materiais atualizados, contextualizados e atentos às mudanças nas pesquisas recentes na área de Biologia (e, por extensão, Ciências) é fundamental para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Partindo-se desta premissa, os links desta seção apresentam diversos materiais de interesse para quem aprende e ensina ciências (para o ensino fundamental II) e biologia (para o ensino médio).
- Freinet e Frerière:
Um estudo bibliométrico e do estado da arte
- Estado do conhecimento (estado da arte):
Fluxograma simplificado
- Etimologia de termos científicos:
Dicionário de termos biológicos
- Sites antigos:
Educação técnica
Microbiologia para enfermagem
Microbiologia para Técnico em Meio Ambiente
Ensino de Ciências para o segundo ciclo do Ensino Fundamental
Arboreto do campus São Roque
- Publicações educacionais do Instituto Butantã:
Jogos, HQ e muitos materiais didáticos
- Inteligência Artificial:
Desmistificando a IA com Wolfram Mathematica
- Universidade e Educação Básica:
A Universidade e a educação básica: ensaios bosianos
- Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável:
Anais XI Jornada de Produção Científica e Tecnológica e XIV Ciclo de Palestras Tecnológicas (CIPATEC)
- Todas as edições da Cipatec do IFSP campus São Roque:
Confira aqui todas as edições
- Ciências da Natureza:
Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Alfabetização científica:
Alfabetização científica
- Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL):
Concepções de professores de biologia, física e química sobre PBL
- Blended learning:
Mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida
- Pesquisa em educação:
Tensões, dilemas e dinâmicas de superação
- Mapas conceituais:
Processo de inserção dos mapas conceituais, como recurso didático, no ensino de biologia
- História e biologia:
Diálogos possíveis, distâncias necessárias
- Ecologia:
Ecologia de Populações e Comunidades
- Documentário:
A biografia de Charles Darwin
- Livro de Dawkins:
"O gene egoísta", de Richard Dawkins
- Pesquisa em educação:
Tensões, dilemas e dinâmicas de superação
- Construtivismo e ensino de ciências (1):
Origens e modelos teóricos de desenvolvimento conceitual
- Conhecimento científico:
Construindo conhecimento científico na sala de aula
- Jovens e ciências:
Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do projeto ROSE aplicado no Brasil
- Ciências e seus problemas:
Um problema no ensino de Ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
- Ensino de ciências e matemática:
Temas sobre a formação de conceitos
- Debates em educação científica:
Debates em educação científica
- Atividades investigativas no ensino de ciências:
Aspectos históricos e diferentes abordagens
- Formação de conceitos:
Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências
- Construtivismo e ensino de ciências (2):
Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação
- Analfabetismo científico:
Analfabetismo científico nos EUA é alarmante
Conhecer os aspectos históricos de produção e evolução dos conhecimentos científicos é fundamental para a compreensão do desenvolvimento das sociedades e das criações tecnológicas. Mitos, anedotas, imprecisões e erros veiculados em muitos materiais, notadamente os didáticos, acabam por cristalizar, muitas vezes, ideias errôneas sobre a história da ciência e da tecnologia. Os links desta seção oferecem materiais de apoio para quem tem interesse em refletir sobre ciência, tecnologia e sua relação com as sociedades humanas.
- Fungos e povos tradicionais:
Conhecimentos micológicos indígenas
- História das ciências e ensino:
História da ciências nos livros didáticos de biologia
- Inrodução à Histórica das Ciências:
História das Ciências e seu uso na educação
- Manuscritos de São Roque do séc. XIX:
Consultando e transcrevendo fontes primárias de texto
- Combate à pseudociência e ao negacionismo científico:
Contribuição do estudo de NdC [cap. 2, p. 49]
- Ciências Naturais no Brasil do século XIX:
Expedições de naturalistas pelo Brasil no século XIX
- Musas da Antiguidade Helênica:
Nove Musas
- Filosofia e História da Biologia:
Filosofia e História da Biologia, v. 14, n. 1, 2019
- História das Ciências e educação:
A História das Ciências e seus usos na educação
- Ilustrações de materiais de botânica:
Botânica de Seomara da Costa Primo
- Mulheres medievais:
Atuação delas na música, história, ciência e religião
- Plantas nos séc. XVIII e XIX:
Coleta, transporte e aclimatação de plantas no Império Luso-Brasileiro (1777-1822)
- História da ciência e sala de aula:
Uma sequência didática sobre o conceito de inércia
- História cultural e gastronômica:
Food: A Cultural Culinary History
- O que é hipótese?
Discussão sobre a conceituação de hipótese
- Alquimia e química:
Alquimia e química antiga de Isaac Newton (manuscritos em fonte primária)
- Pensamento medieval clássico:
Trivium e quadrivium
- Mulheres e história das Ciências:
Mulheres na História das Ciências [em inglês}
- Brasil e seus botânicos:
Botânicos brasileiros famosos
- Gastronomia no séc. XVI:
Revolução culinária durante o século XVI nas Américas
- Ciências e pseudociências:
Ciência x pseudociência
- A Biologia e sua formação histórica:
Linha do tempo da Biologia
- Wallace e o Brasil no séc. XIX:
Peixe do rio Negro coletado por Alfred Wallace há 160 anos é finalmente descrito
- Grupo de História da Ciência:
Fontes históricas das ciências físicas e biológicas
- Páginas variadas de interesse geral:
Links com várias fontes
- Prof. Dr. Roberto de Andrade Martins:
Portal de Pesquisas e Artigos de Roberto de Andrade Martins
- História da Biologia:
Parte 1
Parte 2
- Eureka, eureka realmente existiu?
Arquimedes e a coroa do rei: problemas históricos
- Ciência e epistemologia:
O que é a ciência, do ponto de vista da epistemologia?
- História da Química:
Timeline: history of Chemistry
- Alemanha e tecnologia:
Invenções da tecnologia alemã
- Filosofia e ensino de ciência:
Filosofia da ciência e ensino da ciência: uma analogia
- A natureza das Ciências:
A natureza da ciência na escola básica
- Thomas Kuhn:
Kuhn e a metafísica
- Paleontologia histórica:
Linha do tempo da paleontologia
- Livro da filosofia:
O Livro da Filosofia (alguns extratos)
- Galileu e alguns problemas históricos:
O mito de Galileu desconstruído
- Naturalistas dos séc. XVIII e XIX:
Naturalistas viajantes
- Cientistas do futuro:
The scientist of the future
- A natureza da ciência e a cidadania:
The role of the nature of science in citizen's education
- Newton e alquimia?
Sir Isaac Newton: O alquimista por trás do gênio
- Newton e as críticas de Hooke:
A teoria das cores de Newton e as críticas de Hooke
- Aves em Plínio e Aristóteles:
Descrições de aves: uma comparação entre Aristóteles e Plínio, o Velho
- O famoso "rinoceronte de Dürer":
O rinoceronte de Dürer e suas lições para a historiografia da ciência
- Aristóteles em Tetrabilos:
A influência de Aristóteles na obra astrológica de Ptolomeu
Se você tem interesse em estudar mais detalhadamente assuntos relacionados à biologia evolutiva e sistemática filogenética (SF), esta seção traz alguns materiais subsidiários importantes.
