Copyright 2004-2024. Todos os direitos reservados
IFSP câmpus São Roque - Laboratório de Botânica
Rod. Prefeito Quintino de Lima, 2100 - Paisagem Colonial - São Roque, SP - CEP: 18145-090

Visitas no site:
contador de visitas




Este portal foi criado com o objetivo de reunir informações referentes às minhas atividades acadêmico-profissionais.
Fique à vontade para navegar.

Clique nos ícones abaixo para ser direcionado à página de seu interesse.





Conheça as atividades do prof. Fernando nos mais diversos setores acadêmicos e profissionais.
Atualmente, o prof. Fernando desenvolve projetos nas áreas de pesquisa em ensino de ciências e biologia, particularmente botânica, evolução e sistemática filogenética.
Além destas atividades, o prof. Fernando também coordena o curso de pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino das Ciências da Natureza, o Laboratório de Botânica do IFSP câmpus São Roque e suas diversas coleções, tais como as coleções didáticas do LEB (Laboratório de Ensino de Botânica), o herbário IFSR, a micoteca e a carpoteca do herbário.
A seguir, os ícones que direcionam às diversas páginas de seu interesse sobre o prof. Fernando:
Currículo Lattes:

Formação de Graduação (turma de 1989):

Correspondência por e-mail:

Associações ou entidades de que faz parte:

Liderança de grupos de pesquisa do CNPq:

Organização científica:

Identificação em entidades científicas internacionais:

Redes sociais:

Experiência internacional:

Parceria Portugal-Brasil (quinquênio 2024-2029):

Dados acadêmicos no Portal da Unicamp:

Clique aqui para voltar ao índice de assuntos



Este espaço foi criado para permitir o acesso rápido a diversos tipos de serviços acadêmico-profissionais realizados pelo prof. Fernando Santiago dos Santos: materiais de aulas, pesquisas, publicações e resultados de trabalhos de orientação de iniciação científica e de conclusão de curso.
Clique no link do índice de assuntos que for de seu interesse e navegue pelas páginas.
Todos os materiais disponibilizados neste Portal são de uso gratuito. Pede-se, porém, que sempre sejam citadas as fontes de consulta. Para todos os efeitos, a citação deste Portal e de seus conteúdos é:
Clique aqui para voltar ao índice de assuntos


Os links abaixo relacionam-se a disciplinas obrigatórias e optativas da grade curricular do curso de Especialização lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.
Disciplinas ofertadas como formação continuada também são listadas, tais como as disciplinas optativas e outras relacionadas a cursos de extensão.

Clique aqui para conhecer a produção do prof. Fernando por componente curricular ministrado
Clique aqui para acessar a planta baixa do câmpus São Roque do IFSP

Clique aqui para ter acesso ao Diário Oficial da União de 2 de julho de 2010 (aprovação do Prof. Fernando Santiago em 1o lugar no Concurso Público para o IFSP campus São Roque)



Especialização lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática



Licenciatura em Ciências Biológicas

  • 1o semestre

  • 2o semestre

  • 4o semestre

  • 5o semestre

  • 6o semestre

  • 7o semestre



    Optativas


  • Formação Continuada

    Clique aqui para voltar ao índice de assuntos



    Diversos materiais relacionados ao ensino e aprendizagem de botânica estão disponibilizados nos links abaixo. Muitos materiais são oriundos de pesquisas de literatura especializada, e outras são resultados de pesquisas próprias desenvolvidas no laboratório de botânica do IFSP-São Roque.
    Disciplinas obrigatórias e optativas ministradas pelo prof. Fernando utilizam muitos dos materiais desta seção.

    1. Impercepção botânica:
      Substituição do termo 'cegueira botânica'

    2. Botânica na natureza:
      As Crianças, a Cidade, a Floresta, o Rio e o Mar

    3. Ensino de botânica no livro didático:
      Análise de conteúdo [cap. 20, p. 317]

    4. O pau-cravo (Dicypellium caryophylaceum (Mart.) Nees), Lauraceae:
      Tese de doutorado

    5. O ensino da botânica no nível fundamental:
      Um enfoque nos procedimentos metodológicos

    6. Guia de samambaias e licófitas:
      REBIO Uatuma

    7. Escola de botânica:
      Biólogos criam escola de botânica para democratizar conhecimento sobre plantas

    8. "Briófitas" da Mata da Câmara:
      E-book completo

    9. Frutos e sementes da Mata da Câmara:
      Guia fotográfico

    10. Bibliografia interessante:
      Ensino de botânica

    11. Fitogeografia de São Paulo:
      Projeto Fitogeografia de São Paulo

    12. Material didático baseado em espécies botânicas:
      Espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no cerrado de Bauru – SP

    13. Um caminho para a ciência:
      A trajetória da botânica Leda Dau

    14. Jardim botânico e comunidade:
      Texto aqui

    15. Professor, aluno e conteúdo:
      Ensino de botânica

    16. Diversidad vegetal:
      De los mapuches a la enseñanza formal chilena

    17. Concepção de flor para educandos:
      Estudo em uma escola estadual de educação básica em Porto Alegre, RS

    18. Material para ensino de botânica:
      Material aqui

    19. Aprendizagem significativa:
      Aprendizagem Significativa no ensino de Botânica

    20. Botânica no ensino médio:
      Iniciativas para o aprendizado de botânica no ensino médio

    21. Caça ao tesouro:
      Uma aprendizagem pela descoberta

    22. Concepções de estudantes:
      Concepções de estudantes do ensino fundamental sobre as plantas

    23. Projeto de ensino "Flora Fanerogâmica":
      Formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas

    24. Livros de botânica e ecologia:
      Download de livros em PDF

    25. Higher Education Biology Students:
      Conceptions on Botany Teaching: A Brazil – Portugal Case Study

    26. Relato de experiência em Cubatão, SP:
      Ensinando botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do Parque Ecológico Cotia Pará (Cubatão-SP)

    27. Material botânico como instrumento de ensino de biologia:
      Articulação entre ensino de graduação e extensão universitária

    28. Ensino de botânica e material didático:
      Quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque

    29. Fungos liquenizados:
      Estudo da diversidade de espécies de fungos liquenizados do Estado de São Paulo

    30. Etnobotânica e terreiros:
      Um olhar etnobotânico para os usos dos recursos vegetais dos terreiros de uma comunidade remanescente de quilombos do Vale do Ribeira, SP

    31. Frutas autóctones:
      Quais frutas são originais do Brasil?

    32. Espécies de Campinas, SP:
      Espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas do Parque Taquaral (Campinas, SP)

    33. Professores e ensino de botânica:
      Concepções dos professores de botânica sobre ensino e formação de professores

    34. Proposta para o ensino de botânica:
      Curso para atualização de professores da rede pública de ensino

    35. Texto interessante sobre importância dos estudos em botânica:
      “Mas de que te serve saber botânica?”

    36. Paracelso e a botânica:
      Plantas mágicas de Paracelso

    37. Etnobotânica das plantas populares:
      Estratégia didática para o ensino de botânica utilizando plantas da medicina popular

    38. Conceitos de flores e frutos:
      Aprendizado dos conceitos de flor e fruto e sua utilização por alunos de Ciências Biológicas

    39. Botânica e educação básica:
      O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos

    40. Programa educativo sustentável:
      Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

    41. Curso de taxonomia de campo:
      Modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo

    42. PPG (site oficial):
      PPG - Pteridophyte Phylogeny Group

    Clique aqui para voltar ao índice de assuntos



    Trabalhar com materiais atualizados, contextualizados e atentos às mudanças nas pesquisas recentes na área de Biologia (e, por extensão, Ciências) é fundamental para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
    Partindo-se desta premissa, os links desta seção apresentam diversos materiais de interesse para quem aprende e ensina ciências (para o ensino fundamental II) e biologia (para o ensino médio).