Muitos materiais não estão em língua portuguesa, principalmente os voltados à SF, uma vez que boa parte das pesquisas dessa área é realizada por investigadores estrangeiros; mesmo os pesquisadores brasileiros que publicam sobre SF o fazem, em geral, em língua inglesa. Fique à vontade para acessar os materiais de cada um dos links.
- Avaliação de espécies vegetais:
Arborização em canteiros e praças em Tuparetama, PE
- História Biogeográfica da Mata Atlântica:
Opiliões (Arachnida)
como Modelo para sua Inferência
- Já é Ano Novo do outro lado do mundo:
Hemisférios, estações do ano e fusos horários
- Ensinando biodiversidade:
Estilos de pensamento dos professores
- Descendo das árvores:
Clima, hábitat, nicho e as origens da humanidade
- "Algas" não existem:
As 'algas' e suas relações evolutivas
- Escalas e cladística:
Como a escala pode influenciar no ensino de sistemática filogenética?
- Evolução e crenças pessoais:
Análise da Controvérsia entre Evolução Biológica e Crenças Pessoais em Docentes de um Curso de Ciências Biológicas
- Teleologia aristotélica e Mayr:
La teleologia nella comprensione dell’evoluzione: un’analisi da Aristotele alle categorie teleologiche di Mayr
- Teleologia aristotélica e Darwin:
From Aristotle’s Teleology to Darwin’s Genealogy: The Stamp of Inutility
- Desconstrução de conceitos em evolução:
Deconstructing Evolution Education:The Relationship Between Micro- and Macroevolution
- Estudantes e conceitos sobre evolução:
Concepções alternativas de ingressantes em ciências biológicas sobre evolução: uma abordagem quantitativa e qualitativa
- Teleologia e biologia contemporânea:
A teleologia na biologia contemporânea
- Mentes teleológicas:
Teleological minds
- Conceitos de estudantes sobre evolução:
Still More “Fancy” and “Myth” than “Fact” in Students’ Conceptions of Evolution
- Tirinhas de "Niquel Náusea" e evolução:
Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Biologia: O caso Níquel Náusea no Ensino da Teoria Evolutiva
- Adaptação:
Adaptation
- Pensamento filogenético (Tree Thinking):
O pensamento filogenético no ensino de Biologia
- Erros conceituais sobre árvores filogenéticas:
College Students’ Misconceptions About Evolutionary Trees
Nesta seção, você terá acesso aos trabalhos finais de iniciação científica (relatórios, guias, checklists etc.) e de conclusão de curso orientados e/ou coorientados pelo prof. Fernando. Os trabalhos de IC invariavelmente têm alguma aplicação imediata local, na comunidade do campus IFSP-São Roque, e os TCCs dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental versam sobre temas variados.
- Destaque: Novas Normas da ABNT
- Artigo científico interessante sobre como escrever artigos científicos
Trabalhos de Iniciação científica
2012
- IC LCB-2012:
Diego Octavio Natalia Cerrone Araujo
Manutenção, catalogação e organização geral do Herbário IFSR
2013
- IC LCB-2013:
Bianca Roberta Catani Chagas
Laminário de botânica para as aulas práticas de botânica I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - campus São Roque
- IC TGA-2013:
Marlene Budemberg
Implementação da carpoteca e micoteca do Herbário IFSP - Herbário do Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque
- IC LCB-2013/2014:
Erik André de Oliveira Cristiane Zamperin Escanhoela Stephane Matias Valadão
Registro fotográfico e descritivo da flora arbórea da região central do município da Estância Turística de São Roque
- IC LCB-2013:
Guilherme Bastos Gomes
Confecção de material didático de Ciências e Biologia
2014
- IC Unicamp-2014:
Marcela D'Ambrosio
How to teach tree thinking to undergraduate students and dismiss the misleading idea of progress in evolution (coorientação com o prof. Dr. André Victor Lucci Freitas, Unicamp)
- IC LCB-2014:
Leticia Caroline de Brito Correia
Coleção viva de Bryophyta lato sensu e Pteridophyta lato sensu para as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque
- IC LCB-2014:
Mayara Eufrasio de Souza
Manutenção do Herbário IFSR
2015
- IC LCB-2015:
João Guedes Martins Junior
Guia fotográfico e chave de identificação das criptógamas vasculares ocorrentes na trilha principal e suas adjacências na Mata da Câmara, São Roque, SP
- IC LCB-2015:
Bruna Graziela Stravatti
Catalogação e criação de micoteca dos cogumelos (Fungi, Basidiomycota) decompositores de madeira ocorrentes na trilha principal e suas adjacências na Mata da Câmara, São Roque, SP
2016
- IC LCB-2016:
Iohana Barbosa de Oliveira
Implementação do Borboletário+Legal no IFSP câmpus São Roque: estudo das interações entre lepidópteros e plantas hospedeiras
- IC LCB-2016:
Beatriz Teixeira
Levantamento de espécies exóticas de angiospermas arbustivas ocorrentes na trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP): possíveis regiões de origem e interação com plantas autóctones
- IC LCB-2016:
Ramon Fernandes Biacnhi de Campos
Levantamento da avifauna da Mata da Câmara (São Roque, SP)
2018
- IC LCB-2018:
Paula Navajas Elen Cristiane Domingues
Levantamento de Ascomycota e Basidiomycota no câmpus São Roque do IFSP
- IC LCB-2018:
Gustavo Orlando Araujo
Ilustrações científicas e fotografias de fungos basidiomicetos no câmpus São Roque do IFSP
- IC LCB-2018:
Victor Yasunori Uehara Kamila Poliana Meira de Lima
Chaves on-line de identificação de famílias de cogumelos do câmpus São Roque do IFSP
2019
- IC LCB-2018/2019:
Murilo Enrique de Góes Dias
Levantamento da anurofauna no Parque Municipal Natural Mata da Câmara (São Roque, SP)
- IC LCB-2019/2020:
Wesley Osvaldo Leme de Almeida da Cruz (interrompida em mar. 2019)
Levantamento dos Basidiomicetos do Centro Educacional e Cultural Brasital
2020
- IC LCB-2020:
Johanna Maestrello Denzin Murilo Enrique de Góes Dias
Análise da representação dos cientistas em coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II utilizados nas redes municipal e privada de São Roque, SP
- IC LCB-2020:
Denise Gomes Rodrigues
O desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de História das Ciências no Ensino Fundamental II e Ensino Médio: revisão bibliográfica e sugestões de aplicabilidade
- IC LCB-2020:
Aurelio Vieira Domingues (interrompida em abr. 2020)
Levantamento da micobiota de basidiomicetos da região rural de Paiol Grande (Ibiúna, SP)
2021
- IC LCB-2021/2022:
Gabriel Vasquinho Ferrari Gustavo Alves Machado
Site: Catalogação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no município de São Roque, SP: divulgação de conhecimentos científicos por meio de e-book
Apresentação de trabalho durante a VII Semana da Biologia: Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC): conhecendo um pouco mais sobre a tendência alimentar que está ganhando espaço no Brasil
Publicação dos resultados na X Jornada de Produção Científica e Tecnológica
2022
- IC LCB-2022:
Natalia Rodrigues de Oliveira Pinto
Filmes de ficção científica como recursos didáticos para ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia
2023
- IC LCB-2022/2023:
Sarah Sette Saad
Bioconstruções: Uma alternativa sustentável para habitação utilizando materiais disponíveis na cidade de São Roque - SP
Melhor trabalho (menção honrosa)
2024
- IC LCB-2024:
Igor Alves da Silva
Chave dicotômica relacionada à sistemática, evolução e biologia dos dinossauros e seus semelhantes
Relatório parcial
- IC LCB-2024:
Luca Nalini Bortolato D'Alessandro
Testagem de diferentes substratos para crescimento de Pleurotus ostreatus (Jacq.) Kummer (Fungi, Basidiomycota, Pleurotaceae)
Apresentação durante a CIPATEC
Certificado de orientação de iniciação científica
2025
- IC LCB-2025:
Luca Nalini Bortolato D'Alessandro
Cultivo de cogumelos brasileiros em serrapilheira e resíduos orgânicos industriais
- IC Voluntária-LCB 2025:
Ellen de Camargo Campos
Vittória Christina Santos Rocha
Análise de casos na aplicação da Botânica Forense: evolução do uso de evidências vegetais em investigações criminais
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Trabalhos de Conclusão de Curso e Monografias de Pós-Graduação lato sensu
2013
- TCC-LCB 2013:
Ramiéri Moraes
Extratos naturais: Materiais alternativos para o ensino do equilíbrio ácido-base
- TCC-TGA 2013:
Magali Barreto Silva de Mendonça Cruz
Usos e costumes das plantas medicinais pela população do município de São Roque, SP
- TCC-TGA 2013:
Sandra Aparecida Reis
Plano de ações mitigadoras e de monitoramento ambiental na trilha 'Caminho das Águas' no complexo da Brasital, São Roque, SP
2014
- TCC-LCB 2014:
Carina Czerencha Genebra Thais alves do Amaral
Criação de protocolo para extração de DNA de Fungos Basideomicetos presentes na Mata da Câmara, São Roque/SP
- TCC-LCB 2014:
Cristiane Zamperin Escanhoela
Impactos Ambientais causados por trilhas e/ou uso público em unidades de conservação
- TCC-LCB 2014:
Beatriz Gonçalves Cazetta Daniel Januário da Silva
Plantas medicinais: Tratamentos Fitoterápicos e Homeopáticos
- TCC-TGA 2014:
Armando Palazzi Jr.
Proposta de devolução das terras ao planeta após o uso via SAF: uma teoria com viabilidade econômica e ecológica para garantir o futuro
- TCC-LCB 2014:
Erik André de Oliveira Olivia Hessel Rocha
Preservação de espécies do Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade: proposta para diminuição da mortalidade por atropelamento na avenida Itavuvu (Sorocaba, SP)
- TCC-LCB 2014:
Gabriela Zominhani Santana
Chave de identificação e um aplicativo de web com as espécies do arboreto do IFSP
Adendo ao TCC: Chave on-line
2015
- TCC-TGA 2015:
Lucas Candido Estefani [TCC interrompido em jan. 2016]
Compostagem de bitucas de cigarro: obtenção de adubo orgânico
- TCC-LCB 2015:
Guilherme Bastos Gomes
Filogenética: análise e proposta de material didático para o ensino fundamental II
- TCC-LCB 2015:
Bruna Graziela Stravatti
Levantamento dos fungos decompositores de madeira (Fungi, Basidiomycota) na Mata da Câmara, São Roque, SP
- TCC-LCB 2015:
Mateus de Fraga Rodarte
Ensino de sistemática filogenética para alunos do ensino fundamental II
- TCC-LCB 2015:
Bianca Roberta Catani Chagas [TCC interrompido em jan. 2016]
Uso de recursos fotográficos para o ensino de Botânica
2016
- TCC-TGA 2016:
Caio Gabriel Marques de Sousa
A questão ambiental e o livro didático: análise de temas transversais a educação ambiental no ensino de geografia
- TCC-LCB 2016:
Leticia Caroline de Brito Correia
Levantamento de Bryophyta lato sensu na Mata da Câmara (São Roque, SP)
- TCC-TGA 2016:
Susi Leme de Moura
Confecção de sementoteca e carpoteca com material biológico da Mata da Câmara (São Roque, SP)
- TCC-LCB 2016:
César Henrique Trindade
A Sistemática Filogenética como ferramenta didática para o ensino de Botânica
- TCC-LCB 2016:
Phelipe de Souza Celso Fernandes dos Santos
Levantamento florístico de uma área contígua à Reserva do Morro Grande, em Cotia-SP
- TCC-LCB 2016:
Ramon Bianchi Fernandes
Biologia de Tyto furcata Temminck, 1827 em São Roque, SP
2017
- TCC LCB-2017:
João Victor Ferreira Lima [TCC interrompido em jan. 2018]
Formação do professor de ciências e biologia: dos cursos de História Natural às Licenciaturas atuais
- TCC-LCB 2017:
Angelica Manzini Santos Pollyanna Costa "Glossário ilustrado de botânica: subsídios para aplicação no ensino":
TCC fracionado em partes: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5
Publicação de e-book: Clique aqui
- TCC-LCB 2017:
Iohana Barbosa Pereira Omine Rodrigo Soares dos Santos
Lepidópteros e suas plantas hospedeiras: estudo preliminar da relação inseto-planta na trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP)
- TCC-LCB 2017:
Mariana Aparecida Stravatti
Levantamento florístico de Pteridophyta lato sensu em uma área particular no distrito de São João Novo (São Roque, SP)
- TCC-LCB 2017:
Mayara Eufrasio de Souza
Potencialidades do uso de jogos didáticos para apropriação de conhecimentos em Ciências
- TCC-LCB 2017:
Samuel Elias Vasconcelos Menezes
"Acidentes com animais peçonhentos em São Roque: subsídios para educação ambiental":
TCC fracionado em partes: Parte 1 | Parte 2
2018
- TCC-LCB 2018:
Rafael Luccas
Importância da metodologia democrática e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
- TCC-LCB 2018:
Felipe Adriano Cavalcante Silva Andreia de Jesus Fernandes Rocha [TCC interrompido em jan. 2019]
Dificuldades no ensino de Ciências: levantamento de hipóteses e propostas de trabalho
- Monografia de Especialização IFSP-2018:
Luiz Fabio Dimov
A importância da extensão universitária na formação contínua de professores da educação básica: Concepções, Motivações e Contribuições para a Prática Docente
2019
- TCC-LCB 2019:
Catarina Fantini Fernandes
Potencial de Cactaceae do Brasil como PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais): Revisão bibliográfica
- TCC-LCB 2019:
Cícero Patrício Feitosa
Ilustrações científicas: técnicas que podem ser utilizadas para representar animais e plantas em descrições científicas
- TCC-LCB 2019:
Elen Cristiane Domingues Paula Navajas
Levantamento de Fungi (Basidiomycota) do IFSP câmpus São Roque e protocolos de extração de DNA
- TCC-LCB 2019:
Matheus Rodrigues de Sousa
A homossexualidade do ponto de vista genético: o que diz a sistemática filogenética a respeito?