    1. Etimologia de termos científicos:
      Dicionário de termos biológicos

    2. Sites antigos:
      Educação técnica
      Microbiologia para enfermagem
      Microbiologia para Técnico em Meio Ambiente
      Ensino de Ciências para o segundo ciclo do Ensino Fundamental
      Arboreto do campus São Roque

    3. Publicações educacionais do Instituto Butantã:
      Jogos, HQ e muitos materiais didáticos

    4. Inteligência Artificial:
      Desmistificando a IA com Wolfram Mathematica

    5. Universidade e Educação Básica:
      A Universidade e a educação básica: ensaios bosianos

    6. Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável:
      Anais XI Jornada de Produção Científica e Tecnológica e XIV Ciclo de Palestras Tecnológicas (CIPATEC)

    7. Todas as edições da Cipatec do IFSP campus São Roque:
      Confira aqui todas as edições

    8. Ciências da Natureza:
      Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

    9. Alfabetização científica:
      Alfabetização científica

    10. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL):
      Concepções de professores de biologia, física e química sobre PBL

    11. Blended learning:
      Mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida

    12. Pesquisa em educação:
      Tensões, dilemas e dinâmicas de superação

    13. Mapas conceituais:
      Processo de inserção dos mapas conceituais, como recurso didático, no ensino de biologia

    14. História e biologia:
      Diálogos possíveis, distâncias necessárias

    15. Ecologia:
      Ecologia de Populações e Comunidades

    16. Documentário:
      A biografia de Charles Darwin

    17. Livro de Dawkins:
      "O gene egoísta", de Richard Dawkins

    18. Pesquisa em educação:
      Tensões, dilemas e dinâmicas de superação

    19. Construtivismo e ensino de ciências (1):
      Origens e modelos teóricos de desenvolvimento conceitual

    20. Conhecimento científico:
      Construindo conhecimento científico na sala de aula

    21. Jovens e ciências:
      Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do projeto ROSE aplicado no Brasil

    22. Ciências e seus problemas:
      Um problema no ensino de Ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos

    23. Ensino de ciências e matemática:
      Temas sobre a formação de conceitos

    24. Debates em educação científica:
      Debates em educação científica

    25. Atividades investigativas no ensino de ciências:
      Aspectos históricos e diferentes abordagens

    26. Formação de conceitos:
      Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências

    27. Construtivismo e ensino de ciências (2):
      Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação

    28. Analfabetismo científico:
      Analfabetismo científico nos EUA é alarmante

    Clique aqui para voltar ao índice de assuntos



    Conhecer os aspectos históricos de produção e evolução dos conhecimentos científicos é fundamental para a compreensão do desenvolvimento das sociedades e das criações tecnológicas.
    Mitos, anedotas, imprecisões e erros veiculados em muitos materiais, notadamente os didáticos, acabam por cristalizar, muitas vezes, ideias errôneas sobre a história da ciência e da tecnologia.
    Os links desta seção oferecem materiais de apoio para quem tem interesse em refletir sobre ciência, tecnologia e sua relação com as sociedades humanas.

    1. Combate à pseudociência e ao negacionismo científico:
      Contribuição do estudo de NdC [cap. 2, p. 49]

    2. Ciências Naturais no Brasil do século XIX:
      Expedições de naturalistas pelo Brasil no século XIX

    3. Musas da Antiguidade Helênica:
      Nove Musas

    4. Filosofia e História da Biologia:
      Filosofia e História da Biologia, v. 14, n. 1, 2019

    5. História das Ciências e educação:
      A História das Ciências e seus usos na educação

    6. Ilustrações de materiais de botânica:
      Botânica de Seomara da Costa Primo

    7. Mulheres medievais:
      Atuação delas na música, história, ciência e religião

    8. Plantas nos séc. XVIII e XIX:
      Coleta, transporte e aclimatação de plantas no Império Luso-Brasileiro (1777-1822)

    9. História da ciência e sala de aula:
      Uma sequência didática sobre o conceito de inércia

    10. História cultural e gastronômica:
      Food: A Cultural Culinary History

    11. O que é hipótese?
      Discussão sobre a conceituação de hipótese

    12. Alquimia e química:
      Alquimia e química antiga de Isaac Newton (manuscritos em fonte primária)

    13. Pensamento medieval clássico:
      Trivium e quadrivium

    14. Mulheres e história das Ciências:
      Mulheres na História das Ciências [em inglês}

    15. Brasil e seus botânicos:
      Botânicos brasileiros famosos

    16. Gastronomia no séc. XVI:
      Revolução culinária durante o século XVI nas Américas

    17. Ciências e pseudociências:
      Ciência x pseudociência

    18. A Biologia e sua formação histórica:
      Linha do tempo da Biologia

    19. Wallace e o Brasil no séc. XIX:
      Peixe do rio Negro coletado por Alfred Wallace há 160 anos é finalmente descrito

    20. Grupo de História da Ciência:
      Fontes históricas das ciências físicas e biológicas

    21. Páginas variadas de interesse geral:
      Links com várias fontes

    22. Prof. Dr. Roberto de Andrade Martins:
      Portal de Pesquisas e Artigos de Roberto de Andrade Martins

    23. História da Biologia:
      Parte 1
      Parte 2

    24. Eureka, eureka realmente existiu?
      Arquimedes e a coroa do rei: problemas históricos

    25. Ciência e epistemologia:
      O que é a ciência, do ponto de vista da epistemologia?

    26. História da Química:
      Timeline: history of Chemistry

    27. Alemanha e tecnologia:
      Invenções da tecnologia alemã

    28. Filosofia e ensino de ciência:
      Filosofia da ciência e ensino da ciência: uma analogia

    29. A natureza das Ciências:
      A natureza da ciência na escola básica

    30. Thomas Kuhn:
      Kuhn e a metafísica

    31. Paleontologia histórica:
      Linha do tempo da paleontologia

    32. Livro da filosofia:
      O Livro da Filosofia (alguns extratos)

    33. Galileu e alguns problemas históricos:
      O mito de Galileu desconstruído

    34. Naturalistas dos séc. XVIII e XIX:
      Naturalistas viajantes

    35. Cientistas do futuro:
      The scientist of the future

    36. A natureza da ciência e a cidadania:
      The role of the nature of science in citizen's education

    37. Newton e alquimia?
      Sir Isaac Newton: O alquimista por trás do gênio

    38. Newton e as críticas de Hooke:
      A teoria das cores de Newton e as críticas de Hooke

    39. Aves em Plínio e Aristóteles:
      Descrições de aves: uma comparação entre Aristóteles e Plínio, o Velho

    40. O famoso "rinoceronte de Dürer":
      O rinoceronte de Dürer e suas lições para a historiografia da ciência

    41. Aristóteles em Tetrabilos:
      A influência de Aristóteles na obra astrológica de Ptolomeu

    Clique aqui para voltar ao índice de assuntos



    Se você tem interesse em estudar mais detalhadamente assuntos relacionados à biologia evolutiva e sistemática filogenética (SF), esta seção traz alguns materiais subsidiários importantes.
    Muitos materiais não estão em língua portuguesa, principalmente os voltados à SF, uma vez que boa parte das pesquisas dessa área é realizada por investigadores estrangeiros; mesmo os pesquisadores brasileiros que publicam sobre SF o fazem, em geral, em língua inglesa.
    Fique à vontade para acessar os materiais de cada um dos links.