- TCC-Técnico em Meio Ambiente IFSP-2019:
Ana Laura de Souza Fachin Reis Karoline Roberta Carvalho da Rosa Marilia Soto Marcicano
Bidens pilosa L. (Asteraceae): Aplicação de receita e consumo no IFSP Câmpus São Roque
- Monografia de Especialização 2019:
Márcio Donizete Pereira
Os jogos no Ensino de Ciências: Suas possibilidades de aplicações e suas limitações
2020
- TCC-LCB 2020:
Wesley Osvaldo Leme de Almeida da Cruz [TCC interrompido em abr. 2020]
Levantamernto da flora espermatofítica do Centro Cultural e Histórico Brasital (São Roque, SP)
- TCC-LCB 2020:
Johanna Maestrello Denzin
Concepções sobre o termo 'cientista': análise de descrições de alunos da educação básica e do ensino superior
2021
- TCC-TGA 2021/2022:
Aline Teixeira Coelho
Etnobotânica de plantas medicinais: um estudo no município de Cananéia/SP
- TCC-LCB 2021:
Isabela de Lima [TCC interrompido em nov. 2021]
Conhecimentos tradicionais e científicos a respeito da ayahuasca
- TCC-LCB 2021:
Amanda Souza de Lima Leticia Ribeiro dos Santos
Percepção e divulgação de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) no estado de São Paulo: Estudo de dados a partir de formulários eletrônicos
2022
- Monografia de Especialização IFSP-2019/2022:
Isadora de Carvalho
Frutas brasileiras: ferramentas educacionais para a preservação ambiental e reconhecimento de espécies nativas
- TCC-LCB 2022:
Aurélio Vieira Domingues
Levantamento bibliográfico do conhecimento popular e científico acerca das plantas medicinais fitoterápicas mais comuns na região de Ibiúna-SP
- TCC-LCB 2022:
Gabriel Vasquinho Ferrari
Herbivoria de insetos no estrato herbáceo no Parque Natural Municipal Mata da Câmara (São Roque-SP)
2023
- Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
Matheus Rodrigues de Sousa
Uso de Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental: Possibilidades de aplicação em História das Ciências com enfoque na temática vacinação
- Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
Letícia da Silva Santos
Paleontologia nas escolas de São Paulo: análise de livros didáticos de Biologia
- Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
Victor de Moura Lobo
Proposta didática de jogo de tabuleiro/escape-room para auxílio no ensino de biologia evolutiva e estudo de costumes e curiosidades das populações antigas de hominídeos
- Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
Caroline de Lima Machado
O uso de história em quadrinhos para o ensino de Ciências Biológicas
- Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
Belisa de Moraes Lobo Eusébio
Desenho Universal de Aprendizagem: considerações e possibilidades de
aplicação no ensino de Ciências
- Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
Matheus Ribeiro Zambardino
Lacunas formativas sobre avaliação: reflexos na prática docente
Comprovante de envio ao Conict
2024
- TCC-LCB 2023/2024:
Marina Cordovil de Oliveira
Arte e ilustração científica na Renascença: a arte como linguagem científica [TCC interrompido em abril de 2024]
Artigo: Rumo ao "Homo aestheticus": os aspectos evolutivos do comportamento artístico
Segundo melhor trabalho (menção honrosa)
- TCC-LCB 2023/2024:
Ítalo Fazzani
O primeiro povoamento sul-americano: As sociedades humanas na Pré-História da região do Parque
Nacional da Serra da Capivara, PI
- TCC-LCB 2024:
Igor Alves da Silva
Paleoartes: subsídios para ensino e aprendizagem de Paleontologia [TCC completo]
Paleoartes: subsídios para ensino e aprendizagem de paleontologia [Apresentação de trabalho em evento científico]
Melhor trabalho (menção honrosa) na categoria biologia
- Monografia de Especialização IFSP-2023/2024:
Gabriel Vasquinho Ferrari
Contextualizando o ensino de vírus por meio de um episódio histórico: um olhar sobre a varíola humana
- Monografia de Especialização IFSP-2023/2024:
César Henrique Trindade
Proposta de Modelos didáticos para o ensino de Ciências/Biologia
- TCC-Técnico em Meio Ambiente IFSP-2024::
Davi da Silva Ferreira dos Santos
David Renato Brandão
Murillo da Silva Ferreira dos Santos
Abrasileirando temperos: substitutos nativos para temperos exóticos
Melhor trabalho (menção honrosa) na categoria alimentos
2025
- TCC-LCB 2025:
Ellen de Camargo Campos
Proposta de criação de uma plataforma para ensino de botânica
- TCC-LCB 2025:
Christopher Camargo
Utilização e influência do peiote (Lophophora williamsii, Cactaceae) nos povos originários mexicanos Wixarica: uma análise comparativa com outras mitologias
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Esta seção lista as produções acadêmicas do prof. Fernando, em coautoria com outros colaboradores.
Clique nos ícones coloridos a seguir para ter acesso ao conteúdo.
- Caso queira acessar outros materiais, clique neste link.
- No Domínio Público também podem ser acessados materiais.
- Divulgação de material em sites variados: Coletânea de textos.
- Artigo científico interessante sobre como escrever artigos científicos.