    1. Descendo das árvores:
      Clima, hábitat, nicho e as origens da humanidade

    2. "Algas" não existem:
      As 'algas' e suas relações evolutivas

    3. Escalas e cladística:
      Como a escala pode influenciar no ensino de sistemática filogenética?

    4. Evolução e crenças pessoais:
      Análise da Controvérsia entre Evolução Biológica e Crenças Pessoais em Docentes de um Curso de Ciências Biológicas

    5. Teleologia aristotélica e Mayr:
      La teleologia nella comprensione dell’evoluzione: un’analisi da Aristotele alle categorie teleologiche di Mayr

    6. Teleologia aristotélica e Darwin:
      From Aristotle’s Teleology to Darwin’s Genealogy: The Stamp of Inutility

    7. Desconstrução de conceitos em evolução:
      Deconstructing Evolution Education:The Relationship Between Micro- and Macroevolution

    8. Estudantes e conceitos sobre evolução:
      Concepções alternativas de ingressantes em ciências biológicas sobre evolução: uma abordagem quantitativa e qualitativa

    9. Teleologia e biologia contemporânea:
      A teleologia na biologia contemporânea

    10. Mentes teleológicas:
      Teleological minds

    11. Conceitos de estudantes sobre evolução:
      Still More “Fancy” and “Myth” than “Fact” in Students’ Conceptions of Evolution

    12. Tirinhas de "Niquel Náusea" e evolução:
      Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Biologia: O caso Níquel Náusea no Ensino da Teoria Evolutiva

    13. Adaptação:
      Adaptation

    14. Pensamento filogenético (Tree Thinking):
      O pensamento filogenético no ensino de Biologia

    15. Erros conceituais sobre árvores filogenéticas:
      College Students’ Misconceptions About Evolutionary Trees

    Clique aqui para voltar ao índice de assuntos



    Nesta seção, você terá acesso aos trabalhos finais de iniciação científica (relatórios, guias, checklists etc.) e de conclusão de curso orientados e/ou coorientados pelo prof. Fernando.
    Os trabalhos de IC invariavelmente têm alguma aplicação imediata local, na comunidade do campus IFSP-São Roque, e os TCCs dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental versam sobre temas variados.

    Destaque: Novas Normas da ABNT

    Trabalhos de Iniciação científica
    2012
    1. IC LCB-2012:
      Diego Octavio
      Natalia Cerrone Araujo

      Manutenção, catalogação e organização geral do Herbário IFSR

    2013

    1. IC LCB-2013:
      Bianca Roberta Catani Chagas
      Laminário de botânica para as aulas práticas de botânica I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - campus São Roque

    2. IC TGA-2013:
      Marlene Budemberg
      Implementação da carpoteca e micoteca do Herbário IFSP - Herbário do Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque

    3. IC LCB-2013/2014:
      Erik André de Oliveira
      Cristiane Zamperin Escanhoela
      Stephane Matias Valadão

      Registro fotográfico e descritivo da flora arbórea da região central do município da Estância Turística de São Roque

    4. IC LCB-2013:
      Guilherme Bastos Gomes
      Confecção de material didático de Ciências e Biologia

    2014

    1. IC Unicamp-2014:
      Marcela D'Ambrosio
      How to teach tree thinking to undergraduate students and dismiss the misleading idea of progress in evolution (coorientação com o prof. Dr. André Victor Lucci Freitas, Unicamp)

    2. IC LCB-2014:
      Leticia Caroline de Brito Correia
      Coleção viva de Bryophyta lato sensu e Pteridophyta lato sensu para as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque

    3. IC LCB-2014:
      Mayara Eufrasio de Souza
      Manutenção do Herbário IFSR

    2015

    1. IC LCB-2015:
      João Guedes Martins Junior
      Guia fotográfico e chave de identificação das criptógamas vasculares ocorrentes na trilha principal e suas adjacências na Mata da Câmara, São Roque, SP

    2. IC LCB-2015:
      Bruna Graziela Stravatti
      Catalogação e criação de micoteca dos cogumelos (Fungi, Basidiomycota) decompositores de madeira ocorrentes na trilha principal e suas adjacências na Mata da Câmara, São Roque, SP

    2016

    1. IC LCB-2016:
      Iohana Barbosa de Oliveira
      Implementação do Borboletário+Legal no IFSP câmpus São Roque: estudo das interações entre lepidópteros e plantas hospedeiras

    2. IC LCB-2016:
      Beatriz Teixeira
      Levantamento de espécies exóticas de angiospermas arbustivas ocorrentes na trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP): possíveis regiões de origem e interação com plantas autóctones

    3. IC LCB-2016:
      Ramon Fernandes Biacnhi de Campos
      Levantamento da avifauna da Mata da Câmara (São Roque, SP)

    2018

    1. IC LCB-2018:
      Paula Navajas
      Elen Cristiane Domingues

      Levantamento de Ascomycota e Basidiomycota no câmpus São Roque do IFSP

    2. IC LCB-2018:
      Gustavo Orlando Araujo
      Ilustrações científicas e fotografias de fungos basidiomicetos no câmpus São Roque do IFSP

    3. IC LCB-2018:
      Victor Yasunori Uehara
      Kamila Poliana Meira de Lima

      Chaves on-line de identificação de famílias de cogumelos do câmpus São Roque do IFSP

    2019

    1. IC LCB-2018/2019:
      Murilo Enrique de Góes Dias
      Levantamento da anurofauna no Parque Municipal Natural Mata da Câmara (São Roque, SP)

    2. IC LCB-2019/2020:
      Wesley Osvaldo Leme de Almeida da Cruz
      (interrompida em mar. 2019)
      Levantamento dos Basidiomicetos do Centro Educacional e Cultural Brasital

    2020

    1. IC LCB-2020:
      Johanna Maestrello Denzin
      Murilo Enrique de Góes Dias

      Análise da representação dos cientistas em coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II utilizados nas redes municipal e privada de São Roque, SP

    2. IC LCB-2020:
      Denise Gomes Rodrigues
      O desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de História das Ciências no Ensino Fundamental II e Ensino Médio: revisão bibliográfica e sugestões de aplicabilidade

    3. IC LCB-2020:
      Aurelio Vieira Domingues
      (interrompida em abr. 2020)
      Levantamento da micobiota de basidiomicetos da região rural de Paiol Grande (Ibiúna, SP)

    2021

    1. IC LCB-2021/2022:
      Gabriel Vasquinho Ferrari
      Gustavo Alves Machado

      Site: Catalogação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no município de São Roque, SP: divulgação de conhecimentos científicos por meio de e-book
      Apresentação de trabalho durante a VII Semana da Biologia: Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC): conhecendo um pouco mais sobre a tendência alimentar que está ganhando espaço no Brasil
      Publicação dos resultados na X Jornada de Produção Científica e Tecnológica

    2022

    1. IC LCB-2022:
      Natalia Rodrigues de Oliveira Pinto
      Filmes de ficção científica como recursos didáticos para ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia

    2023

    1. IC LCB-2022/2023:
      Sarah Sette Saad
      Bioconstruções: Uma alternativa sustentável para habitação utilizando materiais disponíveis na cidade de São Roque - SP
      Melhor trabalho (menção honrosa)

    2024

    1. IC LCB-2024:
      Igor Alves da Silva
      Chave dicotômica relacionada à sistemática, evolução e biologia dos dinossauros e seus semelhantes

    2. IC LCB-2024:
      Luca Nalini Bortolato Dalessandro
      Testagem de diferentes substratos para crescimento de Pleurotus ostreatus (Jacq.) Kummer (Fungi, Basidiomycota, Pleurotaceae)
      Apresentação durante a CIPATEC

    2025
    1. IC LCB-2025:
      Edital de Iniciação Científica para 2025
    Voltar ao início desta seção

    Trabalhos de Conclusão de Curso e Monografias de Pós-Graduação lato sensu


    LINK DIRETO PARA OS TCC: Clique aqui

    2013

    1. TCC-LCB 2013:
      Ramiéri Moraes
      Extratos naturais: Materiais alternativos para o ensino do equilíbrio ácido-base

    2. TCC-TGA 2013:
      Magali Barreto Silva de Mendonça Cruz
      Usos e costumes das plantas medicinais pela população do município de São Roque, SP

    3. TCC-TGA 2013:
      Sandra Aparecida Reis
      Plano de ações mitigadoras e de monitoramento ambiental na trilha 'Caminho das Águas' no complexo da Brasital, São Roque, SP

    2014

    1. TCC-LCB 2014:
      Carina Czerencha Genebra
      Thais alves do Amaral

      Criação de protocolo para extração de DNA de Fungos Basideomicetos presentes na Mata da Câmara, São Roque/SP

    2. TCC-LCB 2014:
      Cristiane Zamperin Escanhoela
      Impactos Ambientais causados por trilhas e/ou uso público em unidades de conservação

    3. TCC-LCB 2014:
      Beatriz Gonçalves Cazetta
      Daniel Januário da Silva

      Plantas medicinais: Tratamentos Fitoterápicos e Homeopáticos

    4. TCC-TGA 2014:
      Armando Palazzi Jr.
      Proposta de devolução das terras ao planeta após o uso via SAF: uma teoria com viabilidade econômica e ecológica para garantir o futuro

    5. TCC-LCB 2014:
      Erik André de Oliveira
      Olivia Hessel Rocha

      Preservação de espécies do Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade: proposta para diminuição da mortalidade por atropelamento na avenida Itavuvu (Sorocaba, SP)

    6. TCC-LCB 2014:
      Gabriela Zominhani Santana
      Chave de identificação e um aplicativo de web com as espécies do arboreto do IFSP
      Adendo ao TCC: Chave on-line

    2015

    1. TCC-TGA 2015:
      Lucas Candido Estefani
      [TCC interrompido em jan. 2016]
      Compostagem de bitucas de cigarro: obtenção de adubo orgânico

    2. TCC-LCB 2015:
      Guilherme Bastos Gomes
      Filogenética: análise e proposta de material didático para o ensino fundamental II

    3. TCC-LCB 2015:
      Bruna Graziela Stravatti
      Levantamento dos fungos decompositores de madeira (Fungi, Basidiomycota) na Mata da Câmara, São Roque, SP

    4. TCC-LCB 2015:
      Mateus de Fraga Rodarte
      Ensino de sistemática filogenética para alunos do ensino fundamental II

    5. TCC-LCB 2015:
      Bianca Roberta Catani Chagas
      [TCC interrompido em jan. 2016]
      Uso de recursos fotográficos para o ensino de Botânica

    2016

    1. TCC-TGA 2016:
      Caio Gabriel Marques de Sousa
      A questão ambiental e o livro didático: análise de temas transversais a educação ambiental no ensino de geografia

    2. TCC-LCB 2016:
      Leticia Caroline de Brito Correia
      Levantamento de Bryophyta lato sensu na Mata da Câmara (São Roque, SP)

    3. TCC-TGA 2016:
      Susi Leme de Moura
      Confecção de sementoteca e carpoteca com material biológico da Mata da Câmara (São Roque, SP)

    4. TCC-LCB 2016:
      César Henrique Trindade
      A Sistemática Filogenética como ferramenta didática para o ensino de Botânica

    5. TCC-LCB 2016:
      Phelipe de Souza
      Celso Fernandes dos Santos

      Levantamento florístico de uma área contígua à Reserva do Morro Grande, em Cotia-SP

    6. TCC-LCB 2016:
      Ramon Bianchi Fernandes
      Biologia de Tyto furcata Temminck, 1827 em São Roque, SP

    2017

    1. TCC LCB-2017:
      João Victor Ferreira Lima
      [TCC interrompido em jan. 2018]
      Formação do professor de ciências e biologia: dos cursos de História Natural às Licenciaturas atuais

    2. TCC-LCB 2017:
      Angelica Manzini Santos
      Pollyanna Costa

      "Glossário ilustrado de botânica: subsídios para aplicação no ensino":
      TCC fracionado em partes: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5
      Publicação de e-book: Clique aqui

    3. TCC-LCB 2017:
      Iohana Barbosa Pereira
      Omine Rodrigo Soares dos Santos

      Lepidópteros e suas plantas hospedeiras: estudo preliminar da relação inseto-planta na trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP)

    4. TCC-LCB 2017:
      Mariana Aparecida Stravatti
      Levantamento florístico de Pteridophyta lato sensu em uma área particular no distrito de São João Novo (São Roque, SP)

    5. TCC-LCB 2017:
      Mayara Eufrasio de Souza
      Potencialidades do uso de jogos didáticos para apropriação de conhecimentos em Ciências

    6. TCC-LCB 2017:
      Samuel Elias Vasconcelos Menezes
      "Acidentes com animais peçonhentos em São Roque: subsídios para educação ambiental":
      TCC fracionado em partes: Parte 1 | Parte 2

    2018

    1. TCC-LCB 2018:
      Rafael Luccas
      Importância da metodologia democrática e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

    2. TCC-LCB 2018:
      Felipe Adriano Cavalcante Silva
      Andreia de Jesus Fernandes Rocha

      [TCC interrompido em jan. 2019]
      Dificuldades no ensino de Ciências: levantamento de hipóteses e propostas de trabalho

    3. Monografia de Especialização IFSP-2018:
      Luiz Fabio Dimov
      A importância da extensão universitária na formação contínua de professores da educação básica: Concepções, Motivações e Contribuições para a Prática Docente

    2019

    1. TCC-LCB 2019:
      Catarina Fantini Fernandes
      Potencial de Cactaceae do Brasil como PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais): Revisão bibliográfica

    2. TCC-LCB 2019:
      Cícero Patrício Feitosa
      Ilustrações científicas: técnicas que podem ser utilizadas para representar animais e plantas em descrições científicas

    3. TCC-LCB 2019:
      Elen Cristiane Domingues
      Paula Navajas

      Levantamento de Fungi (Basidiomycota) do IFSP câmpus São Roque e protocolos de extração de DNA

    4. TCC-LCB 2019:
      Matheus Rodrigues de Sousa
      A homossexualidade do ponto de vista genético: o que diz a sistemática filogenética a respeito?

    5. TCC-Técnico em Meio Ambiente IFSP-2019:
      Ana Laura de Souza Fachin Reis
      Karoline Roberta Carvalho da Rosa
      Marilia Soto Marcicano

      Bidens pilosa L. (Asteraceae): Aplicação de receita e consumo no IFSP Câmpus São Roque

    6. Monografia de Especialização 2019:
      Márcio Donizete Pereira
      Os jogos no Ensino de Ciências: Suas possibilidades de aplicações e suas limitações

    2020

    1. TCC-LCB 2020:
      Wesley Osvaldo Leme de Almeida da Cruz
      [TCC interrompido em abr. 2020]
      Levantamernto da flora espermatofítica do Centro Cultural e Histórico Brasital (São Roque, SP)

    2. TCC-LCB 2020:
      Johanna Maestrello Denzin
      Concepções sobre o termo 'cientista': análise de descrições de alunos da educação básica e do ensino superior

    2021

    1. TCC-TGA 2021/2022:
      Aline Teixeira Coelho
      Etnobotânica de plantas medicinais: um estudo no município de Cananéia/SP

    2. TCC-LCB 2021:
      Isabela de Lima
      [TCC interrompido em nov. 2021]
      Conhecimentos tradicionais e científicos a respeito da ayahuasca

    3. TCC-LCB 2021:
      Amanda Souza de Lima
      Leticia Ribeiro dos Santos

      Percepção e divulgação de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) no estado de São Paulo: Estudo de dados a partir de formulários eletrônicos

    2022

    1. Monografia de Especialização IFSP-2019/2022:
      Isadora de Carvalho
      Frutas brasileiras: ferramentas educacionais para a preservação ambiental e reconhecimento de espécies nativas

    2. TCC-LCB 2022:
      Aurélio Vieira Domingues
      Levantamento bibliográfico do conhecimento popular e científico acerca das plantas medicinais fitoterápicas mais comuns na região de Ibiúna-SP

    3. TCC-LCB 2022:
      Gabriel Vasquinho Ferrari
      Herbivoria de insetos no estrato herbáceo no Parque Natural Municipal Mata da Câmara (São Roque-SP)

    2023

    1. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Matheus Rodrigues de Sousa
      Uso de Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental: Possibilidades de aplicação em História das Ciências com enfoque na temática vacinação

    2. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Letícia da Silva Santos
      Paleontologia nas escolas de São Paulo: análise de livros didáticos de Biologia

    3. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Victor de Moura Lobo
      Proposta didática de jogo de tabuleiro/escape-room para auxílio no ensino de biologia evolutiva e estudo de costumes e curiosidades das populações antigas de hominídeos

    4. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Caroline de Lima Machado
      O uso de história em quadrinhos para o ensino de Ciências Biológicas