Publicações de livros e materiais didáticos
Autoria de material didático (vídeo promocional):
Prof. Fernando fala sobre sala de aula e autoria de materiais didáticos
Ensino Fundamental II - Ciências
Ensino Fundamental II - "Viver Juntos - Ciências" (1ª edição)
Ensino Fundamental II - "Universos - Ciências" (1ª edição)
Ensino Fundamental II - "Universos - Ciências" (2ª edição, PNLD-2017)
Ensino Médio - Biologia
"Ser Protagonista - Biologia" (1ª edição, PNLD-2012)
"Ser Protagonista - Biologia" (2ª edição, PNLD-2015)
"Ser Protagonista - Biologia" (3ª edição, PNLD-2018)
- Livro 1 (3a edição)
- Livro 2 (3a edição)
- Livro 3 (3a edição)
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Publicações da área de educação/ensino
Pós-doutorado
Relatório de estágio de pós-doutoramento na Universidade do Minho (Portugal)
Declaração de conclusão de estágio
Aprovação no Comitê Científico da Universidade do Minho
Doutorado
Parte 1
Parte 2
Errata
Segunda licenciatura (Letras - Português-inglês)
Acesse aqui
Ensino de Ciências
- Representação de cientistas:
Análise da representação de cientistas em três coleções de livros didáticos do ensino fundamental II utilizadas na rede municipal de São Roque (SP) e região (Páginas 6 a 16)
- Ensino e pesquisa na educação básica:
Research Learning With Two Sixth-Year Classes at Tetsu Chinone School in São Roque (Sao Paulo State, Brazil) (Páginas 109 a 118)
- Investigação por pesquisa:
Investigação participativa no ensino por pesquisa com turmas de 6° ano da escola EMEF Tetsu Chinone em São Roque - SP (trabalho completo apresentado durante o Cecifop - 2017)
- Investigação participativa:
Investigação participativa no ensino por pesquisa com turmas de 6o ano da Escola EMEF Tetsu Chinone em São Roque, SP (pôster apresentado durante o Eneci - 2017)
- Ciências no ensino fundamental:
A disciplina ciências no ensino fundamental II: um estudo de caso com alunos de uma escola municipal de Cubatão, SP (Páginas 105 a 120)
- Atividades didáticas de genética:
Revista Genética na escola: análise das propostas de atividades didáticas (2006-2015)
Ensino de Botânica
- Botânica e educação infantil:
Botânica na Educação Infantil: relato de trabalho com árvores de uma escola municipal em Campinas (São Paulo, Brasil) [p. 10 a 23 ]
- Ensino de botânica e educação ambiental:
"(Re)descobrindo as raízes" e "plantas do cotidiano": diálogos entre o ensino de botânica e a educação ambiental na formação inicial de docentes [Capítulo 6, p. 93 a 114]
Comunicação oral
- Trabalho com botânica na educação infantil:
As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na Educação Infantil
- Vídeo de lançamento do dossiê da Mata da Câmara:
Biodiversidade da Mata da Câmara (vídeo de lançamento)
- Ensino de botânica e material didático:
Ensino de botânica e materiais didáticos: quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque
- "Briófitas" e "Pteridófitas":
Coleção viva de Bryophyta lato sensu e Pteridophyta lato sensu: materiais didáticos para o ensino de botânica
- Ensino de botânica em uma UC:
Ensinando Botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do Parque Ecológico Cotia Pará, em Cubatão-SP (Páginas 5 a 6)
- Botânica em Portugal e no Brasil:
Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001-2010)
- Ensino de botância com PBL:
Enhancing botanical contents teaching and learning with Problem/Project-based Learning (PBL) approaches: a report of Brazilian experiences at a federal institution in Sao Paulo State
- Relato de experiência em aulas práticas de botânica:
Relato de experiência: guia fotográfico de aulas práticas de botânica e laminário de botânica
Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
- Projeto educacional 1:
Desenvolvimento do projeto "Motivação educacional" na EMEF Tetsu Chinone pelo PIBID-IFSP, subprojeto São Roque
- Projeto educacional 2:
Desenvolvimento do projeto "Afetividade e sexualidade" na EMEF Tetsu Chinone (Pibid/IFSP)
- Atividades experimentais e sua importância:
Importância das atividades experimentais implementadas durante o Pibid-Capes em uma unidade escolar de Ensino Fundamental II em São Roque, SP
- Projeto educacional 3:
"Help, Pibid": análise de um dos subprojetos do Pibid-IFSP-Capes em São Roque, SP
- PIBID na visão dos agentes envolvidos 1:
Análise do Pibid pela EMEF Barão de Piratininga, São Roque, SP: visão dos alunos, da professora supervisora e da equipe gestora da escola
- PIBID na visão dos agentes envolvidos 2:
Análise qualitativa e quantitativa das ações do Pibid realizadas na EMEF Barão de Piratininga em São Roque (SP)
- PIBID na visão dos agentes envolvidos 3:
Percepção da interferência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na opinião de alunos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque - SP
- Relato de experiência em aulas de ensino fundamental II:
Aulas aplicadas nas turmas de sexto e sétimo anos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque – SP: relato de experiência (p. 21-27)
Ensino por meio de jogos
- Ciências e jogos:
Didactic games and knowledge acquisition in Sciences: a case report (páginas 272 a 277)
- Jogo didático para ensino de ecologia:
Potencialidades do jogo "Presa-Predador" para a aprendizagem em curto e longo prazo do tema 'Cadeia Alimentar' (Páginas 251 a 255)
Multidisciplinar e EaD
- Música e meio ambiente:
Projeto Watu
- Histórias em quadrinhos e ensino de biologia:
O uso de história em quadrinhos para o ensino de Ciências Biológicas
- Dez anos da revista Scientia Vitae:
Celebração da Ciência e do Conhecimento: Dez anos da Revista Scientia Vitae
- Saberes docentes:
Saberes docentes e sua aplicação na prática profissional: reflexões e considerações sobre o saber experiencial
- Histórias e lendas do folclore japonês:
Algumas histórias e lendas do folclore do Japão
- Pandemia de Covid-19:
Diagnóstico de estudantes do IFSP São Roque durante a pandemia do Covid-19 de 2020
- Música, arte e história - o relato de um curso de extensão?
Música, arte e história: a experiência com um curso de extensão no Instituto Federal de São Paulo, câmpus São Roque
- Tradução de livro de informática:
Windows 3.1 para Leigos (Tradução de material instrucional)
- O fórum livre em um curso em EAD:
O fórum livre como recurso de melhoria da relação tutor-aluno no ambiente virtual: a experiência do "Bote a boca no trombone...!"