    5. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Belisa de Moraes Lobo Eusébio
      Desenho Universal de Aprendizagem: considerações e possibilidades de aplicação no ensino de Ciências

    6. Monografia de Especialização IFSP-2022/2023:
      Matheus Ribeiro Zambardino
      Lacunas formativas sobre avaliação: reflexos na prática docente
      Comprovante de envio ao Conict

    2024

    1. TCC-LCB 2023/2024:
      Marina Cordovil de Oliveira
      Arte e ilustração científica na Renascença: a arte como linguagem científica
      [TCC interrompido em abril de 2024]
      Artigo: Rumo ao "Homo aestheticus": os aspectos evolutivos do comportamento artístico
      Segundo melhor trabalho (menção honrosa)

    2. TCC-LCB 2023/2024:
      Ítalo Fazzani
      O primeiro povoamento sul-americano: As sociedades humanas na Pré-História da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, PI

    3. TCC-LCB 2024:
      Igor Alves da Silva
      Paleoartes: subsídios para ensino e aprendizagem de paleontologia
      Melhor trabalho (menção honrosa) na categoria biologia

    4. Monografia de Especialização IFSP-2023/2024:
      Gabriel Vasquinho Ferrari
      Contextualizando o ensino de vírus por meio de um episódio histórico: um olhar sobre a varíola humana

    5. Monografia de Especialização IFSP-2023/2024:
      César Henrique Trindade
      Proposta de Modelos didáticos para o ensino de Ciências/Biologia

    6. TCC-Técnico em Meio Ambiente IFSP-2024::
      Davi da Silva Ferreira dos Santos
      David Renato Brandão
      Murillo da Silva Ferreira dos Santos

      Abrasileirando temperos: substitutos nativos para temperos exóticos
      Melhor trabalho (menção honrosa) na categoria alimentos

      Voltar ao início desta seção

    Clique aqui para voltar ao índice de assuntos



    Esta seção lista as produções acadêmicas do prof. Fernando, em coautoria com outros colaboradores.
    Clique nos ícones coloridos a seguir para ter acesso ao conteúdo.
    Caso queira acessar outros materiais, clique
    neste link.
    No Domínio Público também podem ser acessados materiais.
    Divulgação de material em sites variados: Coletânea de textos.


    Publicações de livros e materiais didáticos
  • Autoria de material didático (vídeo promocional):
    Prof. Fernando fala sobre sala de aula e autoria de materiais didáticos

  • Ensino Fundamental II - Ciências
    Ensino Fundamental II - "Viver Juntos - Ciências" (1ª edição)
    Ensino Fundamental II - "Universos - Ciências" (1ª edição)
    Ensino Fundamental II - "Universos - Ciências" (2ª edição, PNLD-2017)

  • Ensino Médio - Biologia
    "Ser Protagonista - Biologia" (1ª edição, PNLD-2012)
    "Ser Protagonista - Biologia" (2ª edição, PNLD-2015)
    "Ser Protagonista - Biologia" (3ª edição, PNLD-2018)
    1. Livro 1 (3a edição)
    2. Livro 2 (3a edição)
    3. Livro 3 (3a edição)
  • Voltar ao início desta seção


    Publicações da área de educação/ensino
  • Pós-doutorado
    Relatório de estágio de pós-doutoramento na Universidade do Minho (Portugal)
    Declaração de conclusão de estágio
    Aprovação no Comitê Científico da Universidade do Minho

  • Doutorado
    Parte 1
    Parte 2
    Errata

  • Ensino de Ciências
    1. Representação de cientistas:
      Análise da representação de cientistas em três coleções de livros didáticos do ensino fundamental II utilizadas na rede municipal de São Roque (SP) e região (Páginas 6 a 16)

    2. Ensino e pesquisa na educação básica:
      Research Learning With Two Sixth-Year Classes at Tetsu Chinone School in São Roque (Sao Paulo State, Brazil) (Páginas 109 a 118)

    3. Investigação por pesquisa:
      Investigação participativa no ensino por pesquisa com turmas de 6° ano da escola EMEF Tetsu Chinone em São Roque - SP (trabalho completo apresentado durante o Cecifop - 2017)

    4. Investigação participativa:
      Investigação participativa no ensino por pesquisa com turmas de 6o ano da Escola EMEF Tetsu Chinone em São Roque, SP (pôster apresentado durante o Eneci - 2017)

    5. Ciências no ensino fundamental:
      A disciplina ciências no ensino fundamental II: um estudo de caso com alunos de uma escola municipal de Cubatão, SP (Páginas 105 a 120)

    6. Atividades didáticas de genética:
      Revista Genética na escola: análise das propostas de atividades didáticas (2006-2015)
  • Ensino de Botânica
    1. Botânica e educação infantil:
      Botânica na Educação Infantil: relato de trabalho com árvores de uma escola municipal em Campinas (São Paulo, Brasil) [p. 10 a 23 ]

    2. Ensino de botânica e educação ambiental:
      "(Re)descobrindo as raízes" e "plantas do cotidiano": diálogos entre o ensino de botânica e a educação ambiental na formação inicial de docentes [Capítulo 6, p. 93 a 114]
      Comunicação oral

    3. Trabalho com botânica na educação infantil:
      As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na Educação Infantil

    4. Vídeo de lançamento do dossiê da Mata da Câmara:
      Biodiversidade da Mata da Câmara (vídeo de lançamento)

    5. Ensino de botânica e material didático:
      Ensino de botânica e materiais didáticos: quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque

    6. "Briófitas" e "Pteridófitas":
      Coleção viva de Bryophyta lato sensu e Pteridophyta lato sensu: materiais didáticos para o ensino de botânica

    7. Ensino de botânica em uma UC:
      Ensinando Botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do Parque Ecológico Cotia Pará, em Cubatão-SP (Páginas 5 a 6)

    8. Botânica em Portugal e no Brasil:
      Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001-2010)

    9. Ensino de botância com PBL:
      Enhancing botanical contents teaching and learning with Problem/Project-based Learning (PBL) approaches: a report of Brazilian experiences at a federal institution in Sao Paulo State

    10. Relato de experiência em aulas práticas de botânica:
      Relato de experiência: guia fotográfico de aulas práticas de botânica e laminário de botânica
  • Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
    1. Projeto educacional 1:
      Desenvolvimento do projeto "Motivação educacional" na EMEF Tetsu Chinone pelo PIBID-IFSP, subprojeto São Roque

    2. Projeto educacional 2:
      Desenvolvimento do projeto "Afetividade e sexualidade" na EMEF Tetsu Chinone (Pibid/IFSP)

    3. Atividades experimentais e sua importância:
      Importância das atividades experimentais implementadas durante o Pibid-Capes em uma unidade escolar de Ensino Fundamental II em São Roque, SP

    4. Projeto educacional 3:
      "Help, Pibid": análise de um dos subprojetos do Pibid-IFSP-Capes em São Roque, SP

    5. PIBID na visão dos agentes envolvidos 1:
      Análise do Pibid pela EMEF Barão de Piratininga, São Roque, SP: visão dos alunos, da professora supervisora e da equipe gestora da escola

    6. PIBID na visão dos agentes envolvidos 2:
      Análise qualitativa e quantitativa das ações do Pibid realizadas na EMEF Barão de Piratininga em São Roque (SP)

    7. PIBID na visão dos agentes envolvidos 3:
      Percepção da interferência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na opinião de alunos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque - SP

    8. Relato de experiência em aulas de ensino fundamental II:
      Aulas aplicadas nas turmas de sexto e sétimo anos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque – SP: relato de experiência (p. 21-27)
  • Ensino por meio de jogos
    1. Ciências e jogos:
      Didactic games and knowledge acquisition in Sciences: a case report (páginas 272 a 277)

    2. Jogo didático para ensino de ecologia:
      Potencialidades do jogo "Presa-Predador" para a aprendizagem em curto e longo prazo do tema 'Cadeia Alimentar' (Páginas 251 a 255)
  • Multidisciplinar e EaD
    1. Música e meio ambiente:
      Projeto Watu

    2. Histórias em quadrinhos e ensino de biologia:
      O uso de história em quadrinhos para o ensino de Ciências Biológicas

    3. Dez anos da revista Scientia Vitae:
      Celebração da Ciência e do Conhecimento: Dez anos da Revista Scientia Vitae

    4. Saberes docentes:
      Saberes docentes e sua aplicação na prática profissional: reflexões e considerações sobre o saber experiencial

    5. Histórias e lendas do folclore japonês:
      Algumas histórias e lendas do folclore do Japão

    6. Pandemia de Covid-19:
      Diagnóstico de estudantes do IFSP São Roque durante a pandemia do Covid-19 de 2020

    7. Música, arte e história - o relato de um curso de extensão?
      Música, arte e história: a experiência com um curso de extensão no Instituto Federal de São Paulo, câmpus São Roque

    8. Tradução de livro de informática:
      Windows 3.1 para Leigos (Tradução de material instrucional)

    9. O fórum livre em um curso em EAD:
      O fórum livre como recurso de melhoria da relação tutor-aluno no ambiente virtual: a experiência do "Bote a boca no trombone...!"

    10. O fórum livre em um curso em EAD (em inglês):
      The open forum as an improving tool between tutor and student within the virtual learning environment: a case study with two pedagogy classrooms in Santos, Brazil

    11. Aids e adolescentes:
      Escola, Aids e adolescentes

    12. Fotografias da Cipatec e IX Semana da Biologia 2024:
      Minicurso PANC e mesa de abertura

    13. Anais e resumos da Cipatec (2024-2016):
      Pesquisa, ensino e inovação: As bases do desenvolvimento acadêmico de qualidade

    14. Anais e resumos da Cipatec (2013):
      A produção pedagógica, científica e tecnológica do campus São Roque do IFSP

    15. Anais e resumos da Cipatec (2012):
      Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica do IFSP campus São Roque: construindo e divulgando o conhecimento técnico-científico para a sociedade

    16. Cipatec 2024 e IX Semana da Biologia:
      Prefácio da IX Semana da Biologia
      Áudio do Prefácio
  • Voltar ao início desta seção


    Publicações da área de ecologia/meio ambiente
  • Educação ambiental
    1. Museus do Aquecimento Global:
      Projeto educacional-ambiental realizado em 2008

    2. Bioconstruções: uma alternativa sustentável para habitação utilizando materiais disponíveis em São Roque, SP:
      Artigo
      Melhor trabalho (menção honrosa)

    3. Atividades de Educação Ambiental nas áreas verdes do Instituto Federal de São Roque, câmpus São Roque (IFSP-SRQ):
      Artigo
      Melhor trabalho (menção honrosa)

    4. Graduação e ensino de botânica:
      "(Re)descobrindo as raízes" e "plantas do cotidiano": diálogos entre o ensino de botânica e a educação ambiental na formação inicial de docentes [Capítulo 6, p. 93 a 114]
      As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na educação infantil

    5. Vertebrados da Mata da Câmara:
      Vertebrados da Mata da Câmara: guia visual e fotográfico

    6. Resíduos e descarte:
      Conscientização acerca do descarte de e-lixo com alunos do 1º ano de um curso técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

    7. Educação ambiental e aquaponia:
      Educação Ambiental por meio de um sistema de aquaponia em uma escola municipal de São Roque, SP

    8. Júri simulado e educação ambiental:
      A utilização do júri simulado para abordagem do desmatamento da Amazônia no 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

    9. Atropelamento de fauna silvestre:
      Propostas para redução da mortalidade por atropelamento da fauna silvestre na Avenida Itavuvu, Sorocaba - SP

    10. Trilha principal da Mata da Câmara:
      Diagnóstico e sugestões de monitoramento da trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP)

    11. Economia e meio ambiente:
      Economia para um mundo lotado de gente (Páginas 49 a 75)

    12. A dualidade homem x meio ambiente:
      O homem e o meio ambiente: a dualidade ser x estar

    13. Para que a gente tem educação ambiental?
      Educação ambiental... para quê?

    14. Desconstruindo o mundo global:
      (Des)construção do mundo global
  • Conservação/preservação
    1. Borboletas da Mata da Câmara:
      Principais famílias e representantes

    2. Vertebrados da Mata da Câmara:
      Vertebrados da Mata da Câmara: guia visual e fotográfico

    3. Aranhas da Mata da Câmara:
      Aranhas da Mata da Câmara: Guia de campo ilustrado

    4. Biodiversidade da Mata da Câmara:
      Biodiversidade da Mata da Câmara (vídeo de lançamento)
      Dossiê "Biodiversidade da Mata da Câmara"

    5. Anuros, aves e mamíferos da Mata da Câmara:
      Guia fotográfico das espécies de anuros, aves e mamíferos da Mata da Câmara (Escrito por Anna Laura dos Santos Lima, Julia Viola Franco e Kayane Maciel

    6. A importância da biodiversidade:
      A importância da biodiversidade

    7. III Congresso de Pesquisas Ambientais:
      Anais do III Congresso de Pesquisas Ambientais

    8. Coruja de igreja ou suindara em São Roque:
      Biologia de Tyto furcata Temminck, 1827: estudo de caso em São Roque, SP (Páginas 203 a 207)

    9. Lepidópteros e plantas na Mata da Câmara:
      Lepidópteros e suas plantas hospedeiras: estudo preliminar da relação inseto-planta na Mata da Câmara (Páginas 33 a 40)

    10. Consumo de taioba:
      Caracterização do consumo da folha de taioba (Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott) pela população da região pericentral do município de São Roque, SP

    11. Arborização urbana:
      Qual é a importância da arborização urbana?

    12. RPPN no litoral norte de São Paulo:
      RPPN Rizzieri - São Sebastião, SP (Páginas 56 a 59)

    13. Avifauna no IFSP campus São Roque:
      Guia fotográfico: avifauna no entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque

    14. RPPN da Mata Atlântica:
      Minha terra protegida: histórias das RPPN da Mata Atlântica (Páginas 224 a 231)

    Voltar ao início desta seção


    Publicações da área de botânica e micologia
  • Parque Natural Municipal Mata da Câmara [inclui dados de zoologia, também]
    1. Trilha principal da Mata da Câmara:
      Diagnóstico e sugestões de monitoramento

    2. Biodiversidade da Mata da Câmara:
      Dossiê em três partes: flora, funga e fauna

    3. Criptógamas avasculares (Bryophyta lato sensu:
      Levantamento das "briófitas"
      Brioflora da Mata da Câmara

    4. Formas liquênicas na Mata da Câmara:
      Levantamento quantitativo

    5. Levantamento dos fungos decompositores de madeira:
      Basidiomicetos da Mata da Câmara

    6. Identificação de fungos basidiomicetos:
      Formulação de banco de DNA

    7. Catalogação e criação de micoteca dos cogumelos decompositores de madeira:
      Trilha principal e suas adjacências

    8. Criptógamas vasculares:
      Guia fotográfico e chave de identificação

    9. "Pteridófitas" em São Roque:
      Terrestres e rupícolas

    10. Frutos e sementes:
      Guia fotográfico
      Confecção de sementoteca e carpoteca

    11. Levantamento de espécies exóticas de angiospermas arbustivas:
      Trilha principal da Mata da Câmara

    12. Borboletas:
      Principais famílias e representantes

    13. Interação inseto-planta:
      Lepidópteros e suas plantas hospedeiras

    14. Lepidópteros e suas plantas hospedeiras:
      Estudo preliminar da relação inseto-planta na trilha principal da Mata da Câmara

    15. Herbivoria de insetos:
      Plântulas: ecologia da interação inseto-planta

    16. Levantamento da anurofauna:
      Sapos da Mata da Câmara

    17. Levantamento da avifauna:
      Aves da Mata da Câmara

    18. Vertebrados da Mata da Câmara:
      Guia visual para anfíbios, mamíferos e aves
      Material didático

    19. Aranhas da Mata da Câmara:
      Guia visual

  • Etnobotânica e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)
    1. Iniciativa Amazônia (Amazônia+10):
      Projeto pau-cravo