- O fórum livre em um curso em EAD (em inglês):
The open forum as an improving tool between tutor and student within the virtual learning environment: a case study with two pedagogy classrooms in Santos, Brazil
- Aids e adolescentes:
Escola, Aids e adolescentes
- Fotografias da Cipatec e IX Semana da Biologia 2024:
Minicurso PANC e mesa de abertura
- Anais e resumos da Cipatec (2024-2016):
Pesquisa, ensino e inovação: As bases do desenvolvimento acadêmico de qualidade
- Anais e resumos da Cipatec (2013):
A produção pedagógica, científica e tecnológica do campus São Roque do IFSP
- Anais e resumos da Cipatec (2012):
Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica do IFSP campus São Roque: construindo e divulgando o conhecimento técnico-científico para a sociedade
- Cipatec 2024 e IX Semana da Biologia:
Anais e Resumos da Cipatec 2024 e IX Semana da Biologia
Prefácio da IX Semana da Biologia
Áudio do Prefácio
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Publicações da área de ecologia/meio ambiente
Educação ambiental
- Museus do Aquecimento Global:
Projeto educacional-ambiental realizado em 2008
- Bioconstruções: uma alternativa sustentável para habitação utilizando materiais disponíveis em São Roque, SP:
Artigo
Melhor trabalho (menção honrosa)
- Atividades de Educação Ambiental nas áreas verdes do Instituto Federal de São Roque, câmpus São Roque (IFSP-SRQ):
Artigo
Melhor trabalho (menção honrosa)
- Graduação e ensino de botânica:
"(Re)descobrindo as raízes" e "plantas do cotidiano": diálogos entre o ensino de botânica e a educação ambiental na formação inicial de docentes [Capítulo 6, p. 93 a 114]
As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na educação infantil
- Vertebrados da Mata da Câmara:
Vertebrados da Mata da Câmara: guia visual e
fotográfico
- Resíduos e descarte:
Conscientização acerca do descarte de e-lixo com alunos do 1º ano de um curso técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
- Educação ambiental e aquaponia:
Educação Ambiental por meio de um sistema de aquaponia em uma escola municipal de São Roque, SP
- Júri simulado e educação ambiental:
A utilização do júri simulado para abordagem do desmatamento da Amazônia no 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
- Atropelamento de fauna silvestre:
Propostas para redução da mortalidade por atropelamento da fauna silvestre na Avenida Itavuvu, Sorocaba - SP
- Trilha principal da Mata da Câmara:
Diagnóstico e sugestões de monitoramento da trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP)
- Economia e meio ambiente:
Economia para um mundo lotado de gente (Páginas 49 a 75)
- A dualidade homem x meio ambiente:
O homem e o meio ambiente: a dualidade ser x estar
- Para que a gente tem educação ambiental?
Educação ambiental... para quê?
- Desconstruindo o mundo global:
(Des)construção do mundo global
Conservação/preservação
- Borboletas da Mata da Câmara:
Principais famílias e representantes
- Vertebrados da Mata da Câmara:
Vertebrados da Mata da Câmara: guia visual e
fotográfico
- Aranhas da Mata da Câmara:
Aranhas da Mata da Câmara: Guia de campo ilustrado
- Biodiversidade da Mata da Câmara:
Biodiversidade da Mata da Câmara (vídeo de lançamento)
Dossiê "Biodiversidade da Mata da Câmara"
- Anuros, aves e mamíferos da Mata da Câmara:
Guia fotográfico das espécies de anuros, aves e mamíferos da Mata da Câmara (Escrito por Anna Laura dos Santos Lima, Julia Viola Franco e Kayane Maciel
- A importância da biodiversidade:
A importância da biodiversidade
- III Congresso de Pesquisas Ambientais:
Anais do III Congresso de Pesquisas Ambientais
- Coruja de igreja ou suindara em São Roque:
Biologia de Tyto furcata Temminck, 1827: estudo de caso em São Roque, SP (Páginas 203 a 207)
- Lepidópteros e plantas na Mata da Câmara:
Lepidópteros e suas plantas hospedeiras: estudo preliminar da relação inseto-planta na Mata da Câmara (Páginas 33 a 40)
- Consumo de taioba:
Caracterização do consumo da folha de taioba (Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott) pela população da região pericentral do município de São Roque, SP
- Arborização urbana:
Qual é a importância da arborização urbana?
- RPPN no litoral norte de São Paulo:
RPPN Rizzieri - São Sebastião, SP (Páginas 56 a 59)
- Avifauna no IFSP campus São Roque:
Guia fotográfico: avifauna no entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque
- RPPN da Mata Atlântica:
Minha terra protegida: histórias das RPPN da Mata Atlântica (Páginas 224 a 231)
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Publicações da área de botânica e micologia
Parque Natural Municipal Mata da Câmara [inclui dados de zoologia, também]
- Trilha principal da Mata da Câmara:
Diagnóstico e sugestões de monitoramento
- Biodiversidade da Mata da Câmara:
Dossiê em três partes: flora, funga e fauna
- Criptógamas avasculares (Bryophyta lato sensu:
Levantamento das "briófitas"
Brioflora da Mata da Câmara
- Formas liquênicas na Mata da Câmara:
Levantamento quantitativo
- Levantamento dos fungos decompositores de madeira:
Basidiomicetos da Mata da Câmara
- Identificação de fungos basidiomicetos:
Formulação de banco de DNA
- Catalogação e criação de micoteca dos cogumelos decompositores de madeira:
Trilha principal e suas adjacências
- Criptógamas vasculares:
Guia fotográfico e chave de identificação
- "Pteridófitas" em São Roque:
Terrestres e rupícolas
- Frutos e sementes:
Guia fotográfico
Confecção de sementoteca e carpoteca
- Levantamento de espécies exóticas de angiospermas arbustivas:
Trilha principal da Mata da Câmara
- Borboletas:
Principais famílias e representantes
- Interação inseto-planta:
Lepidópteros e suas plantas hospedeiras
- Lepidópteros e suas plantas hospedeiras:
Estudo preliminar da relação inseto-planta na trilha principal da Mata da Câmara
- Herbivoria de insetos:
Plântulas: ecologia da interação inseto-planta
- Levantamento da anurofauna:
Sapos da Mata da Câmara
- Levantamento da avifauna:
Aves da Mata da Câmara
- Vertebrados da Mata da Câmara:
Guia visual para anfíbios, mamíferos e aves
Material didático
- Aranhas da Mata da Câmara:
Guia visual
Etnobotânica e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)
- Iniciativa Amazônia (Amazônia+10):
Projeto pau-cravo
- PANC em São Roque:
Levantamento de espécies de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) em São Roque - SP (Páginas 208 a 226, Capítulo 12)
- Comidas autóctones ou alóctones?
Comida made in Brazil: será?