    2. PANC em São Roque:
      Levantamento de espécies de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) em São Roque - SP (Páginas 208 a 226, Capítulo 12)

    3. Comidas autóctones ou alóctones?
      Comida made in Brazil: será?

    4. Desenhos e ensino de botânica:
      (Re)descobrindo as raízes e plantas do cotidiano: memórias, desenhos e o ensino de botânica

    5. Terrários e ensino de educação ambiental:
      A utilização de terrários como instrumento no ensino de Educação Ambiental

    6. Relato de uma horta PANC:
      “Atitude PANC”: resultados preliminares e histórico de implantação de uma horta de plantas alimentícias não convencionais no câmpus São Roque
      Link direto para o trabalho completo: Páginas 117 a 122

    7. Picão preto:
      Bidens pilosa L. (Asteraceae): aplicação de receita e consumo no IFSP câmpus São Roque
      Link direto para o trabalho completo: Páginas 58 a 62
  • Botânica e livros didáticos/manuais escolares
    1. As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na Educação Infantil:
      Artigo completo
      Artigo na coletânea (p. 361-373)

    2. Botânica em material didático português:
      Botany in Portuguese textbooks: Analysis of seven Biology books for High School students
      Botany in Portuguese textbooks: Analysis of seven Biology books for High School students (texto completo, páginas 141 a 153)

    3. Botânica escolar em Portugal:
      A Botânica Escolar nos Ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo) no Último Século em Portugal: Análise de Manuais Escolares de Ciências da Natureza. Revista de Educação

    4. Botânica e seus problemas em material didático:
      Botany in basic education textbooks: conceptual issues regarding simplifications and complexifications in Brazil and Portugal
  • Micologia
    1. Basidiomicetos 1:
      Fungos basidiomicetos do IFSP campus São Roque: representação em desenhos científicos e identificação por meio de chaves dicotômicas

    2. Basidiomicetos 2:
      Basidiomicetos do IFSP câmpus São Roque: dados preliminares sobre chaves dicotômicas e ilustrações científicas

    3. Basidiomicetos 3:
      Levantamento de fungos (Fungi, Basidiomycota) do IFSP campus São Roque: checklist preliminar

    4. Basidiomicetos 4:
      Occurrence of Basidiomycete Fungi at a Brazilian southeastern semi-deciduous forest fragment in Sao Roque (Sao Paulo State, Brazil) (Página 53)
  • Levantamentos de flora, checklists e guias fotográficos
    1. "Pteridófitas" em São Roque:
      Criptógamas vasculares: licófitas e monilófitas terrestres e rupícolas ocorrentes em São Roque, SP

    2. Espermatófitas do campus São Roque:
      Guia fotográfico das espermatófitas do câmpus São Roque do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

    3. Espécies arbóreas de angiospermas e chave com características vegetativas:
      Angiosperms tree species: use of identification keys based on vegetative features in an Android application and a website (Páginas 122 a 130)

    4. Árvores nativas e exóticas na região central de São Roque:
      Árvores nativas e exóticas plantadas na área pericentral da região urbana de São Roque, SP

    5. Biodiversidade arbórea urbana em São Roque:
      Levantamento preliminar da biodiversidade arbórea urbana da região central de São Roque, SP

    6. Formas liquênicas na Mata da Câmara:
      Levantamento quantitativo das formas liquênicas que ocorrem na Mata da Câmara, São Roque - SP, em três diferentes microambientes

    7. Checklist de espécies arbóreas no campus São Roque:
      Checklist of trees at the Sao Roque campus, Federal Institute of Sao Paulo

    8. Chave de identificação com base em características vegetativas:
      Chave de identificação com base em características vegetativas das espécies arbóreas do campus São Roque em aplicativos web e Android

    9. 66o Congresso Nacional de Botânica:
      Resumos publicados durante o 66º Congresso Nacional de Botânica (Páginas 357 e 937)

    10. Árvores de São Roque:
      Árvores de São Roque: catálogo das espécies da área urbana central do município

    11. Levantamento das espécies de Fabaceae no Morro do Japuí:
      Levantamento florístico de leguminosas arbustivas e arbóreas de um remanescente de Mata Atlântica em São Vicente, São Paulo (Texto em HTML)
      Levantamento Florístico de Leguminosas arbustivas e arbóreas de um remanescente de Mata Atlântica em São Vicente, São Paulo (Texto em PDF com digitalização do relatório FAPESP original)

    12. Espécies arbóreas da RPPN Rizzieri:
      Composição florística do estrato arbóreo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rizzieri, São Sebastião-SP
  • Coleções botânicas
    1. Herbário IFSR do IFSP campus São Roque:
      O Herbário IFSR e sua importância científica e educacional (Páginas 15 a 23)
      The scientific importance of the IFSR Herbarium and its associate collections (Página 50)
      Coleções biológicas e sua importância: exsicatas depositadas no Herbário IFSR (Herbário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)
  • Materiais instrucionais e mostras (feiras) botânicas
    1. Oficina "Estudando espécies vegetais"
      Semana da Gestão Ambiental - 2024

    2. Glossário ilustrado de botânica:
      Glossário ilustrado de botânica: subsídio para aplicação no ensino
      Confecção de glossário ilustrado como subsídio para aplicação no ensino de botânica (Páginas 261 a 264)

    3. Mostra "Botânica +Legal" da disciplina de Botânica Contextualizada:
      Mostra "Botânica+Legal": dos alunos, para os alunos (Páginas 265 a 268)

    4. Laminário de botânica:
      Laminário de botânica para as aulas práticas de botânica I e botânica II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque

    5. Ensinando botânica em uma UC em Cubatão:
      Ensinando botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do parque ecológico Cotia Pará (Cubatão, SP) (Páginas 95 a 105)

    6. Ensinando botânica por meio de metodologia democrática e colaborativa:
      Botany on the spot: collaborative production of didactic material for Elementary and High School students
      Metodologias de ensino democráticas e colaborativas no processo de ensino e aprendizagem de botânica na Educação Superior
      Teaching and learning Botany with a democratic and collaborative teaching approach: a report with Undergraduate students
      Enhancing botany teaching and learning with Problem/Project-based Learning (PBL) approaches at a federal institution in Sao Paulo State, Brazil: Texto simples | Artigo completo (pág. 103-108)
      Metodologia de ensino democrática e colaborativa no processo de ensino-aprendizagem de botânica na educação superior (Capítulo 32, páginas 357 a 366)
      Teaching and learning of botany with a research investigation approach and collaborative production of didactic material

    Voltar ao início desta seção


    Publicações da área de evolução, sistemática filogenética e biogeografia
  • Evolução e teleologia
    1. Arte e ciência:
      Rumo ao "Homo aestheticus": os aspectos evolutivos do comportamento artístico:
      Artigo
      Segundo melhor trabalho (menção honrosa)

    2. Raças humanas existem?
      O Pensamento Eugênico e a Validade das “Raças Humanas” no Século XXI

    3. Dificuldades no ensino de evolução por conta da teleologia:
      Difficulties in teaching evolution due to the influence of teleology
      The influence of teleology in the comprehension of evolution and its consequences to education: an analysis from Aristotle to Mayr’s teleological categories
      A compreensão da evolução por estudantes de biologia
      Concepções alternativas de ingressantes em Ciências Biológicas sobre evolução: uma abordagem quantitativa e qualitativa
  • Sistemática filogenética
    1. "Caixa de Pandora":
      Uma ferramenta didático-pedagógica para o ensino e a aprendizagem de classificação biológica
      Segundo melhor trabalho (menção honrosa)
      A importância da cladística para o ensino de Biologia
      Anais e Resumos do 6o Compog (p. 261 a 269)

    2. Eugenia e raças humanas:
      O pensamento eugênico e a validade das "raças humanas" no século XXI
      Link direto para o trabalho completo: Páginas 137 a 145 (Trabalho premiado na categoria Biologia)

    3. Cladística e múltiplas sexualidades:
      A sistemática filogenética e as múltiplas sexualidades na teoria do polimorfismo do equilíbrio: uma breve revisão bibliográfica

    4. Evolução do comportamento homossexual:
      Comparação filogenética entre primatas antropoides
      Link direto para o trabalho completo: Páginas 123 a 128

    5. Ensino de cladística na região de São Roque:
      Algumas perspectivas de professores da região de São Roque (SP) quanto à sistemática filogenética e seu ensino (página 93).
      Documento também disponível no link: Anais do IX ENFOCO

    6. Investigating how undergraduate Biological Sciences students understand tree-thinking:
      Results from two Brazilian institutions: Texto simples
      Artigo completo (pág. 204-209)

    7. Cladística e ensino fundamental II:
      O pensamento filogenético no ensino fundamental II: relato de uma atividade lúdico-metafórica

    8. DNA barcode:
      DNA barcoding: técnicas e aplicações

    9. Cladística em livros didáticos:
      Análise de conteúdos de sistemática filogenética em livros didáticos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio

    10. Compreensão do tree thinking:
      Investigating how undergraduate Biological Sciences students understand tree-thinking: results from two Brazilian institutions

    11. Cladística e formação de professores:
      Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia (Páginas 73 a 83)

    12. Evolução e cladística entre Brasil e Itália:
      Um panorama do ensino de evolução e do pensamento filogenético na escola básica do Brasil e da Itália: uma análise comparativa de currículos e livros didáticos (Páginas 102 a 109)
  • Biogeografia
    1. Borboletas da Mata da Câmara:
      Principais famílias e representantes

    2. Biodiversidade na Mata da Câmara:
      Dossiê "Biodiversidade da Mata da Câmara"

    3. Avifauna no campus São Roque:
      Levantamento da avifauna no entorno do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)

    4. Quilópodes do Brasil:
      Breve síntese da situação taxonômica dos quilópodes (Myriapoda, Arthropoda) e identificação dos gêneros do Brasil

    Voltar ao início desta seção


    Publicações da área de história da ciência e da tecnologia
  • História das Ciências e livros didáticos/manuais escolares
    1. História da Ciência em Portugal:
      História da Ciência no Ensino Secundário em Portugal: análise de manuais escolares (2011 a 2018) (Páginas 134 a 143)
      Se quiser acessar o DOI do capítulo, clique aqui

    2. História da Ciência e jogo didático:
      O desenvolvimento de um jogo didático de História da Ciência para os Ensinos Fundamental II e Médio: revisão bibliográfica e sugestão de aplicabilidade (artigo em PDF)
      O desenvolvimento de um jogo didático de História da Ciência para os Ensinos Fundamental II e Médio: revisão bibliográfica e sugestão de aplicabilidade (vídeo)

    3. Botânica no ensino médio:
      A Botânica no ensino médio: será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas?

    4. Livros didáticos e história da ciência em Portugal:
      History of science in secondary education in Portugal: analysis of textbooks (2011-2018) (Página 181)
      Texto completo : acesse este link
      History of Science in secondary education in Portugal: analysis of textbooks (2011-2018) (abstract, páginas 181 a 182)

    5. Desenhos científicos e o samba de coco:
      Desenhos científicos e o samba de coco: ensinando botânica através da história das ciências e da cultura popular (Páginas 256 a 276)
      Historical scientific drawings and the 'Samba de Coco': teaching botany through the history of science and popular culture (Página 94)

    6. História da Botânica no livro didático:
      A história da Botânica e o ensino de Botânica no livro didático de Biologia do Ensino Médio no Brasil: é possível propor novas abordagens?
  • História das Ciências e filmografia
    1. Filme O Jardineiro Fiel:
      Cine y Ciencia: O Jardineiro Fiel

    2. Filme Contato:
      Contact: the scientific woman in the movies (Páginas 80 a 92)
      Contato (1997): a imaginação e o conhecimento científico
  • História das Ciências e aspectos filosófico-epistemológicos
    1. Natureza da Ciência e Características da Ciência:
      Inclusão de elementos filosóficos e históricos no ensino de ciências: entre NOS (nature of science) e FOS (features of science) (Páginas 40 a 57)
      Politics, Economy, Society, Philosophy and Science: Historical Correlations in the 1800s

    2. Os modelos da origem da vida na Terra:
      Los modelos del origen de la vida en la Tierra (Entrevista: páginas 81 a 86)

    3. Reflexões sobre a consciência e o tempo:
      Reflexiones en torno a la conciencia y el tiempo (Entrevista: páginas 54 a 68)
  • Triaga brasílica
    1. Defesa de mestrado:
      Nota máxima na dissertação e na defesa

    2. Receita jesuítica do Colégio da Bahia do séc. XVIII:
      As plantas brasileiras, os jesuítas e os indígenas do Brasil: história e ciência na Triaga Brasílica (séc. XVII-XVIII)
      Indigenous People, Jesuits & the Green Pharmacopoeia in Brazilian Lands: The Secrets of Triaga Brasilica
      As plantas medicinais da Triaga Brasilica: considerações preliminares

    Voltar ao início desta seção
  • Clique aqui para voltar ao índice de assuntos



    O prof. Fernando é professor visitante, pesquisador e colaborador junto ao
    PECIM desde novembro de 2015, lotado no DEPRAC-FE Unicamp com a matrícula 309205.
    Clique aqui para acessar a declaração de tempo de colaboração no PECIM.

    Orienta estudantes de mestrado e doutorado, além de participar como professor no módulo "Ciclos biogeoquímicos" da disciplina EC-300 - Ciclos.
    Participa, também, do grupo Formar.
    Clique aqui para acessar fotografia dos orientandos (março de 2017).

    Destaque: Novas Normas da ABNT

    Clique nos ícones coloridos a seguir para ter acesso às orientações.

    Orientações de Mestrado

    Em andamento:

    1. Edivania Fernandes Belote:
      Educação Infantil e ensino de Ciências: explorar e investigar a queda dos corpos
    Concluídas:

    1. Marcela D'Ambrosio:
      Teaching evolution at Brazilian and Italian Basic School: a comparative analysis of textbooks

    2. Mateus de Fraga Rodarte:
      Potentialities of continuing education with the theme of phylogenetic systematics for teachers of science and biology

    3. Aline Tatiana Ribeiro Venerando:
      As árvores que nos cercam: o trabalho com botânica na educação infantil (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)

    4. Thailine Aparecida de Lima:
      História das Ciências no Ensino de Ciências: plantas medicinais das expedições ao Império português (Séculos XVIII-XIX) como subsídios à Formação de Professores (co-orientador)

    5. Josane Batalha Sobreira da Silva:
      Potencial de aprendizagem docente em uma plataforma virtual para professores (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)

    Interrompida:

    1. Bruna Graziela Stravatti:
      Micologia no ensino de Ciências: abordagens contextualizadas dos fungos em livros didáticos de Ensino Fundamental II

    Voltar ao início desta seção

    Orientações de Doutorado


    Concluídas:

    1. Erica Cristina Frau:
      Os Itinerários Formativos de Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza no Currículo Paulista – reflexões sobre o novo Ensino Médio

    Interrompidas:
    1. Ivy Judensnaider:
      O uso de filmes de ficção como recurso didático para a discussão dos desenvolvimentos históricos e metodológicos da Ciência: uma proposta para o aperfeiçoamento da formação de professores de Ciências da Natureza (co-orientação da Prof. Dr. Sílvia Fernanda Mendonça Figueirôa e do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)

    2. Felipe Jardim Sampaio:
      O uso de jogos digitais para ensino e aprendizagem de imunologia no ensino de ciências em alunos do ensino médio (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)
    Em andamento:
    1. Aline Tatiana Ribeiro Venerando:
      A cegueira botânica: possibilidades de trabalhos intencionais na educação infantil (co-orientação do Prof. Dr. Fernando Manuel Seixas Guimarães, Universidade do Minho - Braga, Portugal)

    Voltar ao início desta seção


    Clique aqui para voltar ao índice de assuntos