- Desenhos e ensino de botânica:
(Re)descobrindo as raízes e plantas do cotidiano: memórias, desenhos e o ensino de botânica
- Terrários e ensino de educação ambiental:
A utilização de terrários como instrumento no ensino de Educação Ambiental
- Relato de uma horta PANC:
“Atitude PANC”: resultados preliminares e histórico de implantação de uma horta de plantas alimentícias não convencionais no câmpus São Roque
Link direto para o trabalho completo: Páginas 117 a 122
- Picão preto:
Bidens pilosa L. (Asteraceae): aplicação de receita e consumo no IFSP câmpus São Roque
Link direto para o trabalho completo: Páginas 58 a 62
Botânica e livros didáticos/manuais escolares
- Botânica na Educação Infantil:
O trabalho sobre árvores com crianças pequenas em uma escola municipal em Campinas (São Paulo, Brasil) (cap. 26, p. 280-292)
- As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na Educação Infantil:
Artigo completo
Artigo na coletânea (p. 361-373)
- Botânica em material didático português:
Botany in Portuguese textbooks: Analysis of seven Biology books for High School students
Botany in Portuguese textbooks: Analysis of seven Biology books for High School students (texto completo, páginas 141 a 153)
- Botânica escolar em Portugal:
A Botânica Escolar nos Ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo) no Último Século em Portugal: Análise de Manuais Escolares de Ciências da Natureza. Revista de Educação
- Botânica e seus problemas em material didático:
Botany in basic education textbooks: conceptual issues regarding simplifications and complexifications in Brazil and Portugal
Micologia
- Basidiomicetos 1:
Fungos basidiomicetos do IFSP campus São Roque: representação em desenhos científicos e identificação por meio de chaves dicotômicas
- Basidiomicetos 2:
Basidiomicetos do IFSP câmpus São Roque: dados preliminares sobre chaves dicotômicas e ilustrações científicas
- Basidiomicetos 3:
Levantamento de fungos (Fungi, Basidiomycota) do IFSP campus São Roque: checklist preliminar
- Basidiomicetos 4:
Occurrence of Basidiomycete Fungi at a Brazilian southeastern semi-deciduous forest fragment in Sao Roque (Sao Paulo State, Brazil) (Página 53)
Levantamentos de flora, checklists e guias fotográficos
- "Pteridófitas" em São Roque:
Criptógamas vasculares: licófitas e monilófitas terrestres e rupícolas ocorrentes em São Roque, SP
- Espermatófitas do campus São Roque:
Guia fotográfico das espermatófitas do câmpus São Roque do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
- Espécies arbóreas de angiospermas e chave com características vegetativas:
Angiosperms tree species: use of identification keys based on vegetative features in an Android application and a website (Páginas 122 a 130)
- Árvores nativas e exóticas na região central de São Roque:
Árvores nativas e exóticas plantadas na área pericentral da região urbana de São Roque, SP
- Biodiversidade arbórea urbana em São Roque:
Levantamento preliminar da biodiversidade arbórea urbana da região central de São Roque, SP
- Formas liquênicas na Mata da Câmara:
Levantamento quantitativo das formas liquênicas que ocorrem na Mata da Câmara, São Roque - SP, em três diferentes microambientes
- Checklist de espécies arbóreas no campus São Roque:
Checklist of trees at the Sao Roque campus, Federal Institute of Sao Paulo
- Chave de identificação com base em características vegetativas:
Chave de identificação com base em características vegetativas das espécies arbóreas do campus São Roque em aplicativos web e Android
- 66o Congresso Nacional de Botânica:
Resumos publicados durante o 66º Congresso Nacional de Botânica (Páginas 357 e 937)
- Árvores de São Roque:
Árvores de São Roque: catálogo das espécies da área urbana central do município
- Levantamento das espécies de Fabaceae no Morro do Japuí:
Levantamento florístico de leguminosas arbustivas e arbóreas de um remanescente de Mata Atlântica em São Vicente, São Paulo (Texto em HTML)
Levantamento Florístico de Leguminosas arbustivas e arbóreas de um remanescente de Mata Atlântica em São Vicente, São Paulo (Texto em PDF com digitalização do relatório FAPESP original)
- Espécies arbóreas da RPPN Rizzieri:
Composição florística do estrato arbóreo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rizzieri, São Sebastião-SP
Coleções botânicas
- Herbário IFSR do IFSP campus São Roque:
O Herbário IFSR e sua importância científica e educacional (Páginas 15 a 23)
The scientific importance of the IFSR Herbarium and its associate collections (Página 50)
Coleções biológicas e sua importância: exsicatas depositadas no Herbário IFSR (Herbário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)
Materiais instrucionais e mostras (feiras) botânicas
- Oficina "Estudando espécies vegetais"
Semana da Gestão Ambiental - 2024
- Glossário ilustrado de botânica:
Glossário ilustrado de botânica: subsídio para aplicação no ensino
Confecção de glossário ilustrado como subsídio para aplicação no ensino de botânica (Páginas 261 a 264)
- Mostra "Botânica +Legal" da disciplina de Botânica Contextualizada:
Mostra "Botânica+Legal": dos alunos, para os alunos (Páginas 265 a 268)
- Laminário de botânica:
Laminário de botânica para as aulas práticas de botânica I e botânica II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque
- Ensinando botânica em uma UC em Cubatão:
Ensinando botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do parque ecológico Cotia Pará (Cubatão, SP) (Páginas 95 a 105)
- Ensinando botânica por meio de metodologia democrática e colaborativa:
Botany on the spot: collaborative production of didactic material for Elementary and High School students
Metodologias de ensino democráticas e colaborativas no processo de ensino e aprendizagem de botânica na Educação Superior
Teaching and learning Botany with a democratic and collaborative teaching approach: a report with Undergraduate students
Enhancing botany teaching and learning with Problem/Project-based Learning (PBL) approaches at a federal institution in Sao Paulo State, Brazil: Texto simples | Artigo completo (pág. 103-108)
Metodologia de ensino democrática e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem de botânica na educação superior (Capítulo 32, páginas 357 a 366)
Teaching and learning of botany with a research investigation approach and collaborative production of didactic material
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Publicações da área de evolução, sistemática filogenética e biogeografia
Evolução e teleologia
- Arte e ciência:
Rumo ao "Homo aestheticus": os aspectos evolutivos do comportamento artístico: Artigo
Segundo melhor trabalho (menção honrosa)
- Raças humanas existem?
O Pensamento Eugênico e a Validade das “Raças Humanas” no Século XXI
- Dificuldades no ensino de evolução por conta da teleologia:
Difficulties in teaching evolution due to the influence of teleology
The influence of teleology in the comprehension of evolution and its consequences to education: an analysis from Aristotle to Mayr’s teleological categories
A compreensão da evolução por estudantes de biologia
Concepções alternativas de ingressantes em Ciências Biológicas sobre evolução: uma abordagem quantitativa e qualitativa
Sistemática filogenética
- "Caixa de Pandora":
Uma ferramenta didático-pedagógica para o ensino e a aprendizagem de classificação biológica
Segundo melhor trabalho (menção honrosa)
A importância da cladística para o ensino de Biologia
Anais e Resumos do 6o Compog (p. 261 a 269)
- Eugenia e raças humanas:
O pensamento eugênico e a validade das "raças humanas" no século XXI
Link direto para o trabalho completo: Páginas 137 a 145 (Trabalho premiado na categoria Biologia)
- Cladística e múltiplas sexualidades:
A sistemática filogenética e as múltiplas sexualidades na teoria do polimorfismo do equilíbrio: uma breve revisão bibliográfica
- Evolução do comportamento homossexual:
Comparação filogenética entre primatas antropoides
Link direto para o trabalho completo: Páginas 123 a 128
- Ensino de cladística na região de São Roque:
Algumas perspectivas de professores da região de São Roque (SP) quanto à sistemática filogenética e seu ensino (página 93). Documento também disponível no link: Anais do IX ENFOCO
- Investigating how undergraduate Biological Sciences students understand tree-thinking:
Results from two Brazilian institutions: Texto simples
Artigo completo (pág. 204-209)
- Cladística e ensino fundamental II:
O pensamento filogenético no ensino fundamental II: relato de uma atividade lúdico-metafórica
- DNA barcode:
DNA barcoding: técnicas e aplicações
- Cladística em livros didáticos:
Análise de conteúdos de sistemática filogenética em livros didáticos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio
- Compreensão do tree thinking:
Investigating how undergraduate Biological Sciences students understand tree-thinking: results from two Brazilian institutions
- Cladística e formação de professores:
Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia (Páginas 73 a 83)
- Evolução e cladística entre Brasil e Itália:
Um panorama do ensino de evolução e do pensamento filogenético na escola básica do Brasil e da Itália: uma análise comparativa de currículos e livros didáticos (Páginas 102 a 109)
Biogeografia
- Borboletas da Mata da Câmara:
Principais famílias e representantes
- Biodiversidade na Mata da Câmara:
Dossiê "Biodiversidade da Mata da Câmara"
- Avifauna no campus São Roque:
Levantamento da avifauna no entorno do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)
- Quilópodes do Brasil:
Breve síntese da situação taxonômica dos quilópodes (Myriapoda, Arthropoda) e identificação dos gêneros do Brasil
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Publicações da área de história da ciência e da tecnologia
História das Ciências e livros didáticos/manuais escolares
- História da Ciência em Portugal:
História da Ciência no Ensino Secundário em Portugal: análise de manuais escolares (2011 a 2018) (Páginas 134 a 143)
Se quiser acessar o DOI do capítulo, clique aqui
- História da Ciência e jogo didático:
O desenvolvimento de um jogo didático de História da Ciência para os Ensinos Fundamental II e Médio: revisão bibliográfica e sugestão de aplicabilidade (artigo em PDF)
O desenvolvimento de um jogo didático de História da Ciência para os Ensinos Fundamental II e Médio: revisão bibliográfica e sugestão de aplicabilidade (vídeo)
- Botânica no ensino médio:
A Botânica no ensino médio: será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas?
- Livros didáticos e história da ciência em Portugal:
History of science in secondary education in Portugal: analysis of textbooks (2011-2018) (Página 181)
Texto completo : acesse este link
History of Science in secondary education in Portugal: analysis of textbooks (2011-2018) (abstract, páginas 181 a 182)
- Desenhos científicos e o samba de coco:
Desenhos científicos e o samba de coco: ensinando botânica através da história das ciências e da cultura popular (Páginas 256 a 276)
Historical scientific drawings and the 'Samba de Coco': teaching botany through the history of science and popular culture (Página 94)
- História da Botânica no livro didático:
A história da Botânica e o ensino de Botânica no livro didático de Biologia do Ensino Médio no Brasil: é possível propor novas abordagens?
História das Ciências e filmografia
- Filme O Jardineiro Fiel:
Cine y Ciencia: O Jardineiro Fiel
- Filme Contato:
Contact: the scientific woman in the movies (Páginas 80 a 92)
Contato (1997): a imaginação e o conhecimento científico
História das Ciências e aspectos filosófico-epistemológicos
- Natureza da Ciência e Características da Ciência:
Inclusão de elementos filosóficos e históricos no ensino de ciências: entre NOS (nature of science) e FOS (features of science) (Páginas 40 a 57)
Politics, Economy, Society, Philosophy and Science: Historical Correlations in the 1800s
- Os modelos da origem da vida na Terra:
Los modelos del origen de la vida en la Tierra (Entrevista: páginas 81 a 86)
- Reflexões sobre a consciência e o tempo:
Reflexiones en torno a la conciencia y el tiempo (Entrevista: páginas 54 a 68)
Triaga brasílica
- Defesa de mestrado:
Nota máxima na dissertação e na defesa
- Receita jesuítica do Colégio da Bahia do séc. XVIII:
As plantas brasileiras, os jesuítas e os indígenas do Brasil: história e ciência na Triaga Brasílica (séc. XVII-XVIII)
Indigenous People, Jesuits & the Green Pharmacopoeia in Brazilian Lands: The Secrets of Triaga Brasilica
As plantas medicinais da Triaga Brasilica: considerações preliminares
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O prof. Fernando é professor visitante, pesquisador e colaborador junto ao PECIM desde novembro de 2015, lotado no DEPRAC-FE Unicamp com a matrícula 309205. Clique aqui para acessar a declaração de tempo de colaboração no PECIM.
- Orienta estudantes de mestrado e doutorado, além de participar como professor no módulo "Ciclos biogeoquímicos" da disciplina EC-300 - Ciclos.
- Participou, também, do grupo Formar.
- Clique aqui para acessar fotografia dos orientandos (março de 2017).
- Destaque: Novas Normas da ABNT
- Artigo científico interessante sobre como escrever artigos científicos
- Zero GPT: confira se textos foram escritos com inteligência artificial
Clique nos ícones coloridos a seguir para ter acesso às orientações.
Orientações de Mestrado
Co-orientador: Prof. Dr. Fernando Guimarães
Em andamento:
- Edivania Fernandes Belote:
Educação Infantil e ensino de Ciências: explorar e investigar a queda dos corpos
- Angelica Carrillo Silva:
Ciência e Arte: Natureza da Ciência no Ensino Fundamental através das obras de Joseph Wright of Derby (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
- Gabriel Vasquinho Ferrari:
Problemáticas da impercepção botânica durante a formação no Ensino Básico:
Perspectivas históricas da trajetória da Scientia amabilis à Scientia neglecta (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
Concluídas:
- Marcela D'Ambrosio:
Teaching evolution at Brazilian and Italian Basic School: a comparative analysis of textbooks
- Mateus de Fraga Rodarte:
Potentialities of continuing education with the theme of phylogenetic systematics for teachers of science and biology
- Aline Tatiana Ribeiro Venerando:
As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na educação infantil (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
- Thailine Aparecida de Lima:
História das Ciências no Ensino de Ciências: plantas medicinais das expedições ao Império português (Séculos XVIII-XIX) como subsídios à Formação de Professores (co-orientador)
- Josane Batalha Sobreira da Silva:
Potencial de aprendizagem docente em uma plataforma virtual para professores (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
Interrompida:
- Bruna Graziela Stravatti:
Micologia no ensino de Ciências: abordagens contextualizadas dos fungos em livros didáticos de Ensino Fundamental II
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Orientações de Doutorado
Co-orientador: Prof. Dr. Fernando Guimarães
Concluídas:
- Erica Cristina Frau:
Os Itinerários Formativos de Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza no Currículo Paulista – reflexões sobre o novo Ensino Médio
Tese publicada com DOI no diretório REDU-Unicamp
Interrompidas:
- Ivy Judensnaider:
O uso de filmes de ficção como recurso didático para a discussão dos desenvolvimentos históricos e metodológicos da Ciência: uma proposta para o aperfeiçoamento da formação de professores de Ciências da Natureza (co-orientação da Prof. Dr. Sílvia Fernanda Mendonça Figueirôa e do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
- Felipe Jardim Sampaio:
O uso de jogos digitais para ensino e aprendizagem de imunologia no ensino de ciências em alunos do ensino médio (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
Em andamento:
- Aline Tatiana Ribeiro Venerando:
A cegueira botânica: possibilidades de trabalhos intencionais na educação infantil (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
